Galera! Essa é a dica! Hoje vou apresentar uma ferramenta muita legal para vocês depurarem seus códigos JavaScript. Para quem está fazendo isso hoje no braço vai a dica.
 
Usando Firebug você pode fazer uma integração com seu browser e então habilitar a depuração do seu código JavaScript. Para quem trabalha com JavaScript e não conhece nenhuma ferramenta de depuração, sabemos que esse processo e árduo e stressante. Então! Para aliviar o nosso trabalho de desenvolvimento vai o site onde vocês podem baixar gratuitamente esse plugin.
 
 
Eu ainda não explorei todos os recursos da ferramenta. Mas pelo pouco tempo de uso já vi que ela vai acelerar meu processo de criação de scripts em 80%.
 
Passos para instalação:
 
1) Após realizar o download do plugin, basta abri-lo selecionando o Firefox como programa padrão.
 
 

2) Aguarde a tela de instalação ser carregada e após o mesmo clique em install.
3) A instalação é bastante simples. Após a execução da mesma. No menu ferramentas um novo item será criado.



3) Na minha máquina criei um arquivo chamado exemplo.html que contém alguns códigos javascript associados. Após abri-la, no meu Firebug, clique em Abrir Firebug. Abaixo mostrarei a janela de depuração de script




Como vocês podem ver. Agora é possível analisar todos os objetos script da sua página sem precisar ficar gravando o valor das variáveis em log para serem exibidos em tela. Um outro detalhe é que a ferramenta vem com um módulo console para você inspecionar na janela do browser valores dos objetos sem precisar usar breakpoints. O resto é com vocês. Espero que alguém possa cooperar com o artigo e acrescentar mais alguma coisa FREE!!!!

Abraços!