Bases de dados, namespaces e globais

Veja neste artigo três componentes da estrutura básica do Caché: Bases de Dados, Namespaces e Globais.

Olá pessoal. Antes de entrar no assunto de hoje, eu gostaria de reforçar que, para acompanhar as explicações e exemplos, é muito interessante ter o Caché instalado. Lembrando que o Caché é gratuito para a instalação mono-usuário e pode ser baixado através do site. Neste endereço pode ser encontrada a versão 5.2 para baixar, que é a versão que utilizaremos nos exemplos.

Falarei a seguir sobre três componentes da estrutura básica do Caché: Bases de Dados, Namespaces e Globais. O primeiro passo é justamente saber configurar o ambiente para começar a trabalhar. Para isso, vou iniciar explicando o que é cada um desses componentes:

Resumindo: Temos um Namespace que referencia uma ou mais Bases de Dados que internamente possuem Globais, que é onde os dados ficam armazenados. Uma base de dados pode ser referenciada por um ou mais namespaces. E um namespace pode referenciar uma ou mais bases de dados. Mas é importante lembrar que a única forma de manipulação dos dados no Caché é através dos namespaces. Jamais diretamente na base de dados.

Passo a passo para a criação de uma Base de Dados

01. Clique no cubo de Caché > Portal de Administração do Sistema.

02. No painel Administração Sistema > clique em Configuração.

03. No painel Configuração do Sistema > clique em Bases de Dados Locais.

04. Clique em Criar Nova Base de Dados

05. Deverá abrir uma janela pop-up para criação da nova base de dados. No campo Informe o nome da sua base de dados coloque o nome (no exemplo: SQLMAGAZINE). Automaticamente, será sugerido um Diretório da base de dados dentro da instalação do Caché que pode ser alterado sem problemas. Depois clique em Avançar.

06. No campo Tamanho inicial (MB) você pode digitar o tamanho inicial de alocação para a base no seu disco. Note que o tamanho do bloco utilizado é de 8KB. E abaixo temos a opção de Fazer Journal das globais. Neste momento, não abordaremos o Journal, portanto, pode deixar como está e clicar em Terminar e a base estará criada.

Passo a passo para a criação de um Namespace

01. No painel Configuração do Sistema > clique em Namespaces.

02. Clique em Criar Novo Namespace.

03. No campo Nome do Namespace coloque um nome (no exemplo: SQLMAGAZINE). No campo Selecionar uma base de dados existente, selecione a base de dados criada anteriormente. Depois, clique em Salvar. Os demais campos não abordaremos neste momento.

04. O novo namespace está criado e pronto para ser utilizado!

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados