Artigo da SQL Magazine 26 - IBExpert

Artigo publicado na Revista SQL Magazine - Edição 26.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

IBExpert

Parte II – Dicas avançadas

Luciano Pimenta

Vimos no artigo anterior as principais funcionalidades do IBExpert. Neste artigo mostrarei algumas características/funcionalidades avançadas da ferramenta. Para isto, utilizaremos a versão completa do IBExpert, que até o fechamento dessa edição era a versão 2005.09.22 (ver Nota 1).

 

Nota 1. Download

A versão completa possui limite de 45 dias e pode ser baixada no endereço www.ibexpert.com/download.

Documentação

O IBExpert possui uma ótima documentação. Para acessá-la você deve estar conectado à internet e pressionar a tecla F1 no IBExpert. Feito isto, você será encaminhando ao site com a documentação da ferramenta.

Outra maneira é acessar o endereço www.ibexpert.info/documentation para navegar nas páginas. Também podemos baixar os arquivos HTML para a máquina e realizar a navegação nos mesmos através do link www.ibexpert.info/documentation/documentation.zip.

Depurando stored procedures

Com o IBExpert, você pode “depurar” uma stored procedure: alterando parâmetros de entrada, verificando os valores de saída, visualizar o valor atual de uma variável (basta parar o mouse sobre a variável que um hint será mostrado com o valor) e utilizar breakpoint.

Para depurar uma stored procedure, primeiramente abra o editor da stored procedure e clique no botão depura procedimento (  ) na barra de ferramentas do editor. Será aberta a janela Stored Procedure Debug, onde você pode usar todas as funcionalidades citadas anteriormente (Figura 1).

 

Figura 1. Editor para depuração de uma stored procedure.

Plugins

Podemos adicionar plugins à ferramenta para compensar a inexistência de alguma funcionalidade como migração de dados entre dois bancos. No site do IBExpert, por exemplo, encontramos o plugin IBComparer (Figura 2" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados