Artigo .net Magazine 60 - Usando MasterPages

Neste artigo veremos como utilizar de maneira efetiva este poderoso recurso do ASP.NET (MasterPages), bem como criar exemplos práticos.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

Web – Easy .net

Usando MasterPages

Como criar um site com a aparência padronizada

 

Quando estamos desenvolvendo sites ou aplicações Web, geralmente temos necessidade de manter consistente a aparência de todas as páginas e oferecer um mínimo de facilidade de navegação com links consistentes e também um mapa de onde se está no ambiente para localizar de maneira rápida o que se deseja e como se chegou até a página atual.

Pode-se fazer isto usando os recursos do HTML como os links, ou, ainda, trabalhar-se como os FRAMES a custa de um pouco de código. Para manter a aparência, podemos usar o CSS e as folhas de estilo e também o JavaScript. Todos estes recursos são válidos e ainda muito usados.

As MasterPages preenchem uma lacuna quando queremos fazer um site rapidamente e manter sua aparência e navegabilidade consistente. Como será demonstrado, tudo isto será feito com pouco código e muita produtividade. Neste artigo veremos como utilizar de maneira efetiva este poderoso recurso do ASP.NET, bem como criar exemplos práticos.

Você normalmente usará Master Pages quando necessitar manter uma parte de sua página consistente e comum a todas as páginas do projeto, como um header, por exemplo, ou um sistema de navegação. Controles como Menu podem ser colocados em uma Master Page e ficar disponível a todas as páginas da aplicação.

Além disso Master Pages podem garantir um visual comum a todo o Web site, já que concentram todo o look and feel principal das páginas, que se torna comum a todo o sistema de navegação. Centraliza a aparência comum e pode ser facilmente configurado, tanto pelo desenvolvedor quanto em tempo de execução pelo próprio usuário (com codificação especial para isso).

Master Pages surgiram no ASP.NET 2.0 e sem dúvida vieram a suprir uma grande lacuna quanto ao quesito “herança visual” em páginas ASP.NET. O reaproveitamento de certas partes da página já era praticado anteriormente no ASP clássico, com uso do include. No ASP.NET 1.x, tivemos a inclusão de User Controls. Agora, com Master Pages, esse processo ficou muito mais simplificado, já que mesmo em tempo de projeto podemos visualizar a página final. Não é uma herança real da OO, mas algo muito próximo a isso.

Nos bastidores, o processo de geração da página final HTML pelo ASP.NET é algo bastante  simples. O conteúdo da Master Page é simplesmente mesclado com o conteúdo da página que a usa, formando um único documento.

Sem dúvida, o uso de Master Pages se tornou algo quase que obrigatório em Web Sites ASP.NET 2.0 e superiores. Mantém um visual padronizado, fácil de manter, que pode ser alterado a qualquer momento e afetando imediatamente o visual de todo o Web Site. Um recurso já esperado e amplamente solicitado pela comunidade de desenvolvedores. Veremos neste artigo prático como usar o recurso em aplicações ASP.NET. Você verá que, apesar de poderoso, a utilização de Master Pages, graças ao Visual Studio, é algo extremamente simples de ser feito.

 

Criando um projeto

Nosso projeto terá as páginas listadas a seguir, sendo que somente iremos criar o modelo básico sem nos preocuparmos com sua funcionalidade ou conteúdo. Entre chaves estou colocando os nomes dos arquivos que serão criados.

·Pagina principal do site [default.aspx];

·Página de perfil do aluno [perfil.aspx];

·Cursos disponíveis [cursos.aspx];

·Área do aluno [aluno.aspx];

·Treinamento [treino.aspx];

·Provas [prova.aspx];

·Relatório de progresso [relat.aspx];

·Administração [admin.aspx];

·Senhas [senha.aspx];

·Lista de usuários [listausu.aspx].

 

Crie o projeto usando o Visual Studio 2005 ou 2008. Clique no menu New Project, escolha a linguagem Visual C# no campo Project Types e em Templates escolha ASP.NET Web Application. Digite um nome para sua aplicação e clique no botão OK. Para ver detalhes observe a Figura 1.

 

Figura 1. Criando o novo projeto Web

 

Uma página padrão é criada (default.aspx). Não iremos trabalhar com esta página por enquanto, então, feche-a clicando na guia com o botão direito do mouse e escolhendo Close. A seguir vamos criar a página que servirá de modelo para as outras, ou seja, a Master Page propriamente dita. Esta irá “aninhar” todas as outras em seu interior e deverá conter entre outras coisas os principais elementos de navegação como cabeçalhos, rodapés, área destinada aos conteúdos, imagens comuns a todas as páginas e se for o caso, um mapa do site." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados