Uma Maneira Fácil de Visualizar Variáveis de Sessão

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Nesse artigo, vou exemplificar uma maneira simples de exibir todas as variáveis declaradas em sessão e seus respectivos valores.

 

Olá pessoal, dessa vez vou falar sobre as variáveis de sessão do asp.net. Por ser um tema muito complexo, não vou ir muito a fundo. Vou apenas exemplificar uma maneira de exibir todas as variáveis declaradas em sessão e seus respectivos valores.

 

Como sabemos a melhor e mais segura maneira de transferir informação entre diferentes forms no asp.net é utilizando variáveis de Sessão. Nas variáveis de Sessão podemos armazenas qualquer tipo de objeto, desde robustos DataSets até simples integers e/ou Strings.

 

 

O único problema dessas variáveis é que conforme vamos criando novas variáveis, nossa aplicação vai ficando mais lenta e exigindo mais recursos do servidor. Então é aconselhado ir removendo as variáveis conforme não precisarmos mais delas.

 

 

Pelo fato do Intelissense do Visual Studio não identificar as variáveis de sessão que declaramos, as vezes esquecemos de remover determinada variável, isso pode acabar gerando sérios problemas de performance, e até gerando erros de execução na nossa aplicação.

 

Para isso vamos criar uma rotina que irá varrer a coleção de variáveis de Sessão e nos exibir o nome de cada uma, e o valor/tipo de cada variável de sessão declarada na nossa aplicação.

 
Para isso adicione um novo formulário aspx no seu projeto chamado ver_session.aspx,

no Evento Load da nossa página, acrescente o seguinte código:

 

 

Pronto, agora conforme formos rodando nossa aplicação, podemos abrir uma nova aba/janela do browser e acessar diretamente pela url a página ver_session.aspx, da nossa aplicação. Nela temos o nome e o valor de cada Variável de Sessão!

 

Obs: Não se esqueça de excluir esse arquivo quando for publicar sua aplicação, pois ele pode comprometer a segurança da mesma.

 

Abraços e Até a próxima

William Ferreira dos Santos

williamsantos@miradesign.com.br

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?