MySQL Cluster Disponibilidade total

Neste artigo vamos cobrir a parte de disponibilidade, que é o maior benefício do MySQL Cluster.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

MySQL Cluster Disponibilidade total

 

Renato A. Golin

 

Quando pensamos em segurança dos dados, a primeira coisa que vem à mente é criptografia.

Esse é, de fato, um quesito fundamental da segurança, mas não é o único e, sozinho, não garante segurança alguma.

Segundo o British Standards Institute (equivalente à ISO para segurança), a segurança da informação é caracterizada pela preservação da confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Neste artigo vamos cobrir a parte de disponibilidade, que é o maior benefício do MySQL Cluster.

 

O que é o MySQL Cluster?

 

O MySQL Cluster é uma tecnologia que foi oficialmente lançada na versão 4.1.12 do MySQL Max e ainda está sob um desenvolvimento pesado para que todas as funcionalidades do MySQL padrão sejam adicionadas ao Cluster.

Essa tecnologia é hoje, como o resto do MySQL, software livre.

Em uma replicação tradicional, o MySQL copia todos os dados do master para o slave mas sem a obrigação de garantir que os dados foram copiados corretamente. Diferentemente, o Cluster garante a integridade dos dados em todos os nós ao mesmo tempo, ou seja, o cluster se certifica que inseriu o dado em cada nó (máquinas que compõe o cluster) antes de disponibilizar esse dado para outro usuário. Isso é o que chamamos de replicação síncrona. Isso acontece por que o Cluster armazena cada pedaço do seu dado em mais de um nó ao mesmo tempo para que, quando um dos nós falhar, seus dados permaneçam acessíveis

a partir do outro nó.

Outra vantagem do Cluster é que não é compartilhada nenhuma informação sobre configuração entre os nós, ou seja, não é preciso mudar a configuração de todos os nós atuais para adicionar mais um. Com isso, fica fácil adicionar novas máquinas, sendo possível aumentar o poder de processamento do seu cluster sem a necessidade de reconfigurar todo o cluster.

Administrar tudo isso pode parecer complicado, entrar em cada máquina para configurar cada uma, mas o MySQL facilitou a vida do DBA criando um servidor de configuração que cuida de todos os parâmetros, logs, controle dos nós e adição de mais nós ao cluster. É o chamado Management Node (ou nó gerencial).

O MySQL Cluster consegue funcionar exatamente como um servidor MySQL tradicional, executando suas queries e retornando os dados obtidos como se fosse qualquer outro servidor MySQL: o Cluster é transparente para o usuário, para a sua aplicação e até para o cliente MySQL (texto ou MySQL Admin).

Resumindo: o MySQL Cluster garante a disponibilidade dos seus dados de forma síncrona e transparente, é facilmente gerenciável e escalável e ainda por cima, é livre!

Agora vamos ver quais são as peças existentes no Cluster e o que cada uma delas faz para garantir a disponibilidade dos seus preciosos dados.

 

Arquitetura

 

O Cluster é composto por três tipos diferentes de nós:

Data Node (nó de dados): onde são armazenados seus dados;

Management Node (nó de gerenciamento): que controla o cluster;

SQL Node (nó SQL): onde são executadas as queries.

E dois tipos diferentes de clientes:

MySQL Client (cliente do banco): que administra

os nós SQL (e executa queries também);"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados