Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Boas Práticas

Para que serve o artigo
Este artigo apresenta conceitos da filosofia SOA (Service-Oriented Architecture) unificados com conhecimentos adquiridos da tecnologia Java assim possibilitando reaproveitar soluções aplicadas em uma espécie de serviço, tais como: REST, EJB, entre outros. Assim, este artigo apresenta o reuso, visando o futuro no qual novos projetos venham a ser construídos através da reutilização de serviços e não criação de um novo código fonte fazendo com que as empresas venham a oferecer comodidade para seus clientes. O tema é útil aos desenvolvedores que desejam aprender uma modelagem voltada para APIs, uma interface que expõe um conjunto de rotinas, para comunicação com diferentes plataformas concatenando conhecimentos da tecnologia Java com uma arquitetura orientada a serviços que fornece escalabilidade e interoperabilidade.

Normalmente uma organização possui diversos departamentos (ou áreas), os quais em geral utilizam diferentes aplicações para realizar suas atividades. Com o objetivo de atingir agilidade e simplificar processos de negócio, tornando-os mais produtivos frente à crescente e intensa competitividade do mercado, estas aplicações necessitam se comunicar de forma integrada.

O conceito de SOA considera a heterogeneidade de sistemas distribuídos. Assim, provê a integração de processos de negócio, onde ‘serviço’ do ponto de vista de SOA são módulos de negócios, independentes de sua plataforma ou protocolo, facilitando a integração de aplicações. Tem o propósito de tratar os requisitos de baixo acoplamento, desenvolvimento baseado em padrões, computação distribuída, mapeamento dos sistemas de informação da organização para todos os seus fluxos de processos de negócios, integração de aplicações, gerência de transações, políticas de segurança e coexistência de sistemas em múltiplas plataformas e também sistemas legados. Portanto, a abordagem orientada a serviços requer mais disciplina e uma elaboração minuciosa da arquitetura do projeto. O investimento pode ser considerado elevado em curto prazo, mas em longo prazo é extremamente satisfatório.

SOA utiliza técnicas já conhecidas de tecnologia, como OO (orientação a objeto). Portanto, uma arquitetura orientada a serviços tem impacto direto na produtividade dos processos de uma organização, oferecendo reusabilidade, interoperabilidade, arquitetura desacoplada de serviços, escalabilidade e flexibilidade, que será detalhada no decorrer deste artigo.

SOA

SOA trata-se de uma filosofia em TI onde se define técnicas para uma modelagem, desenvolvimento, reaproveitamento e gerenciamento de serviços.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo