Usabilidade de Software

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Este artigo discute a importância da IHC e usabilidade no processo de desenvolvimento de sistemas de software.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 5 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Projeto

Usabilidade de Software

A Importância da Usabilidade no Desenvolvimento de Sistemas Interativos

 

De que se trata o artigo:

Usabilidade e Interação Humano-Computador (IHC) nos sistemas de software. Este artigo discute a importância da IHC e usabilidade no processo de desenvolvimento de sistemas de software

Para que serve:

Identificar atributos da usabilidade e aspectos da interação humano-computador que podem influenciar a facilidade de uso e aprendizagem de uma aplicação, os quais são determinantes para elevar o desempenho na realização de tarefas e grau de satisfação de usuários.

Em que situação o tema é útil:

Essencial no processo de desenvolvimento de sistemas interativos, onde objetiva-se desenvolver software que torne produtiva e satisfatória a realização de tarefas pelos usuários.

Um sistema de software, assim como qualquer outro produto, precisa ser simples, fácil de usar e deve otimizar o tempo de seu usuário de modo que ele(a) possa realizar uma tarefa de maneira eficiente e com satisfação. Um sistema de software ou produto com essas características tem usabilidade, um atributo de qualidade perceptível aos usuários e determinante no sucesso de um produto. O desenvolvimento de sistemas de software coloca a usabilidade como um dos atributos de qualidade que norteia o processo de construção do sistema, tópico discutido neste artigo.

Usabilidade

Hoje em dia, interagir com sistemas de software não é mais privilégio de profissionais de computação e tornou-se uma necessidade comum a toda população. Os projetistas e desenvolvedores de sistemas de software e, notadamente, dos sistemas interativos (i.e. sistemas caracterizados pela interação entre o sistema e o ser humano) têm sido colocados em posição de destaque, pois eles são os responsáveis pelo desenvolvimento desses produtos. Entretanto, é imperativo que eles (projetistas e desenvolvedores) possam desempenhar bem seu papel, especificamente, no projeto de sistemas de software interativos, onde há interação entre ser humano e computador e têm como propriedade essencial prover suporte à atividade humana. Tal sistema habilita o ser humano a realizar suas tarefas mais rapidamente, com menos erros, com aprendizado menor, com qualidade resultante e satisfação maiores. Isto, contudo, depende da usabilidade do sistema.

Usabilidade é uma palavra que tem feito cada vez mais parte do vocabulário dos projetistas de sistemas de software. A usabilidade é um conceito chave no campo da Interação Humano-Computador (IHC), sendo um atributo de qualidade de sistemas que são fáceis de usar e de aprender. Em outras palavras, diz quão intuitiva é a interface gráfica de usuário ou, simplesmente, interface de usuário. Trata-se, portanto, de uma característica pela qual o usuário expressa seu interesse ou não em utilizar um sistema. Na grande maioria dos casos, os usuários preferem um sistema de fácil uso, mesmo com funcionalidades mais simples, a um sistema recheado de funcionalidades, porém de manipulação complexa e não intuitiva.

É importante também observar que a usabilidade é determinante no sucesso ou insucesso de qualquer produto. Portanto, o usuário sempre tem a última palavra ao expressar sua satisfação ou não no uso de um sistema ou produto. Perceba que produtos com usabilidade, resultante de interface (de usuário) bem projetada, permitem:

·         Maior grau de eficiência quando os usuários realizam suas tarefas;

·         Custos reduzidos de apoio ao usuário, tais como treinamento, ou atendimento ao usuário;

·         A inserção de sistemas ou produtos mais naturalmente no ambiente de trabalho do usuário, facilitando a utilização do produto na realização de suas tarefas.

 

A usabilidade é uma característica da qualidade resultante do projeto de interface com o usuário, o qual compreende parte das atividades do processo de desenvolvimento de um sistema de software, discutido a seguir.

Desenvolvimento de Sistemas Interativos

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?