Desenvolvimento com o SharePoint Server 2007 - Parte I

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Existem duas formas de desenvolvimento para o SharePoint, utilizando web services próprios que o SharePoint disponibiliza ou através de suas API´s.

 

Existem duas formas de desenvolvimento para o SharePoint, utilizando web services próprios que o SharePoint disponibiliza ou através de suas API´s. Não só no SharePoint Server 2007, mas esta forma de desenvolvimento também é possível nas versões anteriores do sharepoint. Este artigo é dividido em três partes para que possamos explorar melhor as duas formas de desenvolvimento com o Sharepoint.

 

Para o desenvolvimento através das API´s do SharePoint é preciso que alguns pré-requisitos sejam satisfeitos. Antes do desenvolvimento, é necessário que o SharePoint Server 2007 seja instalado em um computador com o Windows Server 2003 SP1. O SharePoint Server utiliza o Windows Workflow integrado então é necessário o .NET Framework 3.0 também instalado na computador que esta instalado o SharePoint Server 2007 e por fim o Visual Studio.NET 2005.

 

Para que possamos utilizar as API´s precisaremos fazer uma referência as dlls que estão na máquina e que foram previamente instaladas no GAC ( Global Assembly Cache ) da máquina pelo SharePoint Server 2007 na hora de sua instalação. Quando a janela de adição de referência é aberta a aba ".NET" já é aberta por default. Neste aba você vai encontrar um listbox com todas as dll’s que estão disponíveis para a utilização nos projetos do Visual Studio.NET 2005. No fim desta lista de dll’s estão as 3 dll’s necessárias para o desenvolvimento via API como mostra a Figura 1.

 

mddspsp1fig01.jpg 

Figura 1 - Lista de dlls do SharePoint Server 2007.

 

A primeira dll da lista, referentes ao Sharepoint, é o Microsoft.SharePoint onde se encontra as classes básicas para manipular o SharePoint. Classes como o SPSite que representa uma coleção de sites, SPList que representa uma lista em um web site dentro do SharePoint e o SPListItem que representa um itém ou uma linha dentro de uma lista.

 

A segunda dll é o Microsoft.SharePoint.Security onde encontramos as classes responsáveis pelas permissões de acesso ao SharePoint como o SharePointPermission que representa a premissão de acesso ao SharePoint e o WebPartPermission que representa a premissão de acesso a um Web Part no sharePoint.

 

A terceira dll é o Microsoft.SharePoint.WorkflowActions onde encontramos classes como CreateTask responsável por criar uma determinada tarefa no workflow e DeleteTask responsável por deletar uma tarefa.

 

Iremos desenvolver um aplicativo console para demostrar a utilização das API´s do SharePoint. Iremos criar um projeto Console no visual Studio.NET 2005, como mostra a Figura 2.

 

mddspsp1fig02.jpg 

Figura 2 - Projeto Console no Visual Studio.NET 2005.

 

Como demonstração do acesso programático no SharePoint Server 2007 o nosso aplicativo console irá acessar o SharePoint e lê todas as notícias que foram publicadas no SharePoint. Através das dll´s teremos uma flexibilidade grande pois podemos acessar o comentário, o conteúdo e a sua hora de criação,  por exemplo.

 

No próximo artigo continuarei a abordar o acesso programático via API do SharePoint Server 2007, confiram.

 

Abraços.

-- Marcelo Diniz

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?