artigo .net Magazine 45 - Gerenciamento de Estado

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja como utilizar Application, Session, Cookies, QueryString e ViewState.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ASP.NET

Gerenciamento de Estado

Utilizando Application, Session, Cookies, QueryString e ViewState

 

Além de saber programar, dominar os conceitos da linguagem que estamos utilizando para desenvolver uma aplicação Web é muito importante. Estudaremos neste artigo, como manipular alguns tipos de variáveis, suas funcionalidades e como elas são armazenadas no cliente e no servidor.

Antes de iniciar o estudo sobre as variáveis, recordaremos rapidamente o que é State Management e o comportamento do servidor e do cliente durante a execução de uma Web Application.

 

State Management

Quando um usuário acessa um Web Site, ele normalmente navega entre várias páginas de uma aplicação. Essas Web Pages são destruídas e então recriadas no servidor a cada novo Request do cliente. O State Management é um processo que tem como objetivo manter ativas algumas informações mesmo que o usuário navegue por várias páginas de uma aplicação.

Por exemplo, quando um usuário preenche um formulário através de uma página e clica em um botão para submeter os dados ao servidor, eles podem ser mostrados na página seguinte, a fim de que o usuário confirme seu cadastro.

Sem o State Management, essas informações seriam perdidas e não apareceriam na tela seguinte. Há dois tipos de State Management, o executado no servidor e no cliente conforme mostrado a Figura 1.

 

Figura 1. O State Management

 

Server Side

Esse tipo de State Management utiliza os recursos do servidor para armazenar as informações do usuário. Ele possui muito mais segurança do que aquele executado no lado do cliente. Existem alguns tipos de armazenamento no servidor e a seguir, explicaremos resumidamente dois deles:

Application State (Variáveis de aplicação): A informação é armazenada no servidor e fica disponível para todos os usuários que estão utilizando uma aplicação. Por exemplo, ela pode armazenar o número total de usuários online, dar suporte a chats etc.;

Session State (Variáveis de sessão): A informação nesse caso também é armazenada no servidor, porém, ela fica disponível apenas ao usuário considerado o dono da mesma. Outros usuários do Web Site não têm acesso a essa informação.

Uma variável de sessão pode armazenar dados que são apresentados em várias páginas da aplicação, como por exemplo, o nome de um visitante.

 

Client Side

Esse tipo de State Management utiliza os recursos do cliente para armazenar as informações do usuário. O nível de segurança é mais baixo, porém, a velocidade no acesso à informação é maior, uma vez que o cliente na maioria dos casos não precisa requisitar a informação no servidor.

Explica-se a seguir, alguns tipos de "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?