Artigo SQL Magazine 69 - Questões sobre banco de dados do concurso do Ipea

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Veja as questões sobre banco de dados do concurso público para o Ipea

[links]Questões sobre banco de dados do concurso do Ipea - Parte 2[/links][rotulo-curso/]

[lead]De que trata o artigo:

Apresentar a correção das questões objetivas com conteúdo de banco de dados do concurso público do Ipea para a carreira de analista de sistemas com perfil de banco de dados.

Para que serve:

O conteúdo apresentado neste artigo serve para treinar candidatos e estudantes de banco de dados para futuras provas e concursos.

Em que situação o tema é útil:

A resolução das questões apresentadas neste artigo é útil para o candidato que almeja seguir a carreira de servidor público em um dos diversos cargos relacionados à área de tecnologia da informação, mais especificamente para aqueles que precisam estudar o conteúdo de banco de dados.

Questões de banco de dados do concurso do IPEA – Resumo DevMan:

A fundação pública Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) abriu um concurso público em setembro de 2008 para diversos cargos de analista de sistema. Neste artigo será apresentada a primeira parte da correção das questões com conteúdo de banco de dados da prova para a carreira de analista de sistemas com perfil de banco de dados. As questões são apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.
Autores: Mauro Pichiliani e Lucas Benevides[/lead]

A fundação pública Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) abriu concurso público em setembro de 2008 para preencher oitenta vagas. Seguindo a tendência atual dos órgãos públicos, o concurso dividiu os cargos de analista de sistemas em três perfis: Suporte de Negócio, Infraestrutura e Banco de Dados. Havia somente uma vaga para o perfil de banco de dados que contou com locais de provas em várias cidades espalhadas por todas as regiões do Brasil. Como requisito para este perfil, os candidatos deveriam ter diploma de ensino superior completo fornecido por um curso de graduação, ou de tecnólogo na área de exatas, que incluem Análise de Sistemas, Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação, Processamento de Dados, Ciência da Computação, e outros cursos fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário oferecido foi de R$ 8.501,05 e o aprovado foi registrado como servidor público regido pelo regime jurídico dos servidores públicos. Como critério de desempate foi necessário comprovar experiência para o cargo, que requer uma jornada de 40 horas semanais divididas em 8 horas diárias.

A instituição organizadora do concurso foi o CESPE (Centro de Seleção e Promoção de Eventos), entidade vinculada à Universidade Federal de Brasília (UnB). As provas para o cargo de analista com perfil de banco de dados apresentou 50 questões que cobravam conhecimentos básicos (português, matemática e inglês) e 70 questões que cobravam conhecimentos específicos. Além destas, havia uma questão dissertativa que cobrou conhecimentos da linguagem SQL. Todas as 120 questões deveriam ser respondidas apenas como C (certa) ou E (errada) e a pontuação foi calculada da seguinte maneira: uma questão correta somava 1 e uma questão errada subtraía 0,5 na pontuação total do candidato. Este detalhe deve sempre ser levado em consideração pelos candidatos a concursos, pois geralmente o fator de correção adotado pelo CESPE é de 1 ponto negativo para cada erro e, neste caso específico, o edital trouxe outro padrão de pontuação, permitindo que os candidatos arriscassem mais caso tivessem dúvidas em alguma questão.

O tempo total para a realização da prova foi de quatro horas e trinta minutos. O edital indicou que os candidatos ao cargo de analista de sistemas com perfil de banco de dados deveriam possuir conhecimentos em redes, sistemas operacionais, programação, lógica, infraestrutura e bancos de dados (Oracle, SQL Server e DB2). No que diz respeito a banco de dados, os candidatos deveriam saber os principais conceitos da teoria relacional e também aspectos práticos, como linguagem SQL, instalação, configuração e administração.

Neste artigo será apresentada apenas a primeira parte a correção das questões com conteúdo de banco de dados da prova para a carreira de analista com perfil de banco de dados. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

[subtitulo]Questões da prova sobre banco de dados[/subtitulo]

60) Nos modelos entidade-relacionamento, para uma dada entidade, cada atributo multivalorado pode ter mais de um valor, enquanto cada atributo monovalorado tem um único valor; cada atributo composto pode ser dividido em partes menores; os atributos derivados podem ser calculados a partir de outros atributos; os tipos entidade fraca têm seus próprios atributos-chave.

Gabarito: Errado

Comentário: A questão cobra conceitos de modelagem de dados. No enunciado notamos que há vários conceitos juntos, o que é típico das provas elaboradas pelo CESPE. Para a questão ser marcada como correta todas as informações têm que estar certas, pois basta que apenas um conceito esteja incorreto para tornar a questão errada.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?