Ferramentas CASE e qualidade dos dados: O paradigma da boa modelagem

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo discutiremos como uma ferramenta de modelagem de dados de última geração torna-se imprescindível durante o projeto das fundações (as estruturas de dados) de grandes arranha-céus de software.

capasql27.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Ferramentas CASE e qualidade dos dados

O paradigma da boa modelagem

Fernando Ammon Valle

 

Utilizado há décadas, o termo CASE – Computer Aided Software Engineering – aplica-se a ferramentas que, literalmente, “auxiliam” o processo de desenvolvimento de software. Compiladores, editores estruturados, sistemas de controle de código fonte e ferramentas de modelagem são alguns exemplos. Em qualquer caso, o objetivo principal é permitir que o desenvolvedor trabalhe em um nível de abstração mais elevado, eliminando a preocupação com detalhes intrínsecos do ambiente de desenvolvimento.

Nos últimos anos, as ferramentas CASE têm evoluído em direções diferentes, abrangendo desde a especificação de sistemas até a geração automática de código fonte. A geração atual de ferramentas CASE é composta por softwares complexos que auxiliam equipes de desenvolvimento a projetar sistemas da mesma forma que

arquitetos e engenheiros projetariam um edifício.

Neste artigo discutiremos como uma ferramenta de modelagem de dados de última geração torna-se imprescindível durante o projeto das fundações (as estruturas de dados) de grandes “arranha-céus” de software.

Para ilustrar os benefícios da boa modelagem através da ferramenta CASE, apresentaremos um produto desenvolvido pela Embarcadero Technologies. O ER/ Studio é uma ferramenta CASE focada em modelagem de dados, projetada para atender às necessidades de analistas de sistemas, administradores de dados, DBAs,

desenvolvedores de aplicações, gerentes de negócios e gerentes de TI.

Uma versão de avaliação do Embarcadero ER/Studio pode ser obtida no site www.embarcadero.com.

 

Modelando dados através de uma ferramenta CASE

 

Podemos definir um modelo como uma representação (freqüentemente gráfica) dos componentes de um projeto, refinados e esclarecidos através de definições textuais.

Um modelo de dados é uma especificação das estruturas de dados e regras de negócio que representam os requisitos de um sistema de informações. Um modelo de dados ideal procura equilibrar as necessidades do negócio com as características específicas do banco de dados escolhido para  a implementação do sistema.

O benefício mais óbvio de uma ferramenta CASE de modelagem de dados é a facilidade com que se produz um diagrama a partir dos esforços de modelagem e com que se gera um banco de dados a partir do modelo.

Outro benefício é a possibilidade de documentar o sistema que está sendo modelado. Recursos de documentação e disponibilização de informações garantem que os profissionais envolvidos no desenvolvimento do software comuniquemse entre si e com os usuários finais. Sofisticados relatórios HTML permitem a publicação de figuras e informações sobre os modelos em intranets e web sites. A Figura 1 mostra um exemplo construído na ferramenta Embarcadero ER/Studio.

 

Figura 1. Exemplo de relatório HTML gerado no Embarcadero ER/Studio.

 

     Além de interfaces amigáveis, a ferramenta deve possuir recursos gráficos que facilitem a visualização e a navegação em modelos complexos. Diferentes opções de layout, tecnologia drag-and-drop (arrastar e soltar sobre o diagrama) e localização rápida de objetos são fundamentais para garantir a “explorabilidade” do modelo. Editores de propriedades simplificam o acesso às características de cada objeto, bem

como a padronização e o reuso de objetos em outros modelos. Domínios, datatypes, valores default e regras de validação podem ser definidos, compartilhados e alterados

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?