Um curso DevMedia é composto de várias vídeo aulas que foram preparadas para o determinado assunto do curso ou que tenham a ver com o mesmo.

Para acessar um curso, basta escolhe-lo acessando a página de cursos, ou buscá-lo diretamente na busca do site.

Na página de cursos encontramos quatro abas que facilitam a busca, como mostra a Figura 1:

  • Mais Recentes: onde encontramos todos os videos do site, ordenados pela data de publicação (do mais recente ao mais antigo). Ou seja, teremos uma nova página com cursos e devcasts;
  • Cursos: temos uma lista de tecnologias e, ao escolher uma delas, uma nova página é gerada com os cursos da tecnologia escolhida;
  • DevCast: temos uma lista de tecnologias e, ao escolher uma delas, uma nova página é gerada com os DevCasts da tecnologia escolhida;
  • Meus Cursos: onde você encontra o seu histórico de cursos assistidos;

Página Principal dos cursos
Figura 1. Página Principal dos cursos

Ao clicar em qualquer tecnologia presente na opção Cursos, o usuário é redirecionado para a página que apresenta todos os cursos daquela tecnologia. Na Figura 2 temos a página da tecnologia Java.

Cursos de Java
Figura 2. Cursos de Java

Repare que logo no topo, abaixo do nome da tecnologia, temos a quantidade de devcasts e cursos no momento. Basta rolar a página para conferir todo o conteúdo disponível. Para cada curso temos a quantidade de vídeos associados, o tipo e a avaliação do curso em estrelas, como mostra a Figura 3.

Parte de cursos
Figura 3. Parte de cursos

Repare que alguns cursos podem ter sido atualizados com novos conteúdos. Uma indicação logo acima da imagem do curso mostra quais cursos possuem essa atualização. Lembrando que a DevMedia trabalha para atualizar todos os cursos mensalmente.

Acervo DevMedia

Ao final da página principal da tecnologia você encontra um link para o Acervo DevMedia, onde você encontra todos os demais cursos já publicados. Dentro da página de cada curso do acervo você também encontra um aviso como este: Este curso é antigo e faz parte do acervo DevMedia.

Conhecendo a estrutura da página de um curso

Ao clicar em um curso você é direcionado a página do mesmo, como mostra a Figura 4.

Página do curso
Figura 4. Página do curso

Logo no topo você tem o caminho onde o curso se encontra, a qual tecnologia esse curso faz parte. O link atrelado ao nome o redireciona a página da tecnologia correspondente e a página de cursos.

Abaixo temos alguns botões:

  • Gostei: se gostou do nosso conteúdo, opine e dê o seu like ;)
  • Marcar como favorito: ao marcar essa opção você coloca o mesmo na sua lista de favoritos, que pode ser acessada pela opção "Meus favoritos", junto ao menu DevMedia;
  • Ir para o código: é uma página que mostra o código fonte do curso. Somente os cursos mais recentes tem essa opção. Essa opção também está presente em cada aula do curso;
  • Baixar código fonte: baixe o código fonte do curso completo logo na primeira página. Essa opção também está presente em cada aula do curso;
  • Meus cursos: aqui você confere todos os cursos que está assistindo ou já assistiu. Essa opção você também confere junto ao Menu DevMedia.

Logo abaixo do título do curso temos a descrição do mesmo e ao lado temos o vídeo de abertura do curso, e que está hospedado no nosso canal no YouTube. Abaixo do vídeo temos o botão iniciar, que lhe leva para a primeira aula do curso. Temos também a informação da carga horária do curso.

Abaixo da descrição do curso temos os links para os Guias de Linguagens de programação em que o referido curso esteja inserido.

Continuando na página do curso temos a seção Conteúdo do curso com todas as aulas numeradas, sua respectiva descrição e a indicação se a mesma é free ou MVP. Caso o curso tenha mais de 16 aulas, um botão Ver grade completa aparecerá para mostrar o restante do conteúdo.

Abaixo da grade de aulas temos mais algumas opções:

  • Autor do curso: Além da foto do autor temos um link para a página do mesmo com todo o conteúdo de sua autoria;
  • Mais cursos DevMedia: selecionamos alguns cursos que podem lhe interessar e que tenham alguma ligação com o curso escolhido;
  • Certificado DevMedia: Quando você termina o curso o certificado fica disponível para salvar em dois modelos diferentes. Saiba mais como gerá-lo aqui.
  • Suporte ao aluno em tempo real: Tem dúvidas sobre o conteúdo do curso? Poste nos comentários da aula que tem dúvida que os nossos consultores lhe ajudarão.
  • Avaliação do curso: Não deixe de opinar sobre o conteúdo visto. É importante para nós e libera o seu certificado.

Vídeo Aula

A primeira aula de cada curso é gratuita (para os cursos com mais de cinco aulas). Geralmente ela dá uma visão geral de como será conduzido o curso, quais ferramentas serão utilizadas, bem como uma introdução sobre o assunto proposto. Essa é também a aula de degustação que todo curso oferece no YouTube. Veja um exemplo de página de curso na Figura 5.

página da aula
Figura 5. Página de um vídeo

Repare que o player com a aula em streaming conta com as opções tempo, volume, play/pause e velocidade em que o vídeo será reproduzido e a opção de tela cheia.

Repare na figura que contamos com 3 menus numerados e descritos a seguir:

  1. Menu de vídeos: todas as aulas que compõem estão listadas, juntamento com o tempo de duração. As aulas concluídas serão marcadas em verde aqui. Caso queira ocultá-lo clique no "x". Para ativá-lo novamente clique no ícone com 3 pontos no canto esquerdo da tela.
  2. Menu da aula: cada aula pode contar com algumas opções que são descritas a seguir:
    • Conteúdo da aula: a aula está presente nessa opção;
    • Guias relacionados: o curso sempre faz parte de um ou mais dos nossos Guias de conteúdo. Aqui encontram-se o link para acessá-lo(s);
    • Conteúdo prévio, Conteúdo posterior ou Conteúdo sugerido: nessa opção vc encontra as sugestões de conteúdo que o autor do curso achou interessante que vc consumisse antes, durante ou depois dessa aula que está assistindo;
    • Links úteis: o autor do curso pode lhe disponibilizar alguns links externos para baixar aplicativos necessários, acessar documentações oficiais, etc.
  3. Menu interativo: aqui temos algumas opções de interação com o site:
    • Comentários: a página da aula é rolada até o final, onde vc encontra a seção de comentários. Lá vc pode opinar ou tirar dúvidas com os nossos consultores sobre o conteúdo;
    • Anotações: um pequeno bloco aparecerá no canto direito da tela para que vc possa inserir suas anotações a cerca dessa aula. Somente vc terá acesso a essas anotações. Ao final de suas anotações, não esquerda de clicar no botão de disquete para salvar suas anotações. Uma mensagem aparecerá na tela confirmando que a mesma foi salva. Para voltar ao menu anterior é só clicar no "x";
    • Favoritar: caso queira salvar a aula na sua lista de favoritos (também acessível pelo menu DevMedia junto a sua foto de login);
    • Concluído: essa opção será marcada automaticamente após assistir a todo o vídeo. Caso não queira assistir a toda aula, é possível também marcá-la como concluída para gerar o certificado ao final do curso.
    • Gostei: se gostou da aula, vale clicar nessa opção;
    • Não gostei: se não gostou do conteúdo nós queremos saber também.
    • Compartilhar: você pode compartilhar em suas redes sociais (Facebook e Twitter) o conteúdo da aula.

    Abaixo do player temos uma breve descrição da aula e a sua duração. Em seguida temos o botão "ir para o código", o mesmo que temos na página principal do curso. A seguir temos a área de documentação da aula, que é um material de apoio. Ao final, temos dois botões:

    • baixar vídeo: nessa opção o usuário baixa a vídeo aula. Para isso você precisa estar logado. Um arquivo compactado será baixado para a sua máquina e nele encontra-se um arquivo de vídeo (em formato avi ou dm2) e um arquivo Leia-me para os vídeos dm2;
    • baixar código fonte: nessa opção o usuário baixa o código fonte dessa vídeo aula;

    Logo abaixo temos a informação do autor do curso, bem como a área de avaliação e dois botões: próxima aula e conteúdo anterior. Esses dois servem para navegação entre as aulas.

    Não deixe de opinar sobre a aula. Isso é essencial para que a DevMedia evolua e traga cada vez mais conteúdo que lhe interessa. Lembre-se de estar logado para opinar sobre o post.

    O final do post é dedicado aos comentários da aula. Ali é possível inserir dúvidas técnicas sobre o assunto. Um dos nossos consultores lhe retornará o mais rápido possível, ou o próprio autor, para lhe auxiliar na resolução da dúvida.

    Formato das aulas

    A primeira aula dos cursos, quando free, é do formato AVI ou MP4. Este formato roda em qualquer player, menos no aplicativo da DevMedia.

    As demais aulas que compõem o curso encontram-se no formato dm2. É o formato próprio da DevMedia. Essas aulas rodam somente no Aplicativo DevMedia, que roda nos sistemas operacionais Windows, Android e iOS.

    Assistindo a aula no Aplicativo DevMedia

    Para assistir a aula no Aplicativo DevMedia, primeiro, efetue o download do mesmo no link acima citado.

    Após extrair e abrir o aplicativo, a tela da Figura 6 aparecerá. Clique em ok para confirmar.

    Salvar arquivos
auxiliares
    Figura 6. Salvar arquivos auxiliares

    Agora, efetue o login no player, como demonstrado na Figura 7. Informe os mesmos dados de acesso que usa para acessar o site.

    Login no Player
    Figura 7. Login no Player

    Se for a primeira vez que o player é executado na máquina, uma tela como a da Figura 8 aparecerá. Confirme os dados em "Cadastrar Computador".

    cadastro de computadores
    Figura 8. Cadastro de computadores

    Uma mensagem de confirmação aparecerá em seguida, informando que o computador foi cadastrado com sucesso.

    Depois de baixar a aula do site, descompacte a mesma e abra com o player.

    Para isso, clique em Arquivo > Abrir.

    Uma caixa de seleção aparecerá. Escolha o caminho da aula extraída e a selecione. A aula será executada com sucesso.

    Gerando o certificado e comprovante de matrícula

    Para gerar o certificado do curso você deve ter assistido a todas as aulas e as ter marcado como assistida (caso não tenha assistido até o final, quando o sistema marca automaticamente), além de estar logado. Para gerá-lo você pode ir pela página do curso ou através da página "Meus cursos".

    Indo pela página do curso, ao clicar no botão "Gerar Certificado" você pode se deparar com 3 situações:

    1. Gerando o certificado: você será redirecionado para a página do certificado, disponível em dois modelos diferentes - um deles contendo a grade do curso;
    2. Não foi possível gerar o certificado - Curso não concluído: significa que o curso ainda não está terminado ou todas as aulas não estão marcadas como concluídas, como mostra a Figura 9.
      curso não concluído
      Figura 9. Curso não concluído
      Ao final da página temos o botão "Clique aqui para ver o seu progresso", direcionando-o para a página "Meus cursos", como mostra a Figura 10. Aqui você pode gerar um comprovante de matrícula, que é uma certidão que comprova a sua inscrição no curso e lista todas as aulas do mesmo. Repare que ao lado do curso está a opção de gerar o documento.
      meus cursos
      Figura 10. Página Meus Cursos
    3. Não foi possível gerar o certificado - Avaliação do curso: significa que você ainda não avaliou o curso, como mostra a Figura 11. É essencial para a DevMedia a sua opinião para que possamos evoluir os nossos conteúdos.
      Avaliação do curso
      Figura 11. Avaliação do curso
      Ao clicar você é redirecionado para a página do curso. Avalie-o e depois repita o processo para gerar o certificado.
    4. Caso tenha alguma dificuldade em consumir nosso conteúdo ou gerar o certificado, não deixe de nos avisar. O nosso canal Fale conosco está disponível para tirar qualquer dúvida.

      Equipe DevMedia