Este é um post disponível para assinantes MVPTestes funcionais de software - Revista Engenharia de Software Magazine 45
Este artigo apresenta uma introdução aos conceitos de Testes Funcionais de Software durante o processo de validação e medição da qualidade do produto desenvolvido.
[Artigo já está disponível no Leitor Digital DevMedia®. Clique aqui para acessá-lo]
> Clique aqui para ler todos os artigos da Engenharia de Software Magazine 45
Atualmente os softwares são empregados em todos os seguimentos da sociedade, tanto para sistemas cujos requisitos sejam simples quanto para aplicações sofisticadas e de grande complexidade. Um exemplo de sistema complexo são os softwares de uso exclusivo para a área de medicina.
Com a ampla utilização das tecnologias da informação, a qualidade do produto tem se tornado imprescindível nos processos de desenvolvimento de aplicações e no momento de avaliação do projeto. O teste de software, cujo objetivo é revelar a presença de defeitos e aumentar a confiança sobre o software, é considerado um elemento crítico para a garantia da qualidade do produto.
As atividades de testes podem muitas vezes se tornar exaustivas e trabalhosas, dificultando assim a execução dos testes de forma adequada para a análise de qualidade. Com o objetivo de melhorar a qualidade da análise e o tempo de execução dos testes, foram criados os testes automatizados, que proporcionam a execução dos testes mais rapidamente, e com maior cobertura do software.
De acordo com Pressman, autor do livro Engenharia de Software, o principal objetivo dos testes de software é a localização de erros, falhas, defeitos (ler Nota 1) e a verificação das funcionalidades do software em desenvolvimento ou finalizado.
Através do processo de testes, busca-se avaliar se estas funcionalidades estão aparentemente trabalhando de acordo com as especificações e requisitos do projeto, garantindo que o software atinja o nível de qualidade esperada pelos interessados no produto.
Segundo Brunelli, os componentes essenciais para o teste de software de um programa podem ser divididos em:
· Executável do programa (código do programa compilado);
· Relação dos comportamentos esperados;
· Apresentação do mecanismo de avaliação dos comportamentos esperados;
· Descrição das funções;
· "
ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.
Este é um post disponível para assinantes MVP

em 15/2/2012 11:15 - Responder
Devmedia - Equipe De Moderacaoem 17/2/2012 19:21 - Responder


0
0
