Artigo SQL Magazine 22 - Backups com SQL Server 2000 Parte II

Artigo da Revista SQL Magazine - Edição 22.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Backups com SQL Server 2000 Parte II

Executando backups

 

Paulo Ribeiro

Leitura Obrigatória: SQL Magazine 20, Utilizando Filegroups para Ganho de Performance e Gerenciamento de Espaço.

Leitura Obrigatória: SQL Magazine 21, SQL Server Backups Parte I: Modelos de Recovery.

Nos dias de hoje muito tem se falado sobre sistemas redundantes, espelhamento, storages, cluster, RAIDs,  e por aí afora. O foco principal de toda essa discussão se resume no seguinte: em quanto tempo você consegue retornar à operação em caso de falha no servidor de banco de dados? Existem inúmeras soluções de software e hardware, algumas baratas e outras muito, mas muito caras. Soluções de software normalmente são mais baratas do que suas equivalentes em hardware. Outra característica desses sistemas é que o custo da solução é inversamente proporcional ao tempo necessário para recuperar seus dados: se você quiser recuperação instantânea com certeza irá pagar “mais caro” que uma solução que deixe sua empresa parada por algumas horas.

Independente de tecnologia, sistemas estão sujeitos a falhas. Um crash de disco, um drop “acidental” de uma pequena sobrecarga de energia, etc. Tudo isso pode acontecer com você, acredite. Incêndio no CPD é pouco provável? Pois é,  mas acredite: pode acontecer com você.

Casos a parte, vamos a uma questão:

- Você verificou seu backup hoje?

Atente para um detalhe: não estou perguntando se você fez backup, mas sim se você conferiu a execução do backup. Efetuar o backup é a regra número 1, conferir se a rotina foi executada é a regra número 2, testar o backup é a terceira e última regra. Qualquer violação nesses procedimentos pode acarretar em perda de dados e, em último caso, do seu emprego.

Bem, o objetivo dessa matéria será fornecer ao leitor o conhecimento necessário para efetuar backups com o SQL Server 2000. Serão discutidos todos os tipos de backup e sua implementação. Essa matéria possui dois pré-requisitos: entendimento dos modelos de recovery (edição número 21 “SQL Server Backups Parte I: Modelos de Recovery”) e utilização de filegroups (edição número 20 “Utilizando Filegroups para Ganho de Performance e Gerenciamento de Espaço”).

Boa leitura!

Porque fazer backups?

A resposta a essa pergunta parece um tanto óbvia, mas vamos lá:

·Para manter o seu emprego;

·Para manter o emprego do seu chefe;

·Para manter o emprego do chefe do seu chefe;

·Para manter a empresa funcionando, propiciando um rápido retorno à operação após falhas;

·Porque está na lei.

 

Brincadeiras à parte, a lei exige a manutenção de diversos registros por vários anos. Por outro lado, a empresa não pode “fechar”, ou “parar temporariamente suas atividades” se o servidor de produção entrar em colapso. Já que existem aspectos legais e funcionais que explicam porque necessitamos de backups, vamos ao próximo tópico.

Tipos de backup existentes no SQL Server 2000

O procedimento de backup de um database é, em parte,  semelhante a um processo de cópia de arquivos. A diferença é que no backup de um database não serão copiados os arquivos .MDF ou .LDF (ver Nota 1) -  será gerado um arquivo em um formato especial contendo os schemas e dados dos objetos presentes no database." [...] continue lendo...

Artigos relacionados