Artigo do tipo Exemplos Práticos
Recursos especiais neste artigo:
Artigo no estilo Prático
Autores: Edson A. Oliveira Junior, Maicon Giovane Pazin e Sandra Ferrari

Porque esse artigo é útil
Neste artigo será apresentada a abordagem SMartySPEM que propõe uma formalização para representação de variabilidades em linhas de processo de software definidas com SPEM. Para isso, o SMartySPEM introduz um mecanismo baseado na abordagem SMarty para representar variabilidades em elementos de processos definidos pelo SPEM. Esse tema é útil para gerentes, arquitetos, estudantes e engenheiros de software interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre métodos e técnicas para gerenciamento de variabilidades em processos de software.

Durante o desenvolvimento de produtos de software, a definição de processos de software adaptados a determinados ambientes de produção é um importante fator para a redução de custos e melhoria da qualidade do produto final. Consequentemente, existe a necessidade de uma rápida e efetiva customização de processos de software que englobe a variedade de cenários, tecnologias, culturas e escalas envolvidas em cada novo projeto. Dessa forma, fica clara a necessidade de técnicas e mecanismos que auxiliem o processo de adaptação de processos que atendam a determinados domínios de aplicação. Recentemente diversos trabalhos relacionados a Linhas de Processo de Software (LPrS) vêm sendo desenvolvidos para auxiliar nessa demanda.

Entende-se por LPrS como um família de processos com um conjunto gerenciado de características que satisfazem necessidades específicas de uma organização e que são desenvolvidos a partir de um conjunto de processos básicos comuns. Para isso, é necessário identificar as similaridades e gerenciar as variabilidades dos elementos de processos, a fim de promover vantagens na adoção da abordagem.

Atualmente, o Software & Systems Process Engineering Metamodel (SPEM) é a notação padrão da OMG para modelagem de processos de desenvolvimento de software e seus componentes. Apesar de o SPEM propor uma maneira para gerenciamento de variabilidades entre seus elementos de processos, diversos estudos contestam esses mecanismos. Neste artigo é apresentada a abordagem Stereotype-based Variability Management for SPEM (SMartySPEM) que busca introduzir um novo mecanismo para identificação e representação de variabilidades em elementos de processos de software baseados no SPEM.

Modelagem de Processos de software com SPEM

O Software and System Process Engineering Metamodel (SPEM) é um metamodelo especificado pela OMG que suporta a modelagem, apresentação, gerenciamento, intercâmbio e definição de métodos e processos de desenvolvimento de software. A especificação formal da versão 2.0 do SPEM é dividida em duas partes:

· O SPEM 2.0 Metamodel, que define todas as regras de estruturação, especificadas como um modelo MOF e reutiliza algumas classes fundamentais da UML 2. Também define a notação de diagramas de processo específicos;

· O perfil do SPEM 2.0, que define um conjunto de estereótipos da UML 2. Tal definição abrange apenas sua representação, tornando-se dependente do SPEM 2.0 Metamodel para as declarações semânticas e de restrições.

O SPEM também suporta, como um recurso opcional, um conjunto de ícones para representação de elementos definidos em seu metamodelo. Esses ícones são utilizados para representar seus estereótipos. A Tabela 1 apresenta alguns desses ícones, seus respectivos estereótipos e uma breve descrição.

abrir imagem em nova janela

Tabela 1. Principais ícones do SPEM 2.0.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo