artigo SQL Magazine 7 - SQL Server: Turbine suas queries com indexed views

Artigo da Revista SQL Magazine -Edição 7.

O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de indexed views do SQL Server e mostrar como implementar e utilizar esse tipo de view para otimizar consultas.

Conceito de view

As views são conhecidas também como “tabelas virtuais”, já que apresentam uma alternativa para o uso de tabelas no acesso a dados. Uma view nada mais é que um comando SELECT encapsulado em um objeto. A sintaxe para a criação de uma view é a apresentada na Listagem 1.

CREATE VIEW nome_da_visão [(nome_da_coluna) [ , nome_da_coluna] ...) ] AS subconsulta;

Veja um exemplo de criação e uso de view na Listagem 1.

Use NorthWind go create view vi_vendas_mes As Select ano = datepart(yyyy,OrderDate), mes = datepart(mm,OrderDate), qtde_total = sum(Quantity) from Orders o inner join [Order Details] od on o.OrderId = od.OrderId group by datepart(yyyy,o.OrderDate), datepart(mm,o.OrderDate) go select * from vi_vendas_mês go ano mes qtde_total contador ----------- ----------- ----------- -------------------- 1996 7 1462 59 1996 8 1322 69 1996 9 1124 57 1996 10 1738 73 1996 11 1735 66
Listagem 1. Criação e utilização de views

Dentre as vantagens da utilização de views, podemos citar :

Indexed views na prática

As views encapsulam comandos SELECT, o que significa que, sempre que elas são acionadas, os comandos SELECT associados a elas são executados. As views não criam repositórios para os para dados que retornam (como faz a tabela). Ora, que bom seria se pudéssemos “materializar” em uma tabela o resultado do comando SELECT encontrado na view, criando índices que facilitassem seu acesso. Pois bem, as indexed views fazem justamente isso. Executar um SELECT em uma indexed view tem o mesmo efeito que executar um select numa tabela convencional.

O principal objetivo das indexed views é aumentar a performance, e a vantagem do SQL Server é permitir que os planos de execução considerem a indexed view como um meio de acesso aos dados, mesmo que o nome da view não tenha sido explicitado na query. Isso é possível na versão Enterprise Edition do SQL Server 2000, onde o otimizador de comandos pode selecionar os dados diretamente na indexed view (em vez de selecionar os dados brutos existentes na tabela), como veremos a seguir.

Criação de uma indexed view passo-a-passo

  1. Configurando o ambiente, o primeiro passo é configurar o estado de alguns parâmetros na sessão onde se deseja criar e utilizar a view, pois como a indexed view é “materializada” em uma tabela, nada pode interferir no seu resultado. Imagine, por exemplo, o seguinte cenário:
  2. Uma determinada configuração, que afeta o resultado de um SELECT (por exemplo, concat_null_yelds_null), é definida antes da criação da indexed view;
  3. A indexed view é criada; observe que o resultado da view será ‘materializado’ no disco de acordo com a configuração definida no passo anterior;
  4. Em seguida, a configuração é desativada e a indexed view é executada pelo usuário. Como a view foi materializada, teremos um resultado incoerente com a configuração atual.

Por exemplo, a Listagem 2 mostra a diferença no resultado de um comando quando a propriedade concat_null_yields_null é alterada.

set concat_null_yields_null ON print null + ‘abc’ -------------------------------------- Set concat_null_yields_null OFF print null + ‘abc’ -------------------------------------- abc
Listagem 2. Exemplo da configuração concat_null_yields_null

Imagine o que aconteceria se a indexed view fosse criada com a propriedade concat_null_yields_null ativada, mas a sessão atual estivesse com essa propriedade desativada - o mesmo SELECT iria conduzir a resultados diferentes!

Esse problema foi resolvido de forma simples – para criar e utilizar indexed views, é obrigatório configurar o ambiente de acordo com uma lista de valores padrão. Desse modo, é impossível obter resultados diferentes, pois a view simplesmente não funcionará se alguma das configurações estiver definida com um valor fora do padrão.

A Tabela 1 exibe essas configurações e seus respectivos valores padrão.

Configuração Id (*) Estado exigido p/ indexed views Padrão do SQL Server 2000 Padrão em conexões OLE DB (=ADO) ou ODBC Padrão em conexões que utilizam DB Library
ANSI_NULLS 32 ON OFF ON OFF
ANSI_PADDING 16 ON ON ON OFF
ANSI_WARNING 8 ON OFF ON OFF
ARITHABORT 64 ON OFF OFF OFF
CONCAT_NULL_YIELDS_NULL 4096 ON OFF ON OFF
QUOTED_IDENTIFIER 256 ON OFF ON OFF
NUMERIC_ROUNDABORT 8192 OFF OFF OFF OFF
Tabela 1. Configurações que podem influenciar o resultado de uma view

(*) O id é utilizado no comando sp_configure. Para conferir o que cada configuração faz, leia a seção “Configurações Necessárias para indexed views”. Existem duas maneiras para mudar o valor de uma configuração:

Para confirmar o estado de cada um dos parâmetros da Tabela 1, utilize a função SessionProperty(‘nome do parâmetro’) ou o comando DBCC UserOptions.

