Como Configurar o Servidor de Aplicação

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja neste artigo de Bruno Lichot, como configurar um servidor de aplicação passo a passo.

Passo a Passo

 

Muitos dos meus alunos e pessoas que conversam comigo diariamente, me perguntam como configurar o servidor de aplicação COM+ e como configurar o cliente de uma aplicação Multi-Camadas. Com o intuito de ajudar a comunidade e divulgar a tecnologia, vamos a uma série de pequenos artigos que irão demonstrar como solucionar essas questões do desenvolvimento N-Tier.

Não abordaremos neste momento a criação de um Application Server em COM+ em virtude da edição número 46 da ClubeDelphi ser totalmente voltada para este tema.

Depois de criada e compilada a aplicação que será a nossa camada de acesso a dados e regras de negócio, devemos registra-lo no serviço de componentes do windows para ativar o seu uso por parte da aplicação cliente através do COM+.

Abra o Serviços de Componente no Painel de Controle em Ferramentas Administrativas.

 

No serviço de componentes, em Aplicativos do COM+, clique com o botão direito do mouse e no menu popup, escolha opção Novo e Aplicativo.

Escolha a opção Criar um aplicativo vazio e configure como mostrado abaixo.

Todo serviço para ser executado precisa de direitos sobre os recursos utilizados, por isso se faz necessário associar um usuário ao serviço a ser configurado.

Expanda a aplicação criada, selecione a pasta componentes e dê um clique com o botão direito do mouse. Selecione a opção Novo e em seguida, componente.

 

Selecione a opção Instalar novo componente e siga as configurações abaixo.

 

Selecione a DLL gerada pelo projeto da aplicação servidora já criada para ser registrada.

 

Agora, com o servidor de aplicação configurado, o próximo passo é fazer com que os clientes consigam fazer uso deste. Mas esse é o assunto da próxima matéria.

Um grande abraço e até semana que vem.

 

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?