P>

capaSQL26.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

IBExpert

Parte II – Dicas avançadas

Luciano Pimenta

Vimos no artigo anterior as principais funcionalidades do IBExpert. Neste artigo mostrarei algumas características/funcionalidades avançadas da ferramenta. Para isto, utilizaremos a versão completa do IBExpert, que até o fechamento dessa edição era a versão 2005.09.22 (ver Nota 1).

 

Nota 1. Download

A versão completa possui limite de 45 dias e pode ser baixada no endereço www.ibexpert.com/download.

Documentação

O IBExpert possui uma ótima documentação. Para acessá-la você deve estar conectado à internet e pressionar a tecla F1 no IBExpert. Feito isto, você será encaminhando ao site com a documentação da ferramenta.

Outra maneira é acessar o endereço www.ibexpert.info/documentation para navegar nas páginas. Também podemos baixar os arquivos HTML para a máquina e realizar a navegação nos mesmos através do link www.ibexpert.info/documentation/documentation.zip.

Depurando stored procedures

Com o IBExpert, você pode “depurar” uma stored procedure: alterando parâmetros de entrada, verificando os valores de saída, visualizar o valor atual de uma variável (basta parar o mouse sobre a variável que um hint será mostrado com o valor) e utilizar breakpoint.

Para depurar uma stored procedure, primeiramente abra o editor da stored procedure e clique no botão depura procedimento ( image002.jpg ) na barra de ferramentas do editor. Será aberta a janela Stored Procedure Debug, onde você pode usar todas as funcionalidades citadas anteriormente (Figura 1).

 

image004.jpg

Figura 1. Editor para depuração de uma stored procedure.

Plugins

Podemos adicionar plugins à ferramenta para compensar a inexistência de alguma funcionalidade como migração de dados entre dois bancos. No site do IBExpert, por exemplo, encontramos o plugin IBComparer (Figura 2) para comparação de banco de dados (ver Nota 2) e o IBLogManager para controlar os logs de alterações no banco de dados, permitindo que você tenha um “histórico” de tudo que acontece com seus dados.

 

Nota 2. Comparação de banco de dados

O plugin IBComparer permite que façamos a comparação de dois banco de dados, indicando a diferença de objetos entre os bancos.

 

Este artigo é exclusivo para assinantes. Descubra as vantagens
  • 473 Cursos
  • 10K Artigos
  • 100 DevCasts
  • 30 Projetos
  • 80 Guias
Tenha acesso completo