Uma coisa pertinente e que não escapa aos olhos de quem já leu pelo menos cinco linhas de algum texto histórico, é que o avanço da tecnologia é inevitável. Ela está lá, a evolução tecnológica, para facilitar a vida do ser humano, dizer o contrário disso é fugir da realidade que nos cerca.

Neste artigo serão mencionadas as 10 profissões do futuro que serão norteadas devido, principalmente, à evolução da Inteligência Artificial e como o mercado de trabalho ficará aquecido por conta disso. Sempre lançando mão das habilidades e a importância de adquirir o conhecimento no que diz respeito à programação.

Adaptar para evoluir

Desde 1870 o que tinha de moderno para a elaboração de documentos de maneira rápida e dinâmica eram as máquinas de datilografia. Esta tecnologia demorou bastante tempo no mercado. Saber manuseá-la era uma habilidade valiosa. Contudo, a partir dos meados de 1980 esta tecnologia, gradativamente, foi se tornando obsoleta e cedendo lugar aos computadores. Inúmeras pessoas que se especializaram nesta profissão no momento da queda da inutilização dessas máquinas se viram desamparadas e com a sensação de que haviam jogado dinheiro fora.

Adaptar é preciso

Porém isso não foi a perspectiva de todos, sempre tinham aqueles que estavam de "olhos vivos" nos avanços tecnológicos e com vontade de se destacarem no mercado de trabalho. Não viram a transformação da tecnologia como um declínio profissional, mas como uma oportunidade promissora. O segredo agora era especialização. Os estagnados, com medo do futuro, procrastinaram diante do novo, sendo assim, deixaram o "caminho livre" para os que não se deixaram procrastinar.

Se adaptar ao novo, que é uma realidade constante, não é nada mais do que evoluir nos estudos e não deixar nenhuma oportunidade de trabalho passar e não deixar dinheiro à mesa.

Assim, como toda a água, para chegar à sua torneira, não importando a sua origem, seja um poço ou algum distribuidor, precisa passar pelas tubulações – do mesmo modo, sem a programação, não é possível "alimentar", ou seja, dar os "nutrientes" necessários para a maioria destas 10 profissões, mencionadas no título, para que sejam eficientes e atendam à demanda de modo satisfatório.

Não saber programação, sem sombra de dúvida, é uma estagnação profissional e pessoal. O seu sucesso financeiro e os meios de proporcionar o melhor para você e aos seus estão travados por não saber esta habilidade tão essencial e muito bem paga hoje no mercado de trabalho.

Por isso, pensando no que se esperar sobre as profissões que estarão no topo das mais requisitadas, o Fórum Econômico Mundial, por meio do The Futures of Jobs, divulgou a tendência, não só, mas o raiar de um futuro que já chegou, das habilidades essenciais que irão tocar as funcionalidades do mundo tecnológico do qual fazemos parte - e nem sequer imaginamos este mundo sem esta complexidade moderna - que torna a vida daqueles que usufruem das tecnologias à disposição, muito mais fáceis. Afinal de contas, para isso é que existem tecnologias, para facilitar a vida do ser humano.

A programação é indispensável para o sucesso profissional e pessoal

Furar a bolha da falta de habilidades na área da programação é o primeiro passo para galgar uma entre as dez carreiras mais importantes do Planeta.

Destrave o seu conhecimento que te possibilite a seguir uma das carreiras a seguir.

Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning

Quem nunca viu alguns monumentos arquitetônicos sendo destruídos diversas vezes em filmes diferentes? Ou ainda, um pouco mais difundido, as manipulações de imagens para pôr em alguma rede social? Quem já se deparou com alguma máquina aprendendo uma série de coisas, e a partir destes aprendizados consegue tomar decisões e até vencer, em muitos jogos, os melhores jogadores do mundo?

Inteligência Artificial

Para estas perguntas retóricas, cabe uma resposta simples: difícil, pelo menos, é não ter acesso a alguma notícia sobre estes assuntos. Mas quem torna tudo isso possível?

