Existem diversas maneiras para responder essa pergunta, logicamente, a maioria delas acabam sempre afunilando para perspectivas financeiras. Não existe nada mais verdadeiro do que afirmar que o mercado da programação é extremamente aquecido e carece de mão de obra qualificada, logo os salários são extremamente atraentes. Mas por qual motivo isso ocorre, por que a programação é tão importante neste mundo globalizado e complexo que demanda por agilidade e dinamismo?

Ao final desse artigo você compreenderá o quão são necessárias as digitais de um programador para as funcionalidades do processo tecnológico do mundo globalizado atualmente.

Pedreiro

Se imagine neste momento caminhando por uma grande metrópole, uma cidade global, como a grande São Paulo. Agora, neste cenário imaginário não existem pedreiros e nem mestres de obra, como seria a sua experiência nesta cidade? Como um pequeno recorte deste cenário, pegue toda a organização de um shopping nesta cidade (sem pedreiro e sem mestres de obra) – e na sua imaginação tente montar toda a estrutura deste prédio, com suas lojas, praça de alimentação e estacionamento sem a sustentação dos alicerces, das paredes e sem a proteção do teto. Difícil de imaginar isso, certo! Pois é, seria um mundo de caos. E sem programador, como seria?

Como seria o mundo sem programação?

Seria o mesmo caos do mundo físico sem um pedreiro. Navegar na rede não seria possível; os grandes mercados não estariam vendendo neste momento; nem o maior site de busca do mundo não funcionaria, você não encontraria o que desejasse na Internet; sem contar as redes sociais.

Aprenda já programação

Em palavras simples, diríamos que sem programação não teríamos funcionalidades!

O mercado gira em torno da programação, vemos isso nas bolsas de valores, aplicativos para transporte automotivo, delivery, movimentações financeiras, jogos (seja online ou não), sites de repartições públicas, ensino EAD, entre outras infinidades de funcionalidade que são extremamente essenciais para a manutenção da vida da população moderna, não só na nossa nação, mas no mundo inteiro. Isso torna tudo muito conectado de um modo veloz e eficiente. Um programador é uma peça fundamental neste elo entre as engrenagens dos códigos de programação e a satisfação do uso dos sistemas pelos usuários em qualquer parte do Planeta.

O programador é quem fornece o "oxigênio", ou seja, o "combustível" para o motor deste mundo cada vez mais conectado funcionar.

Não aprender programação não é uma opção

Aprender programação deixou de ser uma opção há muito tempo. Veja, como seria para você se fosse extremamente dependente de outras pessoas, em tudo precisasse da leitura delas para saber o básico das funcionalidades da realidade onde você está mergulhado? Seria como ser dono de uma imensa biblioteca, mas a única coisa que conseguiria é apreciar as belas capas dos livros, mas lê-los não poderia. Por isso, aprender programação não é uma opção, mas uma necessidade urgente. É uma habilidade tão importante quanto aprender inglês.

Pense em uma coisa: se uma pessoa é totalmente leiga quando o assunto é automóvel, que não entende o mínimo das funcionalidades do seu carro, o que pode ocorrer? Veja em um exemplo simples que pode acontecer com qualquer proprietário de um meio de transporte particular: em uma emergência, por falta de energia contínua da bateria, embora tendo os cabos para efetuar uma manobra emergencial, não saberia ligar os polos negativos e os polos positivos entre duas baterias distintas para funcionar o seu automóvel. O que quero dizer com isso? Assim como para entender um pouco do seu próprio carro não precisa ser um mecânico profissional, porque é uma necessidade básica, do mesmo modo, mas com mais urgência ainda, é preciso entender de programação. Por que é mais urgente? Porque você está a maior parte do seu tempo usando todos os recursos que um programador produz. Saber programar é vital para a saúde da sua empresa, dos aplicativos que você usa e de todas as movimentações que você exerce nas redes.

Ter noção das coisas é primordial

Essa habilidade crucial, além de tudo isso, te torna um profissional extremamente requisitado no mercado.

Hoje, as pessoas estão com os olhos o tempo todo nos smartphones, em outras palavras, estão olhando e validando o trabalho de algum programador. Não há um profissional tão essencial para o funcionamento do mundo, mas ao mesmo tempo tão escasso.

Um exemplo bem tranquilo, você mesmo pode responder isso para si: como seria sua vida sem os programadores do Google? Ainda melhor, sem os programadores das plataformas dos streamings, onde estariam as séries de sucesso que você gosta?

Tudo isso, na verdade, não passa de um início de um efeito avalanche, que com o avanço da tecnologia tende a evoluir, como um pequeno floco de neve que se transforma em um grande fenômeno que não tem como mais retroceder. Desta forma, se para o programador o momento é muito bom, no que diz respeito ao mercado de trabalho, em um futuro muito próximo, será brilhante.

O que fazer para aprender o essencial?

Mas, para adquirir esta habilidade se faz necessário seguir uma trilha certa, para não aprender de forma errada e perder tempo. Não dá para trabalhar o acabamento de uma casa sem antes ver a estrutura para mantê-la em pé e não desabar. Da mesma forma, é preciso alicerçar o seu conhecimento no mundo da programação para assim construir o seu caminho adequado para a aquisição desta habilidade, que é extremamente fundamental no mundo moderno.

Aprenda com a DevMedia

Por isso a DevMedia, pioneira na formação de programadores, com mais de 20 anos de experiência, traçou um caminho de sucesso validado por mais de cem mil alunos, no qual você vai trilhar agora.

Seja agora um programador essencial que faz girar as engrenagens do mundo moderno.

Seja família DEV.