DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
post favorito     comentários

Cadastro de Clientes em C# usando conceitos de ADO.NET – Parte 1

Veja Nesta Quick Iremos criar neste artigo um Cadastro simples de Clientes em Windows Forms usando C# e os conceitos de ADO.NET, como SqlConnection e SqlCommand.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo
 Olá pessoal, irei criar neste artigo um Cadastro simples de Clientes em Windows Forms usando C# e os conceitos de ADO.NET, como SqlConnection e SqlCommand. Com exceção da criação do banco e das tabelas, todo o resto será via código, desde a criação dos métodos de acesso aos dados até os métodos de inclusão, exclusão, consulta e atualização dos dados. Acompanhem:
 Comece criando um novo projeto do tipo Windows Forms em C#. Dê o nome de CadastrodeClientes e clique em OK.


 Agora abra o Server Explorer (CTRL + W + L), clique com o botão direito em cima de Data Connections e clique em Create New SQL Server Database.


 Em Server Name, escolha o nome do seu servidor do SQL, em Log on the Server, deixe como Use Windows Authentication, dê o nome de Clientes ao seu DataBase e clique em OK.
 Você verá que o database foi criado. Expanda-o, clique com o botão direito em Table e clique em Add New Table. Vamos criar a tabela de clientes como exemplo.


  Crie as tabelas como mostra a imagem acima, e lembre-se de deixar a coluna IDCliente como Primary Key, clicando em Set Primary Key no menu acima. Salve a tabela com o nome tbClientes. Lembre-se também de especificar que a coluna IDCliente é Identity, ou seja é identada, terá um número próprio, assim não precisaremos especificá-lo na hora da inserção dos dados. Só alterar a opção, Is Identity, como mostra a imagem abaixo:


 Vamos criar esses 8 campos como exemplo, permitindo valores nulos apenas nas duas últimas colunas.
  Para entender os conceitos de ADO.NET, de início vamos criar no formulário apenas 3 botões, Inserir, Excluir e Atualizar e fazer as instruções SQL via código. Mais a frente faremos a consulta aos dados inseridos por meio do controle DataGridView, do Visual Studio. Dito isto, crie 3 botões no formulário, como mostra a imagem a seguir:


 Nas propriedades dê os nomes, em Name, de btnInserir, btnExcluir e btnAtualizar. Dentro do código do botão Inserir, será necessário passar a string de conexão do banco de dados. Dica: para não ter que digitar a string na mão, abra o Server Explorer, clique com o botão direito no Database Clientes e clique em Properties. Na opção Connection String, copie e cole a string de conexão para o parâmetro do SqlConnection, como a imagem nos mostra:


Segue abaixo todo o código comentado do botão Inserir:


 O código foi inteiramente comentado, mais de qualquer forma vou explicar os pontos importantes. Dentro do botão Inserir coloquei um try/catch para capturar algum erro que possa acontecer. Comecei instanciando o SqlConnection, passando a ele a string de conexão, depois instanciei o SqlCommand, atribuindo a ele o SqlConnection. Depois, usei o método CommandText, do SqlCommand, para fazer a instrução SQL, só que ao invés de passar diretamente os valores dentro dele, eu passei apenas os parâmetros, como uma forma de segurança dos dados. Assim minha instrução SQL fica parametrizada, pelo uso do arroba (@) + o nome da coluna da tabela.
 Logo após, passei os valores por meio do método AddWithValue, pertencente ao método Parameters, do SqlCommand. Nele, que espera dois parâmetros, que são os parâmetros declarados no INSERT e os valores em si, foram passados os valores das colunas, com exceção da coluna ID, que como é Primary Key não precisa ser passado nenhum valor.
 Após isso, abro minha conexão por meio do método Open, uso o ExecuteNonQuery, que é perfeito para inserção no banco, já que a mesma não nos retorna dados(a usamos também para fazer Update e Delete) e fecho a conexão.
 Apenas para fins didáticos uma breve explicação dos 4 tipos de execuções que tenho no SqlCommand:
ExecuteNonQuery() – executa uma instrução que não retorna dados, por exemplo um INSERT ou UPDATE.
ExecuteReader() – usado para fazemos um SELECT que retorne um DataReader.
ExecuteScalar() – usada quando a consulta retorna apenas um valor, que é obrigatoriamente a primeira linha da primeira coluna.
ExecuteXmlReader() – usada para nos retornar um objeto do tipo Xml Reader.
 Finalizando nosso código, coloquei um MessageBox para informar ao usuário que a inserção funcionou. Salve seu projeto e, antes de compilar, coloque um Breakpoint no começo do código, como mostra a imagem a seguir:


 Agora compile e teste linha a linha nosso código. Se tudo foi feito como no exemplo, aparecerá a mensagem dizendo que a inclusão foi realizada com sucesso.


 Para ter certeza, abra o Server Explorer, vá ao seu Database, vá na Tabela de Clientes, clique com o botão direito em cima dela e clique em Show Table Data. Deverá aparecer uma tela como essa:


 Agora vamos codificar o botão de Excluir. Os conceitos de ADO.NET, são praticamente os mesmos, só vai mudar a instrução SQL. Faça o código como abaixo:


 Como você pode perceber, muda pouca coisa em relação aos códigos do botão de Inserir. Antes de rodá-lo, insira mais alguns dados na tabela, para que a mesma não fique sem dados. Salve, compile e teste para ver se tudo saiu Ok.
 Finalizando, vamos fazer o método referente ao botão Update, que também só será alterado a instrução SQL, já que vamos atualizar os dados já existentes. Dê dois cliques nele e insira o seguinte código:


 Neste exemplo alteramos somente o Endereço, Telefone e Email, mais você pode alterar todos os campos se assim achar necessário. Salve, compile e veja o resultado na sua tabela.

Antes do Update:


Depois do Update:


 Com isso, termino aqui a 1ª parte de nosso artigo que explora o uso dos conceitos de ADO.NET com C#. Na próxima parte de nosso artigo, iremos usar o controle DataGridView em nosso projeto.

 Abraços.
 Até o próximo artigo!


Tecnólogo em Análise de Sistemas, atua na área de Desenvolvimento .NET com aplicações Web a 2 anos, onde trabalha atualmente com a linguagem C# usando a tecnologia ASP.NET, no desenvolvimento em camadas usando o banco de dados SQL [...]

O que você achou deste post?
Conhece a assinatura MVP?
Publicidade
Serviços

Mais posts