SQL Server Reporting Services 2016: conheça as novidades

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Este artigo apresenta as inúmeras novidades em funcionalidades de análise de dados e melhorias de funções já existentes no SQL Server Reporting Services 2016.

Fique por dentro
Este artigo tem por objetivo apresentar as inúmeras novidades em funcionalidades de análise de dados e melhorias de funções já existentes no SQL Server Reporting Services 2016. A ferramenta de relatórios SQL Server Reporting Services 2016 recebeu uma quantidade de melhorias nunca antes vista no seu roadmap, partindo da remodelagem do Portal Web usado para consumo de relatórios, até a integração das funcionalidades de Business Intelligence para visualização de dados em dispositivos móveis através da aquisição da Datazen, uma empresa líder no segmento de Business Intelligence móvel e visualização de dados. Serão apresentados conceitos, etapas e resultados de implantação de projetos de relatórios corporativos, Business Intelligence e de análise de dados através de dispositivos móveis usando o SSRS 2016.

O SQL Server Reporting Services (SSRS) é um produto que compõem a plataforma de dados SQL Server desenvolvida pela Microsoft. A plataforma é composta uma série de produtos, dentre eles o SQL Server Database Engine que é SGBD, o SQL Server Analysis Services (SSAS) responsável por Cubos Analíticos (OLAP) tabulares e multidimensionais, o SQL Server Integration Services (SSIS) que é útil na extração, transformação e carga de dados (ETL), entre outras ferramentas como limpeza de dados, PolyBase Database, Database Analytics utilizando linguagem R e Master Data Services. Um dos benefícios de utilizar o SSRS é a forma de licenciamento do produto, que é adquirido em conjunto com a plataforma completa do SQL Server, não gerando custos adicionais.

A plataforma de Business Intelligence da Microsoft tem recebido inúmeras funcionalidades nos últimos anos, o que a transformou em uma solução fim a fim na área de BI. As mudanças no Reporting Services são uma peça chave para essa transformação. Uma melhor experiência para os usuários, melhor definição de funcionalidades e integrações entre soluções garantem a ela uma posição de líder no segmento. Enquanto outras soluções apresentam somente ferramentas convencionais de relatórios, o SQL Server Reporting Services em conjunto com o Power BI, Sharepoint, disponibiliza integração de inúmeras funcionalidades e entrega aos usuários uma solução intuitiva, produtiva e de baixo custo. O Reporting Services 2016 está incluso dentro desse Roadmap da solução de BI, sendo uma peça chave na solução, pois faz parte do conceito de colaboração através de relatórios com acesso a eles de maneira híbrida, possibilitando acessá-los em servidores locais e em nuvem armazenados também no Power BI, tornando a experiência de acesso simples e transparente independentemente da plataforma que foi desenvolvido o relatório e também independentemente de onde ele esteja armazenado.

As novidades não envolvem somente mudanças nas funcionalidades da ferramenta, mas também uma considerável evolução no conceito de como o produto se posiciona como solução diante das atuais necessidades de usuários corporativos. O Reporting Services deixa de ser somente uma ferramenta de relatórios baseado em processamento na web para compor uma solução completa de relatórios corporativos gerenciais e analíticos.

O conceito de relatórios paginados é largamente conhecido e empregado através da apresentação de relatórios baseados na web ou embarcado em aplicativos desktops. Essa é uma solução poderosa pois possibilita a aplicação de lógicas complexas que permitem expressar inúmeras regras de negócio. Esse padrão de relatórios é frequentemente utilizado para impressão, acesso online e também através de e-mail. Como os relatórios paginados fazem parte de um modelo clássico no segmento de relatórios corporativos, o Reporting Service é utilizado em larga escala em corporações.

Agora um novo conceito de relatórios mobile foi integrado à ferramenta, que disponibiliza uma abrangente solução de análise de dados e acesso através de dispositivos móveis. Esse passo foi dado através da aquisição do produto Datazen, um sistema líder na indústria de business Intelligence mobile e visualização em dispositivos móveis.

Uma das integrações que torna o consumo dos painéis e relatórios intuitivo é a possibilidade do acesso a relatórios mobile do Reporting Services dentro do aplicativo mobile de relatórios “Power BI”. Essa integração garante acesso a painéis do Reporting Services e também a relatórios do próprio Power BI dentro do mesmo aplicativo. O aplicativo está disponível para os tipos de dispositivos móveis Windows Phone, IOS e Android e garante ao usuário a mesma experiência independentemente da plataforma.

A partir de agora iremos apresentar os conceitos do Web Portal, em seguida as novidades dos relatórios paginados, e então serão apresentados os passos para desenvolvimento, conceitos, funcionalidades e o resultado da implantação dos relatórios mobile e o seu consumo nos dispositivos móveis.

Web Portal

A ferramenta utilizada para consumo web de relatór" [...]

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?