Criptografia AES com .NET

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Este artigo descreve conceitos de criptografia, algoritmo AES (criptografia simétrica) e sua implementação usando C# em .NET.

Uma das coisas mais legais do .NET em relação a outras linguagens é que a Microsoft se preocupou em integrar no framework .NET implementações da Microsoft CryptoAPI de modo que a maioria dos algoritmos e funções criptográficas de mercado estão inclusas nativamente.

Isto facilita demais o trabalho do desenvolvedor que necessita implementar níveis de segurança para garantir sigilo em suas aplicações.
 
Infelizmente para cada bem vem um mal e a implementação da Microsoft para determinados algoritmos difere em algum ponto das demais implementações que encontramos por aí. Um exemplo disto é a utilização de Padding para correção de blocagem de cifras em alguns algoritmos. Isto, felizmente, pode ser corrigido.

O AES ou Advanced Encryption Standard (do inglês), também chamado de Rijndael, é um algoritmo de cifragem de blocos adotada pelo Governo dos Estados Unidos desde 2001 e foi criado para se tornar um padrão em criptografia. Por se tratar de um algoritmo de criptografia simétrica, a mesma chave usada para criptografar, também é usada para decriptografar uma informação.

Maiores informações sobre este algoritmo em português pode ser encontrado aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Advanced_Encryption_Standard.
 
Mas vamos nos atentar ao exemplo que queremos dar que é o uso de AES em C#. Extremamente simples. Vamos criar uma classe que tenha dois métodos, um para criptografar dados e outro para decriptografar.
 
Abra seu Visual Studio e crie, para este exemplo, uma nova aplicação de Console.

abertura de projeto
 
"
 

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?