Começando do ZERO! - Parte 02

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (2)

Definindo recursos necessários para criar uma aplicação .NET.



Para muitos desenvolvedores e estudantes o mundo das aplicações móveis ainda é um terreno obscuro e caro. As ferramentas para desenvolvimento, o custo com treinamentos entre outros fatores são muitas vezes barreiras difíceis para quem está começando do zero. Dentro deste contexto esta matéria é para as pessoas que querem muito encarar este novo mundo de tecnologias móveis, mas ainda não encontraram o caminho mais adequado.

 

Neste artigo só vamos utilizar aplicativos que possam ser baixados livremente da internet. Nosso objetivo será dar uma visão geral da plataforma .NET usando como foco os recursos disponíveis para desenvolvimento de aplicações móveis sem o investimento em poderosas ferramentas como o Visual Studio da Microsoft.

 

Mas as informações aqui colocadas só servem de ponta pé inicial para um longo processo de aprendizado. Existem muitas variantes no desenvolvimento de aplicações distribuídas que devem ser bem consideradas antes do inicio de um projeto. No final do artigo existem fontes alternativas de pesquisa e leitura.

 

Para começar vamos definir os requisitos mínimos de hardware e software para montar uma estação de trabalho capaz de desenvolver aplicativos utilizando a tecnologia .NET como plataforma padrão.

Recursos necessários para criar uma aplicação .NET

Na prática só necessitamos do .NET Framework instalado para que possamos começar a desenvolver nossas soluções. Porém o uso de um aplicativo específico para desenvolvimento .NET é altamente recomendado. Como nosso objetivo inicial é simplesmente definir os principais conceitos desta plataforma, vamos começar escrevendo uma aplicação bem simples no bloco de notas e compilando em linha de comando.

1.            Baixe os arquivos da internet:
 a.         Microsoft .NET Framework Redistributable 1.1;

 b.         Microsoft .NET Framework SDK;

2.            Você pode encontrar os arquivos no site da Microsoft (www.microsoft.com/downloads). Aproximadamente 140 MB.

3.            Ou se preferir:

 

 a.          Digitar o link direto para baixar o .NET Framework Redistributable 1.1: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=262d25e3-f589-4842-8157-034d1e7cf3a3&displaylang=en (figura 1.1)

net-07-04-2008pic01.JPG

4.            Digitar o link direto para baixar o .NET Framework SDK: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=9b3a2ca6-3647-4070-9f41-a333c6b9181d&displaylang=en (figura 1.2)

net-07-04-2008pic02.JPG

Depois de baixar os arquivos é só instalar primeiro a versão Redistributable e depois o SDK.

 

Atenção: Existem 3 versões disponíveis do .NET Framework:

1.            Microsoft .NET Framework SDK 1.1: Versão para o desenvolvedor com todos os comandos de linha e documentos de exemplos.

2.            Microsoft .NET Framework Redistributable 1.1: Versão que pode ser redistribuída com as aplicações.

3.            Microsoft .NET Compact Framework 1.0 SP3 Developer Redistributable: Versão para aplicações distribuídas em dispositivos móveis.

Um pequeno exemplo de uma aplicação console em C#

Abra qualquer editor de textos como o bloco de notas e digite:

using System;

 

namespace Exemplos

{

         class exemploConsole

         {

                   static void Main()

                   {

                            Console.WriteLine("Pronto um aplicativo em C Sharp rapidinho!");

                            Console.ReadLine();

                            return;

                   }

         }

}

A linguagem C# é case sensitive (sensível a letras maiúsculas e minúsculas). Por isso, digite o texto exatamente como no código acima. Observe os pontos e vírgulas no final das linhas. Crie uma pasta C:\ExemplosCSharp e salve seu arquivo com o nome de ExemploConsole.cs (extensão padrão).

 

O compilador em linha de comando do C Sharp é encontrado na pasta:

 

C:\WINDOWS\Microsoft.NET\Framework\v1.1.4322\csc.exe

 

O número da última pasta pode mudar de acordo com as atualizações do .NET Framework. É uma boa prática adicionar o diretório do compilador do Csharp ao PATH.

 

Para compilar digite:

 

C:\ExemplosCSharp>C:\WINDOWS\Microsoft.NET\Framework\v1.1.4322\csc ExemploConsole.cs

 

Microsoft (R) Visual C# .NET Compiler version 7.10.3052.4

for Microsoft (R) .NET Framework version 1.1.4322

Copyright (C) Microsoft Corporation 2001-2002. All rights reserved.

 

O compilador irá criar um arquivo executável com o mesmo nome de seu arquivo e extensão EXE. Execute o novo executável e veja o resultado:

 

C:\ExemplosCSharp>ExemploConsole [Enter]

Pronto um aplicativo em Csharp rapidinho!

 

 

C:\Materias\WebMobile1\Codigos>

 

Todo o desenvolvimento de aplicações .NET pode ser feito em um simples editor de texto. Mas já existem para download muitos geradores de códigos e ferramentas para desenvolvimento gratuitas na WEB.

ASP.NET com o Web Matrix

Agora que já criamos uma aplicação console vamos seguir em frente e criar páginas WEB utilizando ASP.NET. Para isso vamos utilizar um software para desenvolvimento que pode ser baixado da página www.asp.net o ASP.NET Web Matrix. São necessários alguns passos para iniciar o download, siga-os corretamente, baixe o arquivo (aproximadamente 1.30 Mb) e instale.

