O mercado de tecnologia da informação é um dos que mais se destaca no Brasil e no mundo. E podemos ver isso com os enormes investimentos de grandes companhias em segurança digital, novos softwares, inovações e por aí vai.

Só pra constar, de acordo com pesquisa feita pela Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), o nosso país deve ter um crescimento de 14,3% em investimentos no setor — mesmo com a inflação e com todos os problemas econômicos! Ou seja, essa é uma área em crescimento e com grandes perspectivas.

Já pensou em começar na programação? Um profissional que investe nessa área pode começar ganhando uma média salarial de R$ 2.774,00 no primeiro emprego, o que pode aumentar conforme aumenta as suas especializações e ganha novos clientes.

Se ficou interessado e quer descobrir os primeiros passos para iniciar nessa área promissora do mercado de trabalho, continue a leitura! Você não vai se arrepender.

  1. Defina objetivos

    Para toda e qualquer área de conhecimento em que você queira começar a estudar e se aprofundar, é necessário, primeiro, definir um objetivo. Não precisa ser só “aprender tudo e ser o mais competente profissional da área”. Calma lá!

    Não que você não deva pensar nisso, mas é importante dividir essa grande meta em pequenos objetivos que precisam ser alcançados antes dela, porque senão você pode se perder. Alguns exemplos são: aprender uma linguagem específica, se especializar nela, conseguir trabalhos que o valorizem como profissional, entre outras.

    Toda pessoa que um dia se tornou uma referência em um assunto já passou por tombos e tropeços antes de chegar nesse patamar. Então desacelere e curta cada uma das etapas, sempre com objetivos a serem superados.

  2. Escolha uma linguagem para começar

    A escolha da linguagem é uma das questões mais importantes a se definir antes de começar a dar os primeiros passos na programação. Para isso, você deve estudar pelo menos o básico sobre cada uma das mais importantes para, em seguida, definir o seu foco.

    Saber um pouco sobre as principais linguagens de programação vai dar a você um bom panorama sobre o que o espera nessa caminhada, ajudando ainda mais nos estudos focados na que você escolher.

    O foco é essencial nesse momento, pois assim você se especializa em algo sem se atrapalhar com seus estudos em outra linguagem.

  3. Pratique sempre

    Já ouviu falar naquele ditado que diz que a pressa é inimiga da perfeição? Então, complementando, a prática é uma amiga muito próxima! Praticar é essencial para qualquer aprendiz.

    Ao exercitar seus conhecimentos, você se torna cada vez mais craque e capaz no que sabe. Sem preguiça, então, ok? Refaça projetos, procure erros e exercite tudo o que puder.

  4. Invista em projetos pessoais

    Essa é a parte mais legal! Para começar de vez na programação, é essencial investir em um ou mais projetos pessoais aplicando seus conhecimentos aprendidos. Para isso, é interessante voltar lá no primeiro tópico. Definindo este como um dos objetivos, você conseguirá ir mais longe.

    Um projeto pessoal nada mais é do que algo que demonstre seus conhecimentos aprendidos a partir de algo criado por você. Pode ser um portfólio, por exemplo. Ele, inclusive, te deixará mais próximo de encontrar um trabalho na área.

Começar a dar os primeiros passos na programação não é uma tarefa tão difícil. É preciso apenas de vontade e comprometimento para alcançar os objetivos e superar as dificuldades. Por isso, não desista.

Gostou deste texto? Então aproveite a sua visita e acesse o nosso artigo com os 7 principais erros de quem está começando a programar.