artigo .net Magazine 49 - HelpDesk

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (3)  (0)

Desenvolvendo uma aplicação completa usando a versão gratuita do Visual Studio 2008.

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 49. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Mão na Massa

HelpDesk

Desenvolvendo uma aplicação completa usando a versão gratuita do Visual Studio 2008

 

Já estamos em 2008 e muita coisa aconteceu nesta virada de ano. Dentre os principais acontecimentos, o mais marcante em minha opinião, foi o lançamento da versão 2008 do Visual Studio, juntamente é claro com a versão 3.5 da plataforma .NET Framework.

Mas não irei falar aqui das novidades que o Visual Studio 2008 possui. Minha intenção com este artigo é fazer algo bem mais prático!

Vamos aproveitar que o Visual Studio 2008 já foi lançado para fazermos uma avaliação simples, mas necessária. Será que conseguimos desenvolver nossas aplicações do dia-a-dia na versão nova?  Não estou falando em aplicar as novas features, e sim validarmos se o VS2008 consegue nos atender nas funcionalidades básicas.

A resposta certamente é sim! E melhor ainda, conseguimos fazer isso com as versões gratuitas do Produto. Para vermos isso na prática, vamos desenvolver uma aplicação de Help Desk!

A idéia é utilizarmos apenas as versões gratuitas do Visual Studio 2008 e do SQL Server 2005. Assim, qualquer um que conhecer um pouco sobre .NET poderá construir uma aplicação completa, desde a modelagem do banco de dados, até o design das páginas desta aplicação que será Web.

Não vamos utilizar nenhuma metodologia complexa, nem nenhum componente da moda. Vamos focar o desenvolvimento desta aplicação com a utilização de mecanismos e componentes simples, que sabemos que funcionam, e funcionam bem.

Iniciaremos com o download destas versões gratuitas, citadas anteriormente. Veremos o caminho das pedras para a instalação de cada um deles. Em seguida iremos modelar a nossa aplicação no SQL Server Express, e partiremos para o desenvolvimento efetivo desta aplicação que será Web.

O foco será a simplicidade e a praticidade. Com isso você verá como é fácil, rápido e barato desenvolver aplicações com a plataforma .NET!

 

SQL Server 2005 Express Edition SP 2

Como sabemos desde a versão 2000 o SQL Server possui uma edição gratuita, antes conhecida como MSDE, e agora chamada de SQL Server 2005 Express.

 

Nota

No momento em que este artigo estava sendo escrito, a versão 2008 do SQL Server Express ainda não havia sido lançada, e por isso que está sendo utilizado aqui o SQL Server 2005 Express. Com certeza a versão 2008 do SQL Server, se já não foi lançada, deve estar estourando por aí. Caso queira saber mais a respeito acesse o seguinte link:

http://www.microsoft.com/sql/2008/default.mspx

 

Como o próprio nome diz, esta versão do SQL Server está disponível desde 2005, e desde então, se tornou muito popular. Não só por ser gratuita, mas também pela facilidade de uso que proporciona.

Para iniciar os nossos trabalhos vamos fazer o download do SQL Server 2005 Express. Lembrando que já estamos no Service Pack 2 do produto, faça o download no seguinte link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=31711d5d-725c-4afa-9d65-e4465cdff1e7&displaylang=en

Existem dois downloads neste link. O primeiro (SQLEXPR.EXE) é o pacote de instalação que serve tanto para a plataforma 32 bit como para a de 64 bits. O segundo (SQLEXPR32.EXE), vale apenas para a plataforma de 32 bits.

Depois de feito o download é necessário que você realize a instalação do pacote. Esta versão do SQL Server 2005 Express pode ser instalada tanto no Windows VISTA quanto no Windows XP. O único pré-requisito é o .NET Framework 2.0, que eu duvido que você já não o tenha.

O processo de instalação é muito simples, basta seguir o Wizard. Dê uma especial atenção para a janela chamada Feature Selection. É importante que você selecione todos os Client Componentes para a instalação.

 

SQL Server Management Studio Express

Este pacote que acabamos de instalar é apenas o Engine do SQL Server 2005 Express. Diferente do MSDE que não possuía interface gráfica para gerenciamento, a versão Express possui o SQL Server Management Studio Express. O único inconveniente é que ele é um download a parte.

Sendo assim, faça o download do arquivo de instalação do Management Studio no seguinte link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=C243A5AE-4BD1-4E3D-94B8-5A0F62BF7796&displaylang=en 

Temos dois arquivos para download. Escolha o  SQLServer2005_SSMSEE.msi que é para a plataforma 32 bits. A não ser, é claro, que você esteja trabalhando na plataforma 64 bits, neste caso faça o download do segundo pacote.

Após o download proceda com a instalação do pacote. Não há segredo no processo de instalação, basta seguir o Wizard.

Após o término da instalação, nós já podemos trabalhar com o SQL Server Express através do Management Studio, que pode ser acessado no Menu Iniciar / Todos os Programas / Microsoft SQL Server 2005 / SQL Server Management Studio Express. Se preferir, você pode chamar diretamente o executável, que se chama ssmsee.

 

Visual Studio 2008 Express Editions

A Microsoft disponibiliza todas as versões Express do Visual Studio (e do SQL Server também) no seguinte site: http://www.microsoft.com/express/default.aspx

Se você for à seção Downloads deste site, verá que pode fazer o download de todas as Edições Express do Visual Studio 2008. Veja que são quatro edições: Visual Basic, Visual Web Developer, Visual C# e Visual C++.

O Visual Web Developer é voltado exclusivamente para o desenvolvimento de aplicações Web, com o ASP.NET.

As outras três edições são voltadas para o desenvolvimento de aplicações Windows, Console ou Class Library. Você deve fazer o download da edição relacionada à linguagem da sua preferência.

Neste artigo iremos criar uma aplicação Web, portanto você só vai precisar fazer o download do Visual Web Developer.

Para realizar o download escolha English na linguagem e clique no link download. Note que os arquivos destes downloads são relativamente pequenos. Isso porque as versões Express do Visual Studio são instaladas sob demanda, ou seja, pela internet.

Vamos iniciar a instalação o Visual Web Developer, através do executável: vnssetup.exe. O Wizard de instalação será iniciado, e a primeira tela é apenas uma mensagem de Boas Vindas, clique em Next. Em seguida temos os termos de licença de uso, que você precisa aceitar antes de continuar. Se concordar com os termos, aceite-os e clique em Next. A tela seguinte é interessante, pois através dela podemos escolher se queremos instalar outros dois componentes adicionais.

Um deles é o MSDN Express Library, que eu não recomendo a sua instalação, pois é muito grande, e todo este conteúdo pode ser acessado on-line, pela internet. O segundo, que já vem marcado, é o Silverlight Runtime. Este é interessante que seja instalado. Clique em Next.

 

Nota do DevMan

Aplicações desenvolvidas com interfaces mais funcionais do que as páginas Web tradicionais, são desenvolvidas sobre o conceito RIA (Rich Internet Application), que possuem facilidades semelhante ao ambiente desktop. De modo geral, nesse tipo de situação, o processamento da interface é transmitido para o cliente, enquanto os acessos aos dados e fluxos do sistema continuam sendo realizados no servidor. No contexto de proporcionar aos usuários melhor interatividade com o sites atuais a Microsoft está desenvolvendo uma nova solução para o desenvolvimento de aplicação com interface rica. O nome do projeto é Silverlight.

 

Em seguida é apresentado um resumo dos componentes que serão instalados, assim como o destination folder, basta clicar em Install.

A instalação será inciada. Veja que são 114MB de instalação que será realizada sob demanda, ou seja, teremos que aguardar o downlod destes 114MB.