O ASP.Net é uma grande plataforma de desenvolvimento para dispositivos móveis. É importante observar que as páginas móveis podem abrigar vários formulários com diferentes ID’s. Isto é de fundamental importância para garantir um melhor desempenho nas aplicações que rodam e celulares com baixas taxas de transferência. Execute o WEB Matrix e siga os passos a seguir para criar uma pequena aplicação móvel.

Assim que iniciamos o Web Matrix uma caixa de diálogo bastante simples é exibida, conforme a figura 2.1.

1.            Escolha o tipo de aplicação que vamos criar. Neste caso será uma página para dispositivos móveis. Clique no Template (Modelo) Mobile Pages .

net-07-04-2008pic03.JPG

2.            Clique no ícone Mobile Page ao lado. Digite uma localização para sua primeira página web para dispositivos móveis e o nome de ExemploMobile.aspx.

3.            Na opção opção Language (Linguagem) escolha C# e clique no botão OK.

4.            O WEB Matrix irá criar um novo arquivo ExemploCelular.aspx no diretório que você informou na caixa Location (Localização). Observe que a extensão do arquivo não é mais .ASP e sim .ASPX.

A interface do WEB Matrix

O WEB Matrix possui uma interface muito semelhante ao Visual Studio da Microsoft. No lado esquerdo você pode encontrar a Toolbox (Caixa de ferramentas) com os objetos disponíveis para construção de páginas móveis. No lado direito você encontra as janelas Workspace (Espaço de trabalho) com os arquivos de sua solução e a janela de Properties (Propriedades) dos objetos (figura 2.2).

net-07-04-2008pic04.JPG

Um pequeno exemplo de uma aplicação ASP.Net

Utilizando este arquivo vamos criar um pequeno exemplo de página WEB para celulares. Primeiro observe que já existe no seu projeto um controle Form1 especifico para este tipo de aplicação.

1.            Vamos inserir mais dois controles Forms. Para fazer isso clique no controle Form da Toolbox e arraste para o Design do seu projeto (Figura 2.3).

2.            Agora clique no Form1 e digite: “Minha Solução Móvel” e pressione SHIFT + ENTER.

3.            Da Toobox arraste dois controles Link  para o Form1. Clique no primeiro Link e na janela Properties (propriedades) localize NavigateUrl , mude esta propriedade para o Link apontar para o #Form2. Mude também a propriedade Text para Menu 1.

4.            No segundo Link mude a propriedade NavigateUrl para apontar para o #Form3 e a propriedade Text  para Menu 2.

5.            Agora clique no Form2 e digite: “Meu primeiro menu”, pressione SHIFT + ENTER, da Toobox arraste um controle Link para o Form2. Clique no controle e mude a propriedade NavigateUrl para apontar para o #Form1, e a propriedade Text para Voltar.

6.            Agora clique no Form3 e digite: “Meu segundo menu”, pressione SHIFT + ENTER, da Toobox arraste um controle Link para o Form3. Clique no controle e também mude a propriedade NavigateUrl para apontar para o #Form1, e a propriedade Text  para Voltar.

7.            Sua aplicação deve ter ficado como na figura 2.3.

net-07-04-2008pic05.JPG

 

Para rodar sua aplicação utilizando o IIS como servidor, acesse o menu View escolha a opção Start  ou simplesmente pressione F5. Uma janela como a figura 2.4 será exibida. Clique em Use or create an IIS virtual root (Usar ou criar um diretório virtual IIS). Digite um nome para o seu diretório virtual por exemplo GoMobile e clique no botão Start. Veja seu pequeno aplicativo ASP.Net executar no seu browser.

 

Para visualizar sua página utilizando um emulador de páginas WAP uma boa opção é o Openwave 7.0 distribuído livremente para download no site http://developer.openwave.com. Quando você executar o emulador uma tela como a figura 2.5 será exibida. No link digite o mesmo endereço que apareceu no browser quando você executou sua aplicação pelo Web Matrix usando o IIS como provedor.

net-07-04-2008pic06.JPG

Utilizar emuladores para testar as aplicações móveis em diversos modelos de dispositivos é uma prática bastante aconselhável. Existem uma variedade enorme de emuladores WAP, Pocket PCs, Smartphones e etc... que podem ser obtidos na internet. Muitas vezes é possível até executar emuladores pela WEB sem haver a necessidade de baixar qualquer arquivo.

Windows Forms com o SharpDevelop

Como os aplicativos que utilizam Windows Forms são essenciais e muito adequados para soluções baseadas no Windows 2003 Mobile Second Edition sistema operacional que roda em Pocket PCs e Smartphones. Vamos falar de uma ferramenta para desenvolvimento conhecida como #Develop, abreviação para SharpDevelop. Este aplicativo pode ser obtido no site http://www.icsharpcode.net/OpenSource/SD/Default.aspx.

Embora o C# seja especialmente adequado ao desenvolvimento de aplicações WEB, sua versatilidade permite que ele seja igualmente produtivo no desenvolvimento de soluções para “clientes ricos” ou “clientes gordos”. Porém é importante lembrar que para este tipo de aplicações o Visual Studio é praticamente imbatível e deve ser seriamente considerado dependendo do tamanho do projeto.

Conclusão

Vimos que a plataforma .NET é extremamente versátil e inovadora e que já existem muitas ferramentas para desenvolvimento disponíveis para download sem custo inicial. Isto facilita muito a condição de estudantes e desenvolvedores que querem começar do zero a criar aplicações distribuídas para dispositivos móveis e muito mais.

Fontes de pesquisas alternativas

Revistas MSDN

www.asp.net

www.msdnbrasil.com.br

www.sourceforge.net

 

 

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?