Este artigo trata da adoção de uma metodologia ágil para o desenvolvimento de projetos. Neste artigo o autor descreve alguns pontos importantes no uso do Scrum e etapas a serem priorizadas por uma equipe ágil, discutindo definições, classificações e diferentes abordagens para escolha das melhores práticas.
Em que situação o tema é útil:
O conteúdo deste artigo é útil para amparar os responsáveis pelo projeto na definição de abordagens mais precisas de acompanhamento a fim de possibilitar a melhoria dos trabalhos na organização.
Implantando Scrum:
Princípios ágeis enfatizam a construção de software funcional que pode ser usado rapidamente, gastando-se menos tempo escrevendo especificações. O desenvolvimento ágil concentra-se em equipes multifuncionais, com capacidade de decidir por si próprios, em vez de grandes hierarquias e divisões funcionais, concentrando-se em iterações rápidas, com o cliente continuamente dando sua opinião. Para se chegar nesse consenso, etapas e metas devem ser traçadas e, nesse propósito, a metodologia Scrum pode ser implantada para adequar o projeto a equipe de desenvolvimento.
Desenvolvimento de software através de métodos ágeis refere-se a um grupo de metodologias de software baseado em desenvolvimento iterativo, onde os requisitos e soluções evoluem com o auxílio da colaboração e auto-organização das equipes.
Notoriamente, nos últimos anos, desenvolvedores de software tentam usar métodos definidos de trabalho e gerenciamento de projetos. Os métodos definidos são adequados quando as variáveis que entram no sistema são bem definidas, tornando o resultado previsível.
Os métodos tradicionais são baseados em documentos para capturar e comunicar o conhecimento de um especialista. Nestes métodos os feedbacks são distantes ou mesmo inexistentes e os projetos de baixa produtividade mostram que esta forma de trabalho conduz, frequentemente, ao fracasso.
Buscando melhorar a qualidade de produtos de software e a produtividade organizacional, as empresas de software têm feito progressos na definição de processos de desenvolvimento que suportem as suas necessidades, normalmente baseadas em alguma metodologia padrão na indústria. Esse problema pode ser resolvido com Scrum, que fornece uma plataforma para pessoas trabalharem em conjunto e de forma eficaz, permitindo expor qualquer problema que surja em seu caminho.
Scrum é ainda um processo ágil que mantém o foco na entrega do maior valor de negócio no menor tempo. As obrigações do negócio é que produzem as prioridades do desenvolvimento, fazendo com que equipes se auto organizam para determinar o melhor formato para entregar as funcionalidades mapeadas com maior prioridade. Essa etapa ocorre a cada duas a quatro semanas, permitindo “visualizar” o software em produção. Neste momento pode-se optar pela liberação da release para o cliente ou uma continuação do desenvolvimento das funcionalidades em uma próxima sprint.
Scrum não se destina a dar instruções às equipes sobre a forma de como elas devem conduzir o seu trabalho. No entanto, acredita-se que as equipes farão o que for preciso para entregar o produto esperado, dando-lhes o poder para fazê-lo. As práticas e ferramentas de desenvolvimento combinam e melhoram a forma contínua e consistente de boas equipes trabalharem no sentido de obter o seu melhor resultado.
Antes de iniciar o detalhamento dos processos e etapas do Scrum, é necessário ter uma familiaridade com os nomes que serão encontrados ao longo do artigo. Desta forma, na Tabela 1, tem-se um detalhamento do vocabulário presente nesta metodologia.
Nome |
Descrição |
Backlog |
Lista de todas as funcionalidades a serem desenvolvidas durante todo o projeto. |
Coach |
Profissional que ajuda uma organização a aprender o processo e a implementação ágil de software dentro de seu ambiente coorporativo. |
Daily Scrum |
Reunião diária que tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi realizado no dia anterior. |
Equipe/Time |
Responsável por entregar soluções. Geralmente é formada por um grupo pequeno (entre cinco e nove pessoas) e trabalha de forma auto gerenciada. |
Gráfico de Burndown |
Utilizado para representardiariamente o progresso do trabalho em desenvolvimento. Ou seja, após cada dia de trabalho o gráfico exibe a amostra de trabalho finalizada em comparação com o trabalho total planejado. |
Impedimento |
É tudo aquilo que pode impedir a equipe de realizar seu trabalho, seja falta de informação ou falta de recursos de infraestrutura. |
Planning Poker |
É a “prática” que ajuda na estimativa de uma história ou de uma tarefa. |
Product Backlog |
É uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto. ... |
Confira outros conteúdos:
Perguntas frequentes
Nossos casos de sucesso
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo.
Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento!
Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado, adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer. Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da programação, irei assinar meu contrato como programador graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana, aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.