Neste artigo vou mostrar como acessar drivers ODBC utilizando a tecnologia DBEXPRESS.

O acesso via ODBC tem algumas vantagens como:

  1. Podemos acessas qualquer banco de dados que disponibilize driver ODBC;
  2. Acesso nativo a tabelas do Microsoft Word;
  3. Acesso nativo a planilhas do Microsoft Excel;
  4. Acesso nativo a base de dados ACCESS;
  5. Acesso base de dados Paradox e DBase;
  6. Acesso a arquivos de texto(*.txt);
  7. E outros.

Em primeiro lugar você deve baixar um driver para que o DBExpress possa acessar o ODBC, este driver pode ser baixado no endereço: https://sourceforge.net/projects/open-dbexpress.

Este driver é open-source, então você pode baixá-lo, e recopilá-lo caso necessite, mais creio que isso não seja necessário, então vamos lá.

Após baixar o arquivo, você deve descompactá-lo em uma pasta de sua preferência, dentro dessa pasta você irá encontrar vários arquivos como: o código fonte do driver, instruções para utilização, arquivos de configurações e por fim a DLL que será usada para acessar o ODBC.

Para fazer a configuração siga os seguintes passos:

Existem dois arquivos junto com o código fonte que são: “dbxconnections.ini” e “dbxdrivers.ini”, no “dbxdrivers.ini” estão os parâmetros de conexões esses parâmetros devem ser copiados para o seu “dbxdrivers.ini” que fica no diretórios de instalação do delphi, se a versão do seu delphi for 2006 então deve ser: “C:\Arquivos de programas\Borland\BDS\4.0\dbExpress”.

Copie a linha que está abaixo da chave [Installed Drivers] do arquivo baixado para o arquivo “dbxconnections.ini” que fica dentro do diretório de instalação do Delphi como foi citado acima, copie também todas as outras linhas abaixo, o seu “dbxconnections.ini”.

Feito isso agora copia o arquivo “dbxoodbc.dll” para o diretório onde está o seu programa, esse arquivo fará a interface entre dbexpress e ODBC.

Abra o Delphi inicie um novo projeto, insira um componente “SQLConnection”,

Dê um duplo clique no componente “SQLConnection” .

Em Driver Name escolha a opção “OpenOdbc”, você de ter percebido que eu criei algumas conexões para teste, não se preocupe eu mostrarei como fazer isso, no arquivo “dbxconnections.ini” que acompanha o driver tem alguns exemplos.

No exemplo “[Odbc prompt]” será aberta uma tela pedindo que seja selecionada uma fonte de dados para conexão;

No exemplo “[Odbc Simple Dsn]” ele usará um fonte de dados já existente no ODBC;

No exemplo “[Odbc connect String] permite que você use uma fonte de dados existente e ainda passe alguns parâmetros adicionais.

No exemplo “[Odbc File DSN]” permite que você crie um arquivo com os parâmetros de conexão, esse é um dos meus preferidos pois permite que o meu sistema seja mais dinâmico.

No exemplo “[Odbc Driver DSN]” acesse um driver ODBC sem a necessidade de criar uma fone de dados.

Os parâmetros principais o uso são “DriverName” e “Database” os demais como “user_name” e “Passoword” não são obrigatório, você só deverá usa-los quando sua conexão precisar informar o usuário e senha.

Vamos fazer uma conexão para teste, crie uma fonte de dados no ODBC chamada “teste”, vamos usar o exemplo “[Odbc Simple DNS]” citado acima.

Feito isso mude a propriedade “Connected” do componente SQLConnect para “true” e veja você está conectado a uma fonte de dados ODBC.