FB no Delphi 2005 - Parte2

Veja neste artigo o Provider para acesso ao Firebird.

FB no Delphi 2005 - Parte2

Acessando dados através do Provider do Firebird

No artigo anterior, vimos como instalar o Provider do Firebird no Delphi 2005, bem como, mostrar a conexão Firebird no Data Explorer. Vamos agora adicionar o Provider para acesso ao Firebird. Através do menu Component|Installed .NET Components, clique no botão Select as Assembly e escolha o arquivo FirebirdSql.Data.Firebird.dll que está no diretório de instalação do Firebird .NET Provider. Em Category digite “Firebird”.

Clique em OK e visualize na categoria Firebird da Tool Palette os componentes de acesso ao Firebird (Figura 1).


Figura 1.
Componentes de acesso ao Firebird no Delphi 2005

Componentes de acesso ao Firebird

Adicione no formulário um FbConnection e acesse a propriedade ConnectionString, para abrir o editor de conexão do banco. Altere as opções conforme a Figura 2 e clique em Accept.


Figura 2.
Configurando o acesso ao Firebird

Adicione um FbDataAdpater, clique com o botão direito e escolha a opção Configure Data Adapter. Será aberto um assistente (wizard) para configuração do DataAdapter (Figura 3).


Figura 3.
Assistente de configuração do DataAdapter

Clique em Next e escolha a conexão (FbConncetion), clique em Next e deixe a opção marcada por padrão. Na próxima tela, digite a instrução SQL para a conexão (por exemplo, select * from CUSTOMER). Marque a opção Generate Insert, Update and Delete statements para que o assistente gere o código para inserir, atualizar e excluir.

Finalize o assistente, clique com o botão direito e escolha a opção Generate DataSet. Na janela aberta, marque as opções conforme a Figura 4 e clique em OK.


Figura 4.
Configurando o DataAdapter

Adicione um DataGrid e vincule a propriedade DataSource para DataSet1 e DataMember para Table. Note que os dados não são mostrados como no BDP, pois eles não suportam live-data. No evento Load do formulário digite o seguinte código, para preencher os dados no DataGrid:

FbDataAdapter1.Fill(DataSet1);

Rode a aplicação e veja os dados no DataGrid (Figura 5).


Figura 5.
Aplicação em execução mostrando os dados no DataGrid

Vimos neste artigo, como é fácil instalar e conectar os componentes do Firebird no Delphi 2005. Um forte abraço e até a próxima.

Clique aqui para fazer o download da aplicação completa.

Leia a primeira parte do artigo em:
https://www.devmedia.com.br/articles/visualizacomponente2.asp?comp=2105

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados