Artigo Engenharia de Software 15 - Governança de Tecnologia de Informação

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (3)  (0)

Este artigo apresenta os principais conceitos e padrões relacionados à Governança de TI e oferece uma visão para integrar a Engenharia de Software a esse contexto.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 15 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Engenharia de Software

Governança de Tecnologia de Informação

Uma Visão Integrada à Engenharia de Software

 

De que trata o artigo: Este artigo apresenta os principais conceitos e padrões relacionados à Governança de TI e oferece uma visão para integrar a Engenharia de Software a esse contexto.

 

Para que serve: Fornecer conhecimento essencial sobre Governança de TI e o posicionamento da Engenharia de Software nesse contexto para organizações, pesquisadores, estudantes e profissionais de software.

 

Em que situação o tema é útil: Organizações que realizam ou desejam realizar Governança de TI e desejam integrar suas práticas de Engenharia de Software a essa abordagem. Pesquisadores, estudantes e profissionais de TI que buscam entendimento sobre Governança de TI, bem como sua relação com Engenharia de Software.

 

Nos dias de hoje, é quase impossível pensar em uma organização que não faça uso da Tecnologia da Informação. Se há alguns anos a Tecnologia da Informação era privilégio das grandes empresas e centros de pesquisa, hoje ela pode ser considerada uma necessidade comum a praticamente todos os tipos de organizações, desde a ‘vendinha do Seu Joaquim’ até as grandes empresas multinacionais.

  No início de sua utilização nas organizações, a Tecnologia da Informação teve sua aplicação focada principalmente no apoio à realização de processos operacionais. Com o passar do tempo e com as evoluções tecnológicas que ocorreram em ritmo acelerado, a Tecnologia da Informação passou a apoiar processos de todos os níveis e áreas das organizações.

  Mas, o que levou as organizações a destinarem grande parte de seus orçamentos para investimentos em Tecnologia da Informação? Modismo? Definitivamente não.

A utilização da Tecnologia de Informação de maneira adequada mostrou-se como um acelerador do desempenho organizacional, o que, entre outros, contribuiu fortemente para o aumento da competitividade das organizações. Percebeu-se, então, que quanto melhor a Tecnologia de Informação fosse aplicada e gerida, melhores seriam os resultados obtidos. Em outras palavras, enxergou-se na Tecnologia de Informação uma aliada fundamental para as organizações alcançarem seus objetivos de negócio."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?