Dessa forma, configure todos os parâmetros de acordo com a coluna ‘estado exigido para indexed views’ da Tabela 1 – se isso não for feito, o SQL Server não permitirá criar/executar a indexed view.

Criando a indexed view

Criaremos uma view para totalizar a quantidade diária vendida na tabela Order Details, localizada no database NorthWind. Veja a Listagem 3.

use NorthWind go create view vi_vendas_mes with SchemaBinding as select ano = datepart(yyyy,OrderDate), mes = datepart(mm,OrderDate), qtde_total = sum(Quantity), contador = count_big(*) from dbo.Orders o inner join dbo.[Order Details] od on o.OrderId = od.OrderId group by datepart(yyyy,o.OrderDate),datepart(mm,o.OrderDate) go
Listagem 3. View para totalizar quantidade vendida

É necessário observar algumas particularidades ao criar indexed views:

É necessário criar as indexed views com SchemaBinding. Para manter consistente o conteúdo da view, não é possível alterar a estrutura das tabelas que a deram origem. Para evitar esse tipo de problema, é obrigatório utilizar SchemaBinding na criação de indexed views, pois essa opção não permite alterar a estrutura da tabela sem que se elimine antes a view.

Para utilizar a cláusula GROUP BY, é obrigatório incluir a função COUNT_BIG(*). A função count_big(*) faz o mesmo que count(*), porém retorna um valor do tipo bigint (8 bytes).

Informe sempre o owner dos objetos referenciados na indexed view. Utilize select * from dbo.Orders em vez de select * from Orders, já que é possível haver tabelas com o mesmo nome mas com proprietários diferentes. Como a opção de schemabinding é obrigatória, o SQL Server precisa da especificação exata do objeto para coibir a alteração do schema.

Criando um índice cluster na view (materialização)

A view criada no item 2 ainda não se porta como uma indexed view, pois o resultado do comando select não foi materializado em uma tabela. É possível confirmar essa afirmação executando o comando sp_spaceused no Query Analyzer, que retorna o número de linhas e espaço utilizados pelas tabelas (Listagem 4).

sp_SpaceUsed vi_vendas_mes -------------------------------------------------------------------------------------- Server: Msg 15235, Level 16, State 1, Procedure sp_spaceused, Line 91 Views do not have space allocated.
Listagem 4. Utilização do comando sp_spaceused em uma view

Observe na Listagem 5 que o processamento da view é puramente lógico, tanto que o valor de Physical Reads é zero. Anote os valores registrados em Logical Reads e Physical Reads (1672+0+4+0=1676) – utilizaremos esses valores em nossas comparações futuras.

Set statistics io ON Select * from vi_vendas_mes go --------------------------------------------------------- ano mes qtde_total contador ----------- ----------- ------------- -------------------- 1996 7 1462 59 1996 8 1322 69 1996 9 1124 57 ..... (23 row(s) affected) Table 'Order Details'. Scan count 830, logical reads 1672, physical reads 0, read-ahead reads 0. Table 'Orders'. Scan count 1, logical reads 4, physical reads 0, read-ahead reads 0.
Listagem 5. Total de I/O associado à view ANTES da criação do índice cluster

Para verificar se a view pode ser indexada (materializada), ou seja, se ela foi criada dentro dos padrões e configurações necessárias a indexed views, o resultado do SELECT a seguir deverá ser igual a 1.

select ObjectProperty(object_id('vi_vendas_mes'),'IsIndexable')

Confirmados os pré-requisitos, podemos agora criar o índice. A sintaxe possui o mesmo formato utilizado na criação de índices em tabelas convencionais:

create unique clustered index pk_ano_mes on vi_vendas_mes (ano,mes)

Note que o índice cluster é obrigatório porque ele gera páginas de dados. Você só poderá criar índices não-cluster em indexed views depois de criar o índice cluster.

Agora o SELECT encontrado na view foi materializado, o que pode ser comprovado com o comando sp_spaceused no Query Analyzer (Listagem 6).

sp_SpaceUsed vi_vendas_mês go ----------------------------------------------------- Name Rows Reserved data index_size Unused vi_vendas_mes 23 24 KB 8 KB 16 KB 0 KB
Listagem 6 . Utilização do comando sp_spaceused em uma indexed view

Utilizando indexed views

Uma das maneiras de acessar uma indexed view (assim como uma view convencional) é fazendo referência a seu nome no comando SELECT:

select * from vi_vendas_mes

Compare o volume de páginas movimentadas na Listagem 5 (1672+4=1676) com o da Listagem 7 (2+0=2). A diferença é bastante expressiva – a criação da indexed view reduziu o total de I/O necessário em 1674 páginas.

