Artigo .net Magazine 37 - XPS - O novo padrão de documentos da Microsoft

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Vamos aprender como desenvolver um leitor de documentos XPS com o Visual Studio e o .NET Framework.

capa_NET37_G.gif

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

XPS - O novo padrão de documentos da Microsoft

 

Quem nunca teve problemas de compatibilidade ao enviar ou receber um documento? Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como: versão diferente do programa de quem envia e quem recebe, falta de fonte instalada ou falta de algum recurso externo do aplicativo que foi utilizado ao criar o documento.

Grande parte desses problemas foram resolvidos com o formato PDF desenvolvido pela Adobe, mas ainda temos problemas, uma vez que nem sempre podemos editar o arquivo PDF. Com o intuito de acabar com esses problemas a Microsoft desenvolveu um novo padrão de documentos conhecido como XML Paper Specification (XPS). Esse padrão descreve os documentos eletrônicos de modo que possam ser lidos pelo hardware, software e ser humano, ou seja, os arquivos XPS podem ser impressos de modo melhor, podem ser compartilhados mais facilmente e guardados com mais segurança.

A Microsoft integrou o padrão XPS ao Office 2007 e Windows Vista, ou seja, é apenas uma questão de tempo para esse tipo tornar-se popular entre os usuários e nós como desenvolvedores temos que estar preparados para integrar esse novo padrão a nossa rotina de desenvolvimento.

Então mãos a obra e vamos aprender como desenvolver um leitor de documentos XPS com o Visual Studio 2005 e o .NET Framework 3.0.

 

Instalando os requisitos

A utilização do XPS é possível nos sistemas operacionais Windows XP, Windows Server 2003 e Windows Vista. Para utilizar um arquivo XPS não é necessário instalar nada, entretanto no Windows XP e Windows Server 2003 é necessário instalar os seguintes pacotes:

·         Microsoft XPS Essentials Pack;

·         Microsoft .NET Framework 3.0;

·         Microsoft Core XML Services 6.0.

Você encontrará os detalhes de download e instalação desses pacotes em: www.microsoft.com/whdc/xps/viewxps.mspx. É recomendável também baixar o pacote com os exemplos de documentos XPS para utilizar no visualizador que desenvolveremos.

O pacote com exemplos encontra-se no endereço: www.microsoft.com/whdc/XPS/XpsSamples.mspx. Depois de ter instalado o .NET 3.0, você deverá instalar o pacote de extensão do Visual Studio 2005 que pode ser encontrado em: www.netfx3.com, na opção .NET Framework 3.0 has been released!.

 

 Os arquivos XPS

Antes de começar a desenvolver aplicativos que suportam o padrão XPS, vamos conhecer melhor os documentos. Os arquivos XPS são guardados em um arquivo chamado de package que contém um conjunto de documentos chamados Document Parts. Um package tem uma organização lógica e física.

A organização física consiste dos Document Parts e dos diretórios dentro do "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?