A idéia de escrever este artigo me veio com algumas pessoas (fóruns que participo) que questionavam em como entrar para este mercado. Então, ajudando algumas delas, adquiri um conhecimento que até então não tive oportunidade de repassar. Aqui, não vou ensinar alguém a programar jogos para celulares (quem sabe, outro artigo no futuro), mas sim, ensinar como entrar neste mercado.

Amigo, se realmente quer entrar neste ramo, o de jogos para celulares, esta é a hora. Grandes empresas como a Gameloft e Glu Mobile instalaram suas bases no Brasil, isso significa que vão precisar de mão de obra qualificada, é aí que você entra.

Inicialmente, vou dar um breve resumo do que é o mercado de jogos mobile no mundo. O Japão, está muito a frente do resto do globo, mas é fácil entender o por que: Celulares de última tecnologia e acessível ao bolso da maioria da população, uma conexão móvel de dar inveja, barata, e um povo que tem adoração por jogos, juntando todos estes ingredientes, temos então o maior mercado do mundo. Logo em seguida, os EUA e depois, a Europa.

Para você entender o quão complicado é entrar neste mercado, no Brasil, em meados do ano passado (2006), a Meantime Creations, de Recife, era a maior fabricante de jogos de celulares da América Latina, pasmem, com 120 pessoas! Isso mesmo, 120 pessoas contando toda empresa: diretores, designers, engenheiros, qualidade, suporte e tudo mais. É um mercado restrito, não é como programar para web, onde, neste ramo, só a IBM contrata algumas centenas de engenheiros por ano. Então, se quer fazer jogos para celulares profissionalmente, prepare-se para uma boa briga com seus concorrentes!

Agora, vamos ao que interessa, um passo a passo para você entrar em uma empresa de jogos de celulares (isso não exclui de se tornar um desenvolvedor independente, mas isso já é assunto para um outro artigo, onde pretendo falar de como publicar seus próprios jogos).

  1. Comece fazendo um bom jogo (outra idéia para um bom artigo, o que é um bom jogo para celular? No momento, vamos entender que você saiba o que é um bom jogo).

    A ideia parece simples, mas mesmo assim, vale lembrar. Para entrar em qualquer mercado, é bom ter alguma experiência, se você não teve a sorte de já ter participado de algum projeto de jogos, vai ter que mostrar que sabe fazer, nada melhor do colocar a mão na massa. Comece com um jogo simples, mas que mostre que você saiba programar.

    Tetreos
    Jogo Tetris, um dos maiores sucessos do mundo, também nos celulares
  2. Mostre seu jogo. Sempre há concursos que premiam os melhores jogos. A Motorola lançou um concurso que premiará o melhor jogo para ficar incluso no celular K1, ou seja, todos que comprarem este celular, vai ver o jogo, quer melhor coisa do que isso? Os olhos das grandes empresas são voltados para estas oportunidades de bons desenvolvedores.
    Jamdat Bowling
    Jogo Jamdat Bowling, um dos jogos mobile mais vendidos no mundo
  3. Conheça o mercado. Que jogos você já jogou de nossa empresa? E de qual gostou mais? Esta é uma pergunta que, invariavelmente, irão fazer em alguma entrevista, então, nada melhor do que conhecer o mercado, jogar DEMOS e ter opinião própria sobre cada um deles. Ninguém vai colocar um desenvolvedor que não gosta de corridas de carros para desenvover um jogo de Fórmula 1, isso prejudica o jogo. Fique por dentro do mercado, do que está rolando e tudo mais.
    Tornado Mania
    Jogo Tornado Mania, da Digital Chocolate, um dos melhores de 2006
  4. Participe de comunidades. Como dito antes, o mercado de jogos mobile é muito restrito, vale a pena se cadastrar em fóruns e listas sobre este assunto e, claro, ser ativo. Alguém pode lembrar de seu nome quando uma vaga surgir, nada melhor do que uma boa indicação.
    Gamasutra
    Gamasutra, um dos maiores sites de jogos
  5. Um bom currículo. É claro que, o currículo, de preferência deve ser feito em inglês. Nele, coloque sua paixão por jogos, o por que realmente se interessa por isso. Para os avaliadores, não pode ser apenas alguém que entenda de jogos, tem que haver uma vontade a mais. Um desenvolvedor apaixonado por jogar vai fazer de tudo para que o jogo fique mais divertido, por que ele é o primeiro jogador.
  6. Distribua seu currículo. Hoje em dia, existem muitas empresas no Brasil e no mundo para este mercado, procure na internet estas empresas e envie seu currículo com uma boa carta de apresentação. Vale a pena também colocar seu jogo anexado, muitas empresas querem avaliar a maneira que você codifica.
Nota: Não é apenas nas grandes empresas que se fazem bons jogos, então, se você é iniciante, vale a pena entrar em uma empresa pequena para enriquecer seu portifólio.

Espero ter ajudado. Agora é com você. Antes de mais nada, divirta-se construindo jogos, por que, no final das contas, isso é que importa, carreira e dinheiro sãoconsequências menos importantes.:)

Em breve pretendo falar sobre a carreira em empresas de jogos mobile (programador, produtor, projec leader, game designer,etc.)