Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre novidades.
Conhecendo a nova certificação Java Programmer
A certificação Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer foi reformulada e este artigo apresenta as novidades da certificação, que é composta de dois exames, abordando cada um dos tópicos e apresentando exemplos de questões com as respectivas explicações com o objetivo de auxiliar o interessado a se certificar e também prover aprendizado de detalhes que podem passar despercebidos no dia a dia do profissional.

Em que situação o tema é útil
Este tema é útil para a obtenção da certificação e no conhecimento de mais detalhes sobre a plataforma mediante a apresentação dos tópicos e exemplos de questões dos exames Java SE 7 Programmer I e Java SE 7 Programmer II.

As certificações providas pela Oracle representam uma habilitação internacional e oficial nas quais o detentor da tecnologia credencia o profissional como conhecedor de seus produtos. Vale ressaltar que o mercado de trabalho reconhece os candidatos certificados, e algumas empresas eliminam até mesmo a realização de prova técnica em seus processos seletivos mediante a apresentação da certificação. No mercado brasileiro, a certificação oficial é um diferencial ainda maior para empresas que participam ou desejam participar de licitações públicas, visto que em vários casos é exigido um número mínimo de profissionais certificados.

A certificação também é muito útil para a colocação de um candidato que está iniciando no mercado de desenvolvimento ou para o profissional de outra linguagem que deseja uma oportunidade na plataforma Java

Independente do título fornecido pela certificação, o estudo para realização do exame possibilita um grande aprendizado que será aproveitado pelo profissional no exercício de suas atividades. Os tópicos selecionados como foco de uma certificação podem servir como um roteiro de estudo, que em geral traz a atenção a detalhes que são importantes para o desenvolvedor e que podem passar despercebidos no dia a dia de trabalho.

Como abordado no artigo “Mudanças nas certificações Java”, publicado na Edição 105, as certificações Java providas pela Oracle sofreram alterações. Neste artigo é apresentada a certificação de programador Java, Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer, que foi dividida em duas etapas, com seus objetivos e exemplos de questões.

A primeira etapa consiste na realização do exame Java SE 7 Programmer I, código 1Z0-803, que certifica o candidato com o título de Oracle Certified Associate, Java SE 7 Programmer. Cabe destacar que esta certificação de entrada abrange tópicos mais específicos da linguagem do que a versão anterior, tornando a sua aquisição mais difícil e mais valiosa para o profissional.

O exame Java SE 7 Programmer II, código 1Z0-804, compõe a segunda etapa da certificação, provendo ao profissional o título Oracle Certified Professional, Java SE 7 Programmer.

Ambos os exames discutidos neste artigo, 1Z0-803 e 1Z0-804, estão disponíveis apenas em inglês americano no momento da escrita deste artigo.

Sobre a prova de certificação

As questões de ambos os exames são de múltipla escolha, e o número de alternativas que devem ser marcadas é fornecido nos enunciados. Um fato que auxilia na realização da prova é que o programa que é utilizado alerta quando um número incorreto de alternativas é selecionado.

O tempo para realização da prova é controlado pelo programa e fica visível para o examinado. Antes do início do exame, é exibido ainda um questionário sobre o nível de conhecimento do examinado em cada um dos tópicos, e o tempo despendido nesta auto avaliação não é descontado no tempo determinado para a prova.

Antes da realização do exame, o mesmo deve ser agendado no site da Person Vue, no qual o usuário escolhe o horário para realização em uma das instituições credenciadas. O pagamento do exame pode ser realizado por meio de cartão de crédito internacional, ou pelo código do voucher adquirido junto a Oracle.

O voucher, que é enviado por e-mail após o trâmite de pagamento, possui um código que deve ser utilizado como confirmação do pagamento do exame no site da Person Vue. Na aquisição do voucher, deve ser observada sua validade para o exame desejado.

Java SE 7 Programmer I

Não existem pré-requisitos para realização do exame Java SE 7 Programmer I, que concede o título de Oracle Certified Associate, Java SE 7 Programmer. Este exame tem a duração de 150 minutos, nos quais devem ser respondidas 90 questões e o percentual mínimo para aprovação é de 75%, ou seja, 68 acertos.

As 90 questões abrangem oito tópicos: Java básico, trabalhando com tipos de dados Java, usando operadores e estruturas condicionais, criando e utilizando arrays, usando laços, trabalhando com métodos e encapsulamento, trabalhando com herança e tratamento de exceções. Tópicos que veremos com mais detalhes na sequência do artigo.

Nas Orientações Gerais do Programa de Certificação Oracle (ver Links), é informado que o percentual mínimo pode ser alterado sem aviso e que não recomenda que a preparação para o exame seja realizado com foco neste percentual.

Java Básico

Neste tópico do exame é cobrado o conhecimento do escopo das variáveis, que consiste na região do programa na qual a variável declarada pode ser referenciada usando apenas seu identificador. O escopo é determinado pelo bloco, delimitado por chaves ({}), no qual a variável é definida.

Outro ponto cobrado é saber definir a estrutura de uma classe Java, ou seja, declarar uma classe com seus atributos e métodos, bem como as instruções de import necessárias para utilizar classes de outros pacotes.

As questões também podem abordar a criação de aplicativos Java executáveis. A criação de um aplicativo Java consiste na definição de classe que possua um método main() que possibilite a sua execução.

Trabalhando com tipos de dados Java

No que se refere aos tipos de dados Java, é cobrada a declaração e inicialização de variáveis. Na linguagem Java existem quatro tipos de variáveis, apresentadas na sequência e exemplificados na Listagem 1:

· Variáveis de instância: são variáveis não estáticas, definidas no escopo da classe, específicas a cada objeto e mantendo o seu estado;

· Variáveis de classe: são variáveis estáticas, definidas no escopo da classe com o modificador static. Varáveis estáticas são chamadas de variáveis de classe por manterem o estado da classe, pois existe apenas uma cópia da variável independente da quantidade de objetos instanciados;

· Variáveis locais: definidas no escopo de um método, as variáveis locais, diferentemente das variáveis de instância e de classe, não são inicializadas automaticamente. A tentativa de utilização de variáveis locais antes de sua inicialização é inválida e gera um erro de compilação;

· Parâmetros: são elementos definidos entre parênteses, separados por vírgula e localizados antes do corpo de métodos, construtores ou cláusulas catch.

Listagem 1. Exemplo de declaração de variáveis.



public class Declaracao {
   
    int variavelDeInstancia;
    static int variavelDeClasse;
   
    void metodo(int parametro){
      int variavelLocal = 3;
      int outraVariavelLocal = variavelLocal + parametro;
    }
  }

É necessário ainda, saber diferenciar variáveis primitivas das variáveis do tipo referência, bem como trabalhar com objetos realizando a leitura e escrita de atributos e a chamada de métodos, além de explicar o ciclo de vida de um objeto.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo