msdn12_capa.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Primeiro Ano da MSDN Magazine no Brasil
por Leonardo Tolomelli e Carlos Hulot

Este último ano foi muito motivador no nosso trabalho de disseminação da plataforma .NET no país, e a revista MSDN Magazine tem sido parte integrante desta iniciativa.  Quando fui convidado a iniciar uma coluna mensal na revista, desde a sua primeira edição, aceitei com grande satisfação. Eu conhecia a edição americana da revista que sempre gozou de prestigio entre seus leitores de todo o mundo. A oferta deste rico conteúdo em português sempre me pareceu uma ferramenta fundamental nesta empreitada de divulgação da nova plataforma. Parabéns para a editora Neofício que acertou em cheio na escolha do nome.

Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade e fazer uma rápida avaliação de como foram estes 12 meses para .NET no Brasil. Não faltaram oportunidades para ouvir e discutir a plataforma .NET com profissionais especialistas na plataforma ou usuários trocando experiências. Foram mais de 100 eventos voltados para a plataforma identificados pela Microsoft, onde mais de 50.000 pessoas assistiram pelo menos uma apresentação de .NET em eventos realizados em universidades, nos auditórios da Microsoft ou através de parceiros.

Aqui estão contabilizados também os 8 eventos DevDays 2003 e o PDC 2004 juntamente com a final mundial da competição acadêmica Imagine Cup no início de julho em São Paulo. Além de eventos de terceiros como o Borland Conference, ClubeDelphi Techweekend, Developer Meeting, o .NET x Java em Brasília e muitos outros por todo Brasil. Não podemos esquecer de contar os shows do INETA, de MVPs, de Segurança e de Mobilidade realizados com o auxílio de grupos de usuários por todo o país. Muitos grupos ainda realizaram seus próprios eventos também contabilizados.

Por falar em grupos de usuários, aqui talvez esteja o maior termômetro para demonstrar a evolução da plataforma nestes últimos 12 meses. Quando a revista foi lançada em novembro de 2003 havia pouco mais de 10 grupos de usuários .NET afiliados ao INETA no Brasil, hoje estes grupos já somam mais de 60, reunindo mais de 10.000 desenvolvedores brasileiros interessados em trocar experiências no uso da plataforma.

Além dos eventos presenciais, iniciamos as atividades de eventos virtuais, através da realização de Webcasts semanais abordando diversos assuntos de interesse. Estes seminários online tem contado com uma presença média de 100 participantes por evento, e posteriormente cerca de 500 downloads das apresentações gravadas que ficam disponíveis no site MSDN.

Puxando um pouco para o meu lado, o site MSDN apresentou grandes evoluções neste período, cuja repercussão positiva pode ser medida através dos números do site. Membros cadastrados cresceram mais de 50% e participação ativa teve crescimento ainda maior. Os fóruns apresentam cerca de 14.000 mensagens por mês e o programa Desenvolvedor 5 Estrelas já possui mais de 7.500 desenvolvedores realizando as provas e quase 5.000 deles com pelo menos uma estrela no programa. Este número é mais do dobro dos 3.200 participantes de 12 meses atrás. Neste período ainda lançamos o cartão Profissional 5 Estrelas como complemento para o nosso programa de pontuação online. Mais de 10.000 cartões já foram entregues aos seus portadores que puderam acumular pontos e trocar pelos prêmios disponíveis na loja virtual. Neste ano mais de 17.000 prêmios foram distribuídos através da loja aos participantes do programa, incluindo livros, produtos, inscrição para participação no PDC/Tech-Ed 2004 e recentemente mais de 300 assinaturas das revistas MSDN Magazine e SQL Magazine.

Muitas novidades ainda foram lançadas para os usuários do site como as provas voltadas para o conteúdo dos CDs técnicos do Visual Basic .NET Resource Kit, do ASP .NET Resource Kit e do CD Segurança no Desenvolvimento de Software. O grande interesse do público na realização destas provas motivou a criação dos selos de especialistas para cada um dos conteúdos. Hoje já somam mais de 330 Especialistas em ASP .NET, 500 Especialistas em Visual Basic .NET e 420 especialistas em Segurança no Desenvolvimento de Software.

Em termos de participação no mercado o ano também foi muito proveitoso e motivador. A publicação de relatório “The State of Technology Adoption” em maio último pela Forrester Research apontou o interesse de 56% das corporações planejam desenvolver aplicações na plataforma .NET, contra 44% em Java. Uma grande participação para uma plataforma com 2 anos de vida somente.

Em outubro um outro estudo está dando pano para manga. A empresa de pesquisas de tecnologia Middleware Research publicou o estudo “Comparing Microsoft .NET and IBM WebSphere/J2EE: A Productivity, Performance, Reliability and Manageability Analysis”, onde os números apontam uma grande vantagem em praticamente todos os pontos abordados para a plataforma Microsoft.

Estamos em um momento de franca adoção da plataforma e que ainda devem durar vários anos. Os próximos meses serão ainda mais produtivos para os desenvolvedores .NET no Brasil, e a revista continuará sendo uma ferramenta essencial para manter os leitores atualizados com o que está acontecendo neste mundo.

Temos muito o que comemorar nesta edição comemorativa de 1º ano da MSDN Magazine, mas talvez a maior comemoração seja o aumento observado na adoção das ferramentas de desenvolvimento Microsoft, e o consequente crescimento da comunidade de desenvolvedores, o que demonstra uma perfeita sintonia entre a plataforma e a necessidade dos desenvolvedores de ferramentas Microsoft. O papel da revista MSDN Magazine neste crescimento se deu de forma atuante através da cobertura e divulgação de novidades e eventos e de seus artigos técnicos extremamente práticos e objetivos. Neste 1º ano  foram divulgados não somente artigos específicos sobre Visual Studio, Visual Studio for Office e MSDN, mas também artigos esclarecendo os pontos importantes das liguagens VB.NET e C# e a criação de aplicativos fazendo uso de recursos. A MSDN Magazine também aguçou a curiosidade de seus leitores ao colocar em suas páginas a próxima versão do .NET Framework e da nova suite de desenvolvimento da Microsoft – Visual Studio 2005 (codinome Whidbey).

Talvez algo que os leitores não saibam é que neste momento esta em andamento o Beta 1 do Visual Studio 2005. Nesta fase do Beta 1 temos aproximadamente 30 empresas brasileiras participando do programa.  O Programa do Beta do Visual Studio de forma geral é dividido em 3 etapas. A primeira (TAP) é dedicada a clientes selecionados que desejam um envolvimento e comprometimento mais intenso com o desenvolvimento em cima da plataforma .NET e com a larga utilização das ferramentas de desenvolvimento Microsoft. Além disto são empresas que tem nas mãos um projeto desafiador e de escopo amplo. Nesta primeira etapa foram escolhidos apenas 100 empresas no mundo todo para participar e seu inicio se deu no começo de 2004. Como não podia deixar de ser, empresas brasileiras foram selecionadas para este seleto grupo de “Early Adopters”. A segunda etapa (Ascend) são para clientes com projetos não menos importantes mas que tem um escopo de desenvolvimento menor. Analogamente a primeira etapa foi escolhida 500 empresas no mundo todo para participar. E mais uma vez as empresas brasileiras foram selecionadas para esta etapa. Está etapa está tendo inicio agora no mês de outubro. A próxima etapa (Touchdown) irá começar no inicio do próximo ano. Está etapa abrangera um número maior de empresas e será a terceira e última etapa. Ela está destinada a um grupo mais abrangente de empresas que queiram ter o primeiro contato com a nova ferramenta de desenvolvimento.

Junto com o Touchdown será lançada o Beta 2 do Visual Studio 2005. Desta forma o Beta 2 é o resultado da ajuda dada pelas empresas e suas equipes e a Microsoft ao participarem dos programas TAP e Ascend. O Beta 2 deve portanto estar disponível a partir do inicio do próximo ano. Ele estará disponível para donwload no site da Microsoft por volta da mesma época. Vale a pena lembrar que o assinante MSDN tem acesso prioritário antes da liberação dos bits para o público em geral.

O Beta 2 é a última etapa antes do lançamento do produto e é nesta fase os ajustes finais serão realizados. O lançamento do Visual Studio 2005 está previsto para 2º semestre de 2005.  Tenho certeza que a revista MSDN dará ampla cobertura a todas estas etapas nas edições futuras.

Tenho certeza que em 2005 teremos grandes novidades e sucessos para a plataforma .NET e suas ferramentas de desenvolvimento e que o leitor da MSDN Magazine contará sempre com esclarecimentos técnicos e informações sobre eventos e lançamentos associados.

Parabéns e feliz primeiro ano de vida a turma da MSDN Magazine. Temos certeza que muitos anos de sucesso ainda mais brilhantes do que este primeiro ainda estão por vir.

Feliz aniversário MSDN Magazine e muitos anos de vida e sucesso no Brasil!!!