Ao término da instalação na mensagem de conclusão, irá aparecer uma mensagem sobre o Registro do Produto. Apesar de ser uma versão gratuita, você pode realizar um registro do Produto.

Este registro irá lhe proporcionar uma série de benefícios, e é recomendável que você o faça, pois entre estes benefícios estão inclusos alguns componentes interessantes. Os detalhes sobre estes benefícios você encontra neste link: www.microsoft.com/express/registration.

Ao finalizar o setup, provavelmente você precisará reiniciar o seu computador. Em seguida você irá encontrar o Visual Web Developer instalado no Menu Iniciar / Todos os Programas.

É claro que, se você tem intenção de futuramente criar aplicações Windows, Console ou Class Library, faça também o download e instale a versão correspondente à linguagem que mais lhe agrada.

 

Modelando a Aplicação HelpDesk

Se fossemos seguir aqui alguma metodologia de desenvolvimento Orientado a Objetos, teríamos uma série de diagramas que iriam analisar a nossa aplicação sob diversos aspectos. Desenharíamos então um diagrama de Classes, representando o modelo da aplicação, e só depois iríamos nos preocupar com a estrutura do database.

Porém, por mais certas que estejam estas metodologias (e correndo certo risco de ser apedrejado), eu ainda acho que a maneira mais fácil e rápida de se começar uma aplicação é por um modelo de Entidades e Relacionamentos. A prática do dia-a-dia está aí como prova, ou você nunca começou uma aplicação pelo database?

Enfim, neste artigo iniciaremos o desenvolvimento da nossa aplicação pela modelagem das tabelas e relacionamentos do banco de dados. E para facilitar o nosso trabalho, o SQL Server 2005, mesmo na versão Express, possui uma ótima ferramenta para nos ajudar nisso.

Mãos à Obra! Vamos começar criando o nosso banco de dados. Abra o seu SQL Server Management Studio Express, na janela Object Explorer, clique com o botão direito sobre a pasta Databases e escolha a opção New Database.

Na janela que abrir, informe HelpDesk em Database name e em Path aponte os arquivos para um diretório da sua escolha. Eu particularmente, em ambiente de desenvolvimento, gosto de manter os arquivos do database na mesma pasta onde serão armazenados os fontes da aplicação. Em seguida clique em OK

Veja que o database foi criado e agora aparece na Object Explorer, dentro da pasta Databases. Expanda o Database HelpDesk e clique na pasta Database Diagrams. Uma mensagem irá aparecer indicando que é necessária a criação de alguns arquivos para que seja possível utilizar os diagramas, basta confirmar clicando em Yes.

Em seguida clique com o botão direito sobre a pasta Database Diagrams e escolha a opção New Database Diagram.

Será criado um diagrama vazio e irá aparecer uma janela chamada Add Table que você pode fechar clicando em Close.

Agora podemos começar a criar o nosso diagrama. O legal é que a criação do diagrama nada mais é do que a criação das próprias tabelas do database, só que  de uma forma mais gráfica.

Clique com o botão direito sobre uma área vazia do diagrama e escolha a opção New Table. Informe Customers como nome da tabela e clique em OK.

Uma “caixa” representando a tabela aparecerá no diagrama, e você pode definir a estrutura da tabela nesta “caixa”. Vamos criar uma estrutura bem simples para a tabela Customers, como você pode conferir na Figura 1. Para definir o ID como chave primária, basta clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção Set Primary Key.

 

Figura 1. Tabela Cutomers

 

Vamos agora definir o restante das tabelas e seus relacionamentos, tudo de forma gráfica aqui no Diagrama. Dê uma olhada no diagrama completo, na Figura 2.

 

Figura 2. Diagrama do HelpDesk

 

Veja que estamos modelando uma aplicação simples, que conterá apenas 3 tabelas. Além da tabela Customers, temos a tabela Groups e a tabela "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?