Para tal processamento, se faz necessário a atuação de programadores. A Inteligência Artificial (AI) só evolui porque há uma inteligência humana programando todos os procedimentos a serem executados. Isso também vale para a Machine Learning, que foi programada para aprender.

Estes profissionais que se propõem e se dedicam a estas tarefas são muito bem remunerados, com salários bem acima da média do convencional.

Analistas de business intelligence (BI)

Não há nada mais importante para um empreendedor do que os resultados financeiros serem positivos. Estes profissionais têm esta missão, apontar o caminho certo que estanque a saída de dinheiro que não leva a um retorno satisfatório e propor caminhos novos para aumentar a receita das empresas. E para que isso ocorra este profissional terá que ter familiaridade com sistemas de software e conhecimento em programação. Isso é para não ficar perdido quando for trabalhar com banco de dados e saber exatamente o que irá fazer, tomar as decisões assertivas. Isso envolve as habilidades de um programador.

Lembre-se, um profissional completo em suas habilidades, nunca é esquecido pelo mercado de trabalho.

Analistas e cientistas de dados

O profissional dessa área tem por finalidade analisar uma grande quantidade de dados, processá-los e interpretá-los. Para entender melhor isso, basta pensar em um simples gesto que é passar o cartão para fazer uma compra, neste processo inúmeras informações serão analisadas até a aprovação da compra. Escapar da ciência de dados só é possível pela completa inutilização das tecnologias por alguma determinada pessoa.

Analista de dados

Quem trabalha ou pretende trabalhar nesta área precisa saber programar. Sem este conhecimento não poderá tocar seus projetos.

Especialistas em Big Data

Não adianta tentar fugir à realidade, a programação domina o mundo. Este é mais um exemplo de uma área de atuação que utiliza códigos para desenvolver tarefas e pôr o trabalho em dia. Os profissionais são capazes de analisar dados sem nenhum tipo de estrutura.

Por este tipo de profissional o mercado paga ótimos salários. Dada a sua importância em uma simples utilização em smartphones, devido a muitos aplicativos que tornam a funcionalidade destes aparelhos eficientes. Este profissional é muito bem requisitado.

A maioria das profissões do futuro necessitam de programação

Segue a lista das 10 maiores profissões que serão mais requisitada (algumas já comentadas), em um futuro que já começou, no mercado de trabalho, das quais as linguagens de programação são imprescindíveis para a maioria delas:

  1. Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning
  2. Especialistas em sustentabilidade
  3. Analistas de business intelligence (BI)
  4. Analistas de segurança da informação
  5. Engenheiro de fintech
  6. Analistas e cientistas de dados
  7. Engenheiros robóticos
  8. Especialistas em Big Data
  9. Operadores de equipamentos agrícolas
  10. Especialistas em transformação digital

Não fuja à Realidade

Estas foram as carreiras que o Fórum Econômico Mundial mencionou, nas quais, em sua maioria, precisam de linguagens de programação para execução correta das tarefas propostas. Vale ressaltar, que ficar fora desta evolução é não se integrar com os mecanismos que tornam o mundo atual possível. Hoje não é mais preciso ir a uma banca de jornal para ler um artigo como este. Tudo chega aos consumidores por meio das linguagens de programação.

A partir disso, o Fórum Econômico Mundial só constatou uma realidade crescente pela ótica do próprio mercado. O "curso do rio" para onde o caminho tecnológico está indo já foi dito – como no passado, quando as máquinas de datilografia se tornaram obsoletas – quem nadou a favor da correnteza se tornou peça importante no mercado de trabalho.

Mas o que fazeremos agora, seguir o curso do rio e trilhar um caminho profissional de sucesso ou nadar contra a correnteza da evolução tecnológica e encalhamos na estagnação profissional e financeira?

Se você está lendo este artigo a sua resposta é clara.

Por isso aqui na DevMedia, que já direcionou mais de 100 mil alunos nos últimos 20 anos na direção certa do caminho tecnológico para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, você aprenderá programação de modo eficiente, e munido desta habilidade, será uma peça valiosa no mercado de trabalho.

Não perca mais tempo!

Venha ser família DEV.