Set statistics io ON select * from vi_vendas_mes go --------------------------------------------------------- ano mes qtde_total contador ----------- ----------- ------------- -------------------- 1996 7 1462 59 1996 9 1124 57 ..... (23 row(s) affected) Table 'vi_vendas_mes'. Scan count 1, logical reads 2, physical reads 0, read-ahead reads 0.
Listagem 7. Total de I/O associado à view depois da criação do índice cluster

Vejamos outro exemplo. A Figura 1 mostra o plano de execução de uma query. Confirme que a view foi selecionada mesmo sem estar presente na linha do SELECT.

Durante a construção do plano de execução da query, o otimizador constatou que já existiam dados pré-sumariados para a query em vi_vendas_mes e optou por selecionar os dados diretamente na indexed view.

Figura 1. Plano de execução de query acessando a indexed view criada

Repare que a query executada na Figura 1 é idêntica à encontrada na view vi_vendas_mes. No entanto, o acesso à view pelo otimizador independe da semelhança entre a consulta executada e a consulta da view. A seleção da indexed view pelo processador de queries leva em conta apenas o custo-benefício. Desse modo, as queries executadas não precisam ser idênticas à view (observe a Figura 3).

Entretanto, é necessário seguir algumas regras para que a indexed view seja considerada pelo otimizador de queries:

Por outro lado, se a query possuir a condição where sum(Quantity) > 5, a view vi_vendas_mes será considerada no plano de execução, pois a condição da pesquisa é um subconjunto do SELECT presente na view.

Figura 2. Plano de execução de query sem acesso à indexed view criada

As colunas com funções de agregação na query precisam “estar contidas” na definição da view: se a view retorna a coluna qtde=sum(Quantity) e a query possui uma coluna vlr_unitario=sum(UnitPrice), a view não será considerada.

A Figura 3 mostra um comando SELECT que permite comprovar a inteligência do otimizador de comandos - o cálculo AVG(Quantity) foi substituído pela divisão entre SUM(Quantity) / Count_Big(*), representada pelo ícone Compute Scalar. O predicado where sum(Quantity) > 1500 (representado pelo ícone Filter) também é considerado.

Figura 3. Select “genérico” utilizando indexed view

Considerações gerais sobre a utilização de indexed views:

Configurações Necessárias para indexed views

ANSI_NULLS

Define a forma como as comparações com valores nulos são efetuadas (Listagem 8).

set ANSI_NULLS ON declare @var char(10) set @var = null if @var = null print 'VERDADEIRO' else print 'FALSO' ------------------------------------- FALSO set ANSI_NULLS OFF declare @var char(10) set @var = null if @var = null print 'VERDADEIRO' else print 'FALSO' -------------------------------------- VERDADEIRO
Listagem 8. Exemplos da configuração ansi_null

ANSI_PADDING

Determina como devem ser armazenadas as colunas char, varchar, binary e varbinary quando seu conteúdo for menor que o tamanho definido na estrutura da tabela. O padrão do SQL Server 2000 é manter ansi_padding ativado (=ON); nessa condição valem as regras abaixo:

ARITHABORT

Quando ativado, finaliza a execução da query ao encontrar uma divisão por zero ou algum tipo de overflow.

QUOTED_IDENTIFIER

Quando ativado, permite o uso de aspas duplas para especificar nomes de tabelas, colunas etc. – dessa forma, esses nomes poderão possuir espaços e\ou caracteres especiais.

CONCAT_NULL_YELDS_NULL

Controla o resultado da concatenação de strings com valores nulos. Quando ativado, determina que essa junção deve retornar um valor nulo; caso contrário, retornará a própria string.

ANSI_WARNINGS

Quando ativado, determina a geração de mensagens de erro quando:

  1. você utilizar funções de sumarização e forem encontrados valores nulos no range da query;
  2. forem encontradas divisões por zero ou arithmetic overflow.

NUMERIC_ROUNDABORT

Controla como o SQL Server deve proceder ao encontrar perda de precisão numérica em operações aritméticas. Se o parâmetro estiver ativado e uma variável com precisão de duas casas decimais receber um valor com três casas decimais, a operação será abortada. Se o parâmetro estiver desativado, o valor será truncado para duas casas decimais.

Conclusão

Quando se trata de otimização de queries, asindexed viewssão uma boa escolha para alavancar a performance. Portanto, avalie minuciosamente as queries que lidam com sumarizações e que são executadas com certa freqüência e parta para a criação deindexed views. O resultado vale a pena!

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados