Quick Tips: Controlando projetos ágeis com Sprintometer Parte - 9

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Nesta quick tip veremos como acompanhar e identificar a velocidade da equipe no sprintometer.

Quick Tips: Controlando projetos ágeis com Sprintometer Parte - 9

 

Nesta quick tip veremos como acompanhar e identificar a velocidade da equipe no sprintometer.


Em qualquer projeto de software, a medida que o projeto vai evoluindo, os prazos vão ficando mais precisos, isso porque a medida que o tempo passa, vamos conhecendo melhor a equipe, conhecendo melhor os problemas, e também conhecendo a capacidade de produção da equipe para solução de problemas e desenvolvimento de novas rotinas. É baseado nessa capacidade de produção, que chamamos de velocidade, que definimos o escopo dos próximos sprints, que avaliamos se conseguiremos entregar o que foi proposto no prazo, e isso nos permite tomar decisões durante o sprint, como por exemplo negociar a entrega de algum recurso menos prioritário, inserindo ele no backlog do próximo sprint

 

O Sprintometer nos fornece um gráfico para identificarmos diária a velocidade da equipe. Para acessarmos o mesmo, basta irmos no sprint, e abrir a aba “Track Chart”.




Neste gráfico, a linha verde indica a velocidade da equipe.

Ao somarmos a velocidade de todos os dias e dividirmos pela quantidade de dias, encontramos a velocidade média da equipe. Com isso, podemos verificar quanto de escopo ainda falra para ser concluído e avaliar o quanto estamos próximos ou distantes de entregar o escopo prometido no prazo acordado.


No gráfico BurnDown que é gerado pelo sprintometer, já é realizada esta previsão, nos indicando qual a previsão de término do escopo, baseando-se nessa velocidade média da equipe.


É interessante ressaltar também que este indicador pode nos dizer quando houve algum problema, por exemplo, se temos uma média de conclusão 20 pontos por dia durante 6 dias do sprint e no sétimo dia fazemos apenas 13, indica que alguma coisa fora do planejado ocorreu, talvez uma mudança inesperada, algum ausência na equipe etc... É importante realizarmos o cruzamento dessas informações pois assim não perdemos o controle do andamento do projeto, pois sabemos que a equipe tem uma produção média de X porém em determinado do projeto aconteceu uma fato Y que impactou no desempenho da equipe.


É isso aí pessoal, vou ficando por aqui.

Fiquem a vontade para criticar, tirar dúvidas e sugerir novos temas.
Abraço.

Ricardo Coelho

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?