Revista SQL Magazine Edição 78 - Dia a Dia do DBA

Nesta edição:

  • Bancos de Dados Orientados a Objetos

    Uma visão geral de Bancos de Dados Orientados a Objetos (BDOOs), e um exemplo de integração em aplicações Java através da implementação de um mesmo diagrama de classes em duas ferramentas (db4o e ObjectDB). Exploramos ainda as APIs e utilitários que elas fornecem para manipulação de objetos.

  • Modelando um Portal de Vendas para WEB no Oracle 10g

    O artigo descreve a implementação de um portal de vendas para web em uma base de dados Oracle. Especificamente, nesta segunda parte veremos como implementar stored procedures, stored functions, views e packages em um banco de dados Oracle.

  • Desvendando o Automatic Storage Management – Parte 3

    De que se trata o artigo? Este artigo trata da definição de conceitos e utilização do ASM – Automatic Storage Management, ferramenta da Oracle para gerenciamento do armazenamento de dados.

  • Resolvendo incêndios do dia a dia de um DBA

    Apresentar uma discussão a respeito das atitudes técnicas e operacionais que podem ser tomadas quando um problema inesperado no banco de dados surge durante o dia a dia de uma empresa.

  • Criando uma Aplicação Web com PostgreSQL e MySQL usando PDO

    A idéia do artigo é apresentar o uso da extensão PDO (PHP Data Objects), mostrando a criação de uma aplicação na prática. O artigo está dividido em duas partes. Nesta primeira parte apresentaremos o projeto e construção do banco de dados do estudo de caso que será construído utilizando PDO.

  • Paginação com grande quantidade de dados no SQL Server

    Este artigo aborda boas práticas para a criação de paginação de dados utilizando o SQL Server como SGBD. Através de um cenário que possui um típico problema com quantidade de dados e uma regra de negócios simples, porém fraca, somos obrigados a reescrever os objetos do banco para ganhar produtividade.

  • Melhore o desempenho de seu banco com o Tuning Advisor

    Este artigo aborda a utilização da ferramenta Database Engine Tuning Advisor para nos proporcionar recomendações na manutenção de objetos ou querys no SQL Server. Em um cenário de uma empresa em crescimento, um estagiário tem dúvidas por onde começar uma análise para ver se o erro está na base de dados da empresa, e a ferramenta em questão será utilizada para auxiliá-lo.

  • Introdução à Arquitetura de Software (EXCLUSIVO PARA DIGITAL)

    Este artigo apresenta os fundamentos da arquitetura de software. São descritos a importância e o papel da arquitetura de software no processo de desenvolvimento.