FB no Delphi 2005 - Parte2

Acessando dados através do Provider do Firebird

No artigo anterior, vimos como instalar o Provider do Firebird no Delphi 2005, bem como, mostrar a conexão Firebird no Data Explorer. Vamos agora adicionar o Provider para acesso ao Firebird. Através do menu Component|Installed .NET Components, clique no botão Select as Assembly e escolha o arquivo FirebirdSql.Data.Firebird.dll que está no diretório de instalação do Firebird .NET Provider. Em Category digite “Firebird”.

Clique em OK e visualize na categoria Firebird da Tool Palette os componentes de acesso ao Firebird (Figura 1).

17-07pic01.JPG
Figura 1.
Componentes de acesso ao Firebird no Delphi 2005

Componentes de acesso ao Firebird

Adicione no formulário um FbConnection e acesse a propriedade ConnectionString, para abrir o editor de conexão do banco. Altere as opções conforme a Figura 2 e clique em Accept.

17-07pic02.JPG
Figura 2.
Configurando o acesso ao Firebird

Adicione um FbDataAdpater, clique com o botão direito e escolha a opção Configure Data Adapter. Será aberto um assistente (wizard) para configuração do DataAdapter (Figura 3).

17-07pic03.JPG
Figura 3.
Assistente de configuração do DataAdapter

Clique em Next e escolha a conexão (FbConncetion), clique em Next e deixe a opção marcada por padrão. Na próxima tela, digite a instrução SQL para a conexão (por exemplo, select * from CUSTOMER). Marque a opção Generate Insert, Update and Delete statements para que o assistente gere o código para inserir, atualizar e excluir.

Finalize o assistente, clique com o botão direito e escolha a opção Generate DataSet. Na janela aberta, marque as opções conforme a Figura 4 e clique em OK.

17-07pic04.JPG
Figura 4.
Configurando o DataAdapter

Adicione um DataGrid e vincule a propriedade DataSource para DataSet1 e DataMember para Table. Note que os dados não são mostrados como no BDP, pois eles não suportam live-data. No evento Load do formulário digite o seguinte código, para preencher os dados no DataGrid:

FbDataAdapter1.Fill(DataSet1);

Rode a aplicação e veja os dados no DataGrid (Figura 5).

17-07pic05.JPG
Figura 5.
Aplicação em execução mostrando os dados no DataGrid

Vimos neste artigo, como é fácil instalar e conectar os componentes do Firebird no Delphi 2005. Um forte abraço e até a próxima.

Clique aqui para fazer o download da aplicação completa.

Leia a primeira parte do artigo em:
http://www.devmedia.com.br/articles/visualizacomponente2.asp?comp=2105