Revista MSDN Magazine Edição 28 - Introdução ao Visual Studio Team System

Artigo Originalmente Publicado na MSDN Magazine Edição 28

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Introdução ao Visual Studio Team System

 

O sucesso dos projetos está muito mais dependente de colaboração e comunicação entre o time do projeto do que relacionado a assuntos técnicos. A falsidade inconsciente dos gestores de projetos e a confecção artesanal pelo time de desenvolvimento fazem com que projetos tenham resultados lamentáveis, isso quando chegam a algum resultado.

É neste cenário típico de projetos que recomendamos a adoção do Visual Studio Team System, a nova ferramenta da Microsoft parcialmente lançada em novembro de 2005 e com a parte final prevista para lançamento em março de 2006.

Nossa percepção no contato com essa ferramenta foi: finalmente vamos resolver inúmeras questões de controle de projetos e acabar com o “processo artesanal” baseado totalmente em confiança, verificado nos projetos de desenvolvimento de software.

A cada novo contato, continuamente, evoluímos para uma percepção positiva da proposta da ferramenta, certificando-nos que é uma solução completa para SDLC – Software Development Life Cycle, abrangendo gerentes de projeto, analistas de negócio, arquitetos, desenvolvedores e analistas de testes como podemos comprovar na Figura 1.

 

Figura 1. Gráfico com as ferramentas que compõem o Visual Studio Team System, denominadas Visual Studio Team Suite

A principal proposta da ferramenta, se é que não seria mais adequado chamar de conjunto de ferramentas, é atender específicos papéis imprescindíveis a um projeto de software, proporcionando uma experiência especializada conforme a sua finalidade. Denominaram essas ferramentas de Team Editions e as suas respectivas finalidades de Team Center. Temos os seguintes Team Centers: Project Managers, Software Architects, Software Developers, Software Testers e Team Foundation Server. Primeiramente apresentaremos este último. Os demais serão amplamente explanados mais adiante.

Além desses “retângulos” que vemos na figura 1, o Visual Studio Team System também inclui duas versões de MSF – Microsoft Solutions Framework que provê para você uma série de práticas comprovadas e processos para o desenvolvimento de software, trazendo previsibilidade aos seus resultados e uma orientação totalmente voltada ao resultado (o produto).

Entendemos que o VSTS é uma ferramenta gigante, impossível de apresentar plenamente em um dia inteiro de demonstrações. Para uma melhor dimensão por parte do leitor, afirmamos que o TFS também é grande e o TFVC – Team Foundation Version Control também é grande. Imagine quanta informação temos para estudar..." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados