Desenvolvendo diversão II – XNA Game Studio

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (1)

Um amigo me fez uma pergunta outro dia: o que é mais importante no desenvolvimento de um jogo? Placa de vídeo? Processador? Memória? Eu respondi: Criatividade.

Um amigo me fez uma pergunta outro dia: o que é mais importante no desenvolvimento de um jogo? Placa de vídeo? Processador?  Memória?

Eu respondi: Criatividade.

 

Me lembrei do final da década de 80 quando tive um TK2000 Collor com 64k de memória e que seus jogos (e outros softwares) ficavam armazenados em fitas cassetes e que eram carregados por comandos LOAD contados em Hexadecimal e levavam uma infinidade de tempo para carregar, mas que ao final traziam jogos que dão um banho em muitos jogos desenvolvidos para hardware super-potentes que existem hoje. Não tinham os equipamentos que existem hoje, mas tinham criatividade. Some-se isso ao hardware existente hoje e nesta equação você terá um mundo de possibilidades.

 

Por isso vamos falar hoje sobre o XNA Game Developer Express que embora seja mais adequado a quem quer iniciar seus estudos no desenvolvimento de jogos ou que quer desenvolver por hobby, abre um mundo de possibilidades que está limitado somente a própria criatividade do desenvolvedor.

As exigências de hardware são as do Visual Studio 2005, exigindo-se placa de vídeo Direct3d 9.0 com capacidade para suportar pelo menos o Shader Model 1.1 (o que pode ser contornado). Se você quiser testar seus jogos num XBOX 360, além do XBOX você vai precisar de um XNA Creators Club que neste caso tem um custo anual.

 

Para instalar o XNA Game Studio Express http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/game/ você precisa antes instalar o Visual C# Express Studio http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/downloads/, ao menos o runtime do DirectX e o XNA Framework .

 

O que muito ajuda ao iniciante de desenvolvimento de jogos é que o XNA põe um template no Visual C# que já cria a estrutura básica necessária para iniciar o desenvolvimento do jogo.

Sendo assim, mãos a obra. Agora só depende da sua criatividade. Divirta-se

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?