Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Artigo no estilo Curso Online
Trabalhando com funções de agregação em SQL – Parte 1
Armazenar informações em sistemas de gerenciamento de banco de dados já, há muito tempo, passou a ser parte integrante de todas as empresas. Mas a maneira com a qual as empresas utilizam estes dados armazenados é que passa a ser um diferencial competitivo em um mercado capitalista.

Para conseguir o benefício de utilizar os dados armazenados de maneira inteligente, a SQL oferece uma gama de funções que permitem a geração de relatórios com dados consolidados ou sumarizados e também a extração de dados estatísticos com base nas informações armazenadas.

Neste primeiro artigo desta série serão abordadas algumas funções de agregação presentes na SQL para a extração do tipo de informação que citei acima. A correta utilização destas funções, além de auxiliar em uma tomada de decisão mais acertada, permite a manutenção de um bom desempenho do SGBDR.


Em que situação o tema é útil
Em diversos momentos no ciclo de vida de um banco de dados pode ser necessário extrair dados de forma a criar relatórios com informações sumarizadas ou com dados estatísticos para auxiliar na tomada de decisão de negócios. Para este tipo de consultas é que o tema deste artigo se mostra de grande utilidade.

Sabemos que o banco de dados foi feito para armazenar dados, até aí nenhuma novidade. Mas a questão chave não é o fato de poder armazenar dados, mas sim o que fazer com estes dados armazenados para que a empresa possa tirar proveito destas informações. É aí que as funções de agregação entram e ajudam muito.

As funções de agregação são funções da SQL que executam uma operação aritmética dos valores em uma coluna especificada ou campo em todos os registros no banco de dados, tais como o cálculo da soma ou da média ou simplesmente contar o número de registros que satisfazem determinados critérios.

Neste artigo apresentarei algumas destas funções de agregação que podem ser muito úteis no momento de buscar aquela determinada informação importante que o gerente pediu.

As funções de agregação retornam um único valor com base em um conjunto de outros valores. Se for utilizado, entre outras expressões na lista de itens de uma instrução SELECT, o SELECT deve ter uma cláusula GROUP BY ou HAVING.

As cláusulas GROUP BY ou HAVING não são necessárias se a função de agregação é o único valor recuperado pela instrução SELECT.

As funções de agregação suportadas pelo padrão SQL ANSI são:

· AVG(expressão): calcula o valor médio de uma dada coluna ou expressão;

· CORR(dependente, independente): calcula um coeficiente de correlação;

· COUNT(expressão): conta os registros definidos pela expressão;

· COUNT(*): conta todos os registros de uma determinada tabela ou visão;

· COVAR_POP(dependente, independente): calcula covariância da população;

· COVAR_SAMP(dependente, independente): calcula amostra de covariância;

· CUME_DIST(lista_de_valores) WITHIN GROUP (ORDER BY lista_de_ordenação): calcula a posição relativa de um registro hipotético dentro de um grupo de registros em que a classificação é igual ao número de registros inferior a ou igual ao do registro hipotético dividido pelo número de registros no grupo;

· DENSE_RANK(lista_de_valores) WITHIN GROUP (ORDER BY lista_de_ordenação): gera um ranqueamento (registros sem ranqueamento são ignorados) para um registro hipotético (lista_de_valores) em um grupo de registro gerado pelo GROUP BY;

· MIN(expressão): encontra o valor mínimo em uma coluna ou expressão;

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo