Do que se trata o artigo:

Este artigo trata da adoção de uma metodologia ágil para o desenvolvimento de projetos. Neste artigo o autor descreve alguns pontos importantes no uso do Scrum e etapas a serem priorizadas por uma equipe ágil, discutindo definições, classificações e diferentes abordagens para escolha das melhores práticas.


Em que situação o tema é útil:

O conteúdo deste artigo é útil para amparar os responsáveis pelo projeto na definição de abordagens mais precisas de acompanhamento a fim de possibilitar a melhoria dos trabalhos na organização.

Implantando Scrum:

Princípios ágeis enfatizam a construção de software funcional que pode ser usado rapidamente, gastando-se menos tempo escrevendo especificações. O desenvolvimento ágil concentra-se em equipes multifuncionais, com capacidade de decidir por si próprios, em vez de grandes hierarquias e divisões funcionais, concentrando-se em iterações rápidas, com o cliente continuamente dando sua opinião. Para se chegar nesse consenso, etapas e metas devem ser traçadas e, nesse propósito, a metodologia Scrum pode ser implantada para adequar o projeto a equipe de desenvolvimento.

Desenvolvimento de software através de métodos ágeis refere-se a um grupo de metodologias de software baseado em desenvolvimento iterativo, onde os requisitos e soluções evoluem com o auxílio da colaboração e auto-organização das equipes.

Notoriamente, nos últimos anos, desenvolvedores de software tentam usar métodos definidos de trabalho e gerenciamento de projetos. Os métodos definidos são adequados quando as variáveis que entram no sistema são bem definidas, tornando o resultado previsível.

Os métodos tradicionais são baseados em documentos para capturar e comunicar o conhecimento de um especialista. Nestes métodos os feedbacks são distantes ou mesmo inexistentes e os projetos de baixa produtividade mostram que esta forma de trabalho conduz, frequentemente, ao fracasso.

Buscando melhorar a qualidade de produtos de software e a produtividade organizacional, as empresas de software têm feito progressos na definição de processos de desenvolvimento que suportem as suas necessidades, normalmente baseadas em alguma metodologia padrão na indústria. Esse problema pode ser resolvido com Scrum, que fornece uma plataforma para pessoas trabalharem em conjunto e de forma eficaz, permitindo expor qualquer problema que surja em seu caminho.

Scrum é ainda um processo ágil que mantém o foco na entrega do maior valor de negócio no menor tempo. As obrigações do negócio é que produzem as prioridades do desenvolvimento, fazendo com que equipes se auto organizam para determinar o melhor formato para entregar as funcionalidades mapeadas com maior prioridade. Essa etapa ocorre a cada duas a quatro semanas, permitindo “visualizar” o software em produção. Neste momento pode-se optar pela liberação da release para o cliente ou uma continuação do desenvolvimento das funcionalidades em uma próxima sprint.

Scrum não se destina a dar instruções às equipes sobre a forma de como elas devem conduzir o seu trabalho. No entanto, acredita-se que as equipes farão o que for preciso para entregar o produto esperado, dando-lhes o poder para fazê-lo. As práticas e ferramentas de desenvolvimento combinam e melhoram a forma contínua e consistente de boas equipes trabalharem no sentido de obter o seu melhor resultado.

Antes de iniciar o detalhamento dos processos e etapas do Scrum, é necessário ter uma familiaridade com os nomes que serão encontrados ao longo do artigo. Desta forma, na Tabela 1, tem-se um detalhamento do vocabulário presente nesta metodologia.

Nome

Descrição

Backlog

Lista de todas as funcionalidades a serem desenvolvidas durante todo o projeto.

Coach

Profissional que ajuda uma organização a aprender o processo e a implementação ágil de software dentro de seu ambiente coorporativo.

Daily Scrum

Reunião diária que tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi realizado no dia anterior.

Equipe/Time

Responsável por entregar soluções. Geralmente é formada por um grupo pequeno (entre cinco e nove pessoas) e trabalha de forma auto gerenciada.

Gráfico de Burndown

Utilizado para representardiariamente o progresso do trabalho em desenvolvimento. Ou seja, após cada dia de trabalho o gráfico exibe a amostra de trabalho finalizada em comparação com o trabalho total planejado.

Impedimento

É tudo aquilo que pode impedir a equipe de realizar seu trabalho, seja falta de informação ou falta de recursos de infraestrutura.

Planning Poker

É a “prática” que ajuda na estimativa de uma história ou de uma tarefa.

Product Backlog

É uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo