Nesse artigo mostraremos os sete erros que todo programador iniciante comete no início da carreira.

Se está começando agora como programador, não perca esse conteúdo para iniciar com o pé direito na carreira.

1º erro: Vergonha de pedir ajuda

É normal o programador iniciante ficar tímido ou até mesmo com vergonha de pedir ajuda quando não consegue avançar na codificação.

O ideal é sempre trocar ideia, seja com os companheiros de equipe ou com outros programadores que tenham mais experiência em fóruns de tecnologia, pois todos começam cheios de dúvidas.

É saudável essa troca: repare como programadores experientes sempre fazem esse network.

É claro que você deve ter o bom senso na hora de fazer esse tipo de pedido: não é toda hora e nem quando o primeiro problema aparecer. Pesquise, consulte a documentação, veja o código de referência, e aí sim consulte seus colegas. Afinal de contas, se você sempre interromper, a equipe deixa de produzir como um todo: eles param para te ajudar e você não aprende.

2º erro: se comparar com programadores mais experientes

O primeiro obstáculo é achar que programação não é para você e querer desistir. Comparar-se com alguém mais experiente não é nada bom quando se está no início da carreira. Lembre-se que ele já está há muito tempo na área da programação.

Sabemos que é normal do ser humano querer se comparar com as pessoas que admira e que quer alcançar, mas cada um é único. Se inspire, mas nunca se compare.

3º erro: Problemas com codificação

A seguir listamos alguns erros que o programador iniciante pode cometer e atrapalhar enquanto codifica:

  1. não saber definir nome de variáveis e funções - pode parecer óbvio, mas não é, pois muita gente acaba colocando o nome soma numa função que realiza um cálculo de salário. É necessário deixar claro o que significa aquela função ou aquela variável para quem vai olhar aquele código.
  2. formatar o código de uma forma confusa - trata-se da identação de código, que é uma organização muito importante, inclusive para linguagens como Python, que não funcionam sem isso. A identação permite visualizar melhor o escopo de uma função, de um bloco de código ou de uma estrutura de repetição.
  3. comentários excessivos no código - comentário ajuda, mas o excesso traz problemas. Por exemplo, comentar todas as linhas não é necessário e acaba atrapalhando até a própria legibilidade do código

Atente-se a esses três itens e refatore seu código. Aqui na plataforma temos alguns artigos que lhe ajudarão com a refatoração.

4º erro: publicar um código sem testar o suficiente

Inúmeros erros podem ser gerados por um código que não foi testado, por isso o teste é muito importante antes de você publicar e entregar qualquer coisa.

Quando implementamos um código, geralmente existem diversos cenários que podem ocorrer naquela rotina a ser implementada. O iniciante não testa esses diversos cenários e daí os erros passam.

Por exemplo, você tem um cadastro de usuário onde pessoas de qualquer país podem se cadastrar: para quem estiver no Brasil os campos nome, e-mail e CPF serão preenchidos, mas para estrangeiros CPF não será.

5º erro: achar que é preciso saber tudo sobre uma tecnologia ou o contrário

Não se desespere achando que precisa saber tudo sobre uma tecnologia, como gravar nome de funções e das variáveis. Até o programador mais experiente não sabe tudo sobre a tecnologia, até porque ela tem recursos demais.

Isso sem contar as tecnologias que estão sempre avançando e a cada versão tem novas funções e algumas deixam de existir.

Em contrapartida, aprender só o básico não quer dizer que aprendeu tudo. Você sempre tem que ter contato com a tecnologia que está estudando. Não se contente com pouco: consolide aquele conhecimento e depois continue estudando outras coisas.

6º erro: não fazer backup dos seus códigos e dos seus projetos

Nem precisa dizer que isso é um problema muito grande. Imagine perder um dia de trabalho! É muito comum, às vezes, acidentalmente sobrescrever algum arquivo, ter problemas com hardware, como o HD queimar.

Implemente uma rotina de backup no teu trabalho. Use o GitHub, que é uma ótima ferramenta para fazer isso.

7º erro: não procurar entender os termos que são utilizados na programação

A área de tecnologia é uma sopa de letrinhas. Vamos lá: webservice, front-end, REST, RESTful, Node, SQL, NoSQL, JSON e por aí vai. Temos nome de tecnologia, nome de metodologia de trabalho, padrão de arquitetura, padrão de projeto, enfim, temos várias coisas que um programador precisa entender.

É obvio que de primeira ninguém vai entender, é claro e natural. Mas viu um novo termo, procure saber sobre ele, entender para que serve, onde é aplicado. Até para você não falar nenhuma besteira com os teus amigos e passar vergonha.