Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Language INtegrated Query, mais conhecida como LINQ, e seus conceitos básicos. Através de exemplos práticos, veremos como utilizá-lo a nosso favor e conhecer algumas das funcionalidades disponíveis, para tratar arquivos e documentos XML. Veremos também um comparativo com a maneira antiga de manipular XML no .NET 2.0.


Para que serve

O principal objetivo do LINQ é abstrair o acesso a dados em aplicações desenvolvidas sobre a plataforma .NET, possibilitando assim a interação com bancos de dados, arquivos XML, DataSets, objetos CLR etc. Com o LINQ to XML, podemos ter funcionalidades como: consultar facilmente dados em documentos XML, criar documentos XML, fazer intercâmbio de dados em XML com outros sistemas etc.


Em que situação o tema é útil

O LINQ possibilita que sejam realizadas consultas em qualquer fonte de dados, com a grande vantagem de manter a mesma sintaxe de consulta, o que proporciona um baixíssimo nível de acoplamento em suas aplicações.

Resumo do DevMan

Este artigo abordar o LINQ to XML, uma variação do LINQ para trabalhar com documentos XML. Faremos um comparativo com a forma antiga de manipular documentos XML, bem como ver como gerar e consultar arquivos XML com LINQ.

Uma das grandes novidades da plataforma .NET na versão 3.5, sem dúvida é o projeto LINQ, que traz para a programação maneiras diferentes de acessar e manipular diversas fontes de dados, entre elas podemos citar além de fontes nativas de dados como SQL Server, documentos XML, estruturas de dados, coleção de objetos etc. Sempre usando uma sintaxe parecida com a da linguagem SQL. Neste artigo vamos falar agora de mais um “braço” dessa arquitetura, o LINQ to XML.

Nota do Editor

Para um bom entendimento deste artigo, é ideal que o leitor conheça os fundamentos básicos da XML. Na .NET Magazine, temos um artigo sobre XML publicado na edição 56.

Conhecendo a LINQ to XML

O LINQ to XML é um “conector” de dados do projeto LINQ, específico para manipulação de dados em XML. O LINQ to XML é implementado através do namespace System.Xml.LINQ, apenas a partir da versão 3.5 do .NET Framework.

Nota do DevMan

O namespace System.Xml.Linq contém classes do projeto LINQ para manipulação de XML. Trata-se de uma interface que permite de maneira fácil e eficiente a modificação de documentos XML. Usando o LINQ to XML através de seu namespace System.Xml.Linq, você obterá funcionalidades de classes conforme descrito na ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo