Artigo .net Magazine 56 - Skype API

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo, veremos como utilizar essa API para disponibilizar alguns recursos do Skype diretamente em nossa aplicação.

 

Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 56. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Boa idéia

Skype API

Aprenda a integrar seu software ao Skype

 

 

Neste artigo veremos

·         Como instalar o Skype e registrar seu componente COM;

·         Como fazer a conexão com o cliente Skype;

·         Como fazer ligações;

·         Como enviar SMS;

·         Como responder aos Eventos do Skype;

·         Como usar gravações em arquivo wav nas chamadas;

·         Como enviar mensagens instantâneas e criar salas de chat.

Qual a finalidade

·         Estudar a API do Skype, de uma forma genérica, capacitando o leitor a criar seus próprios plug-ins.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Uma aplicação prática é a criação de plug-ins, por exemplo, pra marketing ou concursos, onde podemos fazer ligações e enviar SMS de forma automatizada, integrando aos nossos sistemas.

 

Resumo do DevMan

         O Skype é uma aplicação de VoIP muito utilizada em todo mundo, e possui uma API acessível via COM que permite a utilização de diversos dos seus recursos, inclusive com .Net.

        

  A telefonia VoIP já é muito comum nos dias de hoje, principalmente pelo fator custo. Uma ligação para o outro lado do mundo sai por apenas alguns centavos por minuto. E o líder nesse mercado com certeza é o Skype, principal representante e grande responsável por essa revolução.

  O Skype nos oferece uma API completa, sendo possível fazer ligações de voz, enviar mensagens SMS e de chat da rede Skype etc. Neste artigo, veremos como utilizar esse API para disponibilizar alguns recursos do Skype diretamente em nossa aplicação.

 

Instalando o cliente do Skype

O primeiro passo é instalar o Skype (Figura 1) que pode ser baixado no endereço http://www.skype.com/go/getskype. A instalação é muito simples, escolha o idioma, aceite os termos e clique em Instalar. Após a instalação o componente COM já deve estar registrado no sistema, veremos adiante como fazer a instalação manual do componente, caso, por algum motivo, ele não tenha sido instalado, ou tenha sido removido.

 

 

Figura 1. Instalação do Skype     

 

Componente COM

Esta DLL é a chave para interação do nosso código com o Skype. Ela é instalada junto com o Skype, mas podemos fazer o download separadamente caso tenha sido desinstalada ou quando liberam uma nova versão. Na página https://developer.skype.com/Download você pode encontrar a última versão disponível na seção COM wrapper / Build and resources.

  Após fazer o download descompacte o arquivo ZIP em qualquer pasta e acesse o Prompt de Comando. Navegue até a pasta onde descompactou os arquivos e execute o seguinte comando: regsvr32 Skype4COM.dll (Figura 2). Por padrão a dll fica instalada no diretório C:\Program Files\Common Files\Skype.

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?