Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

ZE: 10pt; FONT-FAMILY: Verdana">Você normalmente usará Master Pages quando necessitar manter uma parte de sua página consistente e comum a todas as páginas do projeto, como um header, por exemplo, ou um sistema de navegação. Controles como Menu podem ser colocados em uma Master Page e ficar disponível a todas as páginas da aplicação.

Além disso Master Pages podem garantir um visual comum a todo o Web site, já que concentram todo o look and feel principal das páginas, que se torna comum a todo o sistema de navegação. Centraliza a aparência comum e pode ser facilmente configurado, tanto pelo desenvolvedor quanto em tempo de execução pelo próprio usuário (com codificação especial para isso).

Master Pages surgiram no ASP.NET 2.0 e sem dúvida vieram a suprir uma grande lacuna quanto ao quesito “herança visual” em páginas ASP.NET. O reaproveitamento de certas partes da página já era praticado anteriormente no ASP clássico, com uso do include. No ASP.NET 1.x, tivemos a inclusão de User Controls. Agora, com Master Pages, esse processo ficou muito mais simplificado, já que mesmo em tempo de projeto podemos visualizar a página final. Não é uma herança real da OO, mas algo muito próximo a isso.

Nos bastidores, o processo de geração da página final HTML pelo ASP.NET é algo bastante  simples. O conteúdo da Master Page é simplesmente mesclado com o conteúdo da página que a usa, formando um único documento.

Sem dúvida, o uso de Master Pages se tornou algo quase que obrigatório em Web Sites ASP.NET 2.0 e superiores. Mantém um visual padronizado, fácil de manter, que pode ser alterado a qualquer momento e afetando imediatamente o visual de todo o Web Site. Um recurso já esperado e amplamente solicitado pela comunidade de desenvolvedores. Veremos neste artigo prático como usar o recurso em aplicações ASP.NET. Você verá que, apesar de poderoso, a utilização de Master Pages, graças ao Visual Studio, é algo extremamente simples de ser feito.

 

Criando um projeto

Nosso projeto terá as páginas listadas a seguir, sendo que somente iremos criar o modelo básico sem nos preocuparmos com sua funcionalidade ou conteúdo. Entre chaves estou colocando os nomes dos arquivos que serão criados.

·             Pagina principal do site [default.aspx];

·             Página de perfil do aluno [perfil.aspx];

·             Cursos disponíveis [cursos.aspx];

·             Área do aluno [aluno.aspx];

·             Treinamento [treino.aspx];

·             Provas [prova.aspx];

·             Relatório de progresso [relat.aspx];

·             Administração [admin.aspx];

·             Senhas [senha.aspx];

·             Lista de usuários [listausu.aspx].

 

Crie o projeto usando o Visual Studio 2005 ou 2008. Clique no menu New Project, escolha a linguagem Visual C# no campo Project Types e em Templates escolha ASP.NET Web Application. Digite um nome para sua aplicação e clique no botão OK. Para ver detalhes observe a Figura 1.

 

Figura 1. Criando o novo projeto Web

 

Uma página padrão é criada (default.aspx). Não iremos trabalhar com esta página por enquanto, então, feche-a clicando na guia com o botão direito do mouse e escolhendo Close. A seguir vamos criar a página que servirá de modelo para as outras, ou seja, a Master Page propriamente dita. Esta irá “aninhar” todas as outras em seu interior e deverá conter entre outras coisas os principais elementos de navegação como cabeçalhos, rodapés, área destinada aos conteúdos, imagens comuns a todas as páginas e se for o caso, um mapa do site.

Em Solution Explorer clique no ícone correspondente ao projeto com o botão direito do mouse e escolha Add New Item (Figura 2).

 

Figura 2. Acessando o Solution Explorer e criando novo item

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo