Internet das Coisas com a Plataforma Universal do Windows
Veremos neste artigo como desenvolver aplicativos para a Internet das Coisas utilizando C# e Plataforma Universal do Windows 10, acompanhando desde a instalação do Windows IoT Core no Raspberry Pi 2 até o deploy da aplicação.
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Por que eu devo ler este artigo:Este artigo é útil para desenvolvedores que desejam começar a trabalhar com Windows IoT e Raspberry Pi, ampliando seu campo de atuação no desenvolvimento de software e começar a criar projetos para a Internet das Coisas. Veremos nesse artigo que com a Plataforma Universal do Windows podemos criar aplicações para o mini-computador Raspberry Pi e ainda utilizar a mesma aplicação para outros dispositivos que também executem Windows 10. Se você deseja embarcar soluções para automatização de tarefas utilizando Visual Studio, XAML e C#, esse artigo apresentará os primeiros passos para atingir esse objetivo.
A
Plataforma Universal do Windows (ou UWP da sigla em inglês) é uma plataforma
criada pela Microsoft e introduzida no Windows 10 para permitir o
desenvolvimento de aplicações para seu mais recente sistema operacional. Antes
da UWP tínhamos SDK`s específicos para plataformas diferentes, como o Windows
SDK, Windows Phone SDK, Silverlight SDK, dentre outras. Neste cenário era necessário criar aplicações diferentes
para cada plataforma que se desejava alcançar. Ainda que pudéssemos
compartilhar parte do código de nossas aplicações utilizando Portable Class
Libraries, ainda tínhamos de ter, por exemplo, no Visual Studio, dentro de uma
solução um projeto para cada plataforma específica, o que representava mais
tempo de desenvolvimento e repetição de trabalho.
A
proposta da UWP é ser uma plataforma que permita criarmos uma aplicação que
possa ser executada em diferentes dispositivos. Com ela podemos criar uma única
uma aplicação e executá-la em um desktop com Windows 10, em um dispositivo
móvel com Windows 10 Mobile, no Xbox One (já atualizado para Windows 10) e no
Raspberry Pi com Windows IoT, como mostra a Figura 1.
Figura 1. Múltiplos dispositivos compatíveis com a
UWP.
Nota: Se esse for seu primeiro
contato com a Plataforma Universal do Windows você pode estar imaginando que
com ela é possível construir aplicativos móveis para dispositivos com Android e
iOS. Isso não é suportado atualmente, para esse fim você pode utilizar Xamarin
ou Apache Cordova, que possuem total suporte dentro do Visual Studio e possuem
propostas diferentes para a criação de aplicativos (nativos com C#/XAML no
Xamarin ou híbridos HTML/JavaScript/CSS no Cordova).
Neste artigo
veremos como utilizar a UWP para construir uma aplicação com Windows IoT e o
Raspberry Pi 2 (BOX 1). Esse
dispositivo ficou mundialmente conhecido como “o computador do tamanho de um
cartão de crédito” e começou a ser vendido em fevereiro de 2012 ao preço de 35
dólares. Inicialmente, apenas versões Linux eram suportadas oficialmente até
que em 2 de fevereiro de 2015 a Microsoft anunciou pela primeira vez que o Windows
10 teria suporte para Raspberry Pi 2.
BOX 1. Especificação de hardware Raspberry Pi 2
O Raspberry Pi 2 model B
possui as seguintes especificações de hardware: processador 900MHz quad-core ARM,
1 GB de memória RAM, qutro portas USB, 40 pinos para I/O, uma porta HDMI, 1
porta Ethernet, uma porta de saída de áudio, um slot para micro SD-Card, além
de uma interface para Display e um para Câmera. Diferentemente do Arduino, o
Raspberry tem como proposta ser um computador completo para uso, precisando
apenas de um sistema operacional.
O Windows 10
IoT é composto por três versões: Core, Mobile Enterprise e Enterprise, sendo a
versão Windows IoT Core otimizada para pequenos dispositivos, que é o caso do
Raspberry Pi. Essa versão também oferece suporte para Arrow DragonBoard 410c e
MinnowBoard MAX.
O Windows 10 IoT Core é
gratuito e pode ser obtido no GitHub. É importante mencionar que ele não possui
todos os recursos de uma versão completa do Windows 10, ou seja, não é possível
utilizar o Windows IoT para executar aplicações como Office, Visual Studio,
etc. Essa versão do Windows deve ser utilizada para aplicações embarcadas. Se
você deseja utilizar o Raspberry Pi como um computador pessoal com todas as
características que você já está acostumado nas versões anteriores do Windows,
isso não será possível com o Windows IoT.
Atualmente o
Raspberry se encontra em sua terceira geração, sendo que a última versão foi
lançada em 29 de fevereiro de 2016 e a Microsoft já anunciou que está
trabalhando em uma nova versão do Windows IoT que será compatível com a nova
placa.
Internet of Things - IoT
Foi em 1991 que começou a
discussão sobre a conexão de objetos, quando a conexão de TCP/IP e a Internet
que conhecemos começou a se tonar acessível, e foi em 1999 que Kevin Ashton, do
MIT, propôs o termo Internet of Things, ou Internet das Coisas. Após dez anos
de estudo e projetos, ele escreveu o artigo “A Coisa da Internet das Coisas”
para oRFID Journal, e a partir daí o termo se popularizou.
Composta por
milhões de sensores e dispositivos que geram fluxos incessantes de dados, a IoT
pode ser usada para melhorar nossas vidas e de nossas empresas em muitos
aspectos. A Internet das Coisas é composta de três partes principais: as coisas – por exemplo, um relógio, um
óculos, uma geladeira, e tudo mais que possa, de alguma forma, se conectar e
gerar algum tipo de informação; as redes
– que é o meio através do qual as coisas
irão se comunicar, seja através de uma rede local ou através da internet, por
isso a adoção do IPv6 se faz necessária, uma vez que teremos que ter todos
esses dispositivos com um endereço IP único para que possam se comunicar; e por
fim os sistemas – que usam os dados
gerados pelas nossas coisas e de alguma forma os manipulam, gerando informações.
Várias
experiências têm sido realizadas através do uso da IoT e algumas já fazem parte
do nosso cotidiano. Alguns exemplos disso são: pulseiras conectadas à internet que registram
a atividade física do usuário, como distância percorrida, velocidade, etc; máscaras
que monitoram sono a partir de horários e com alguns ajustes ela acha intervalos
de horários livres do usuário e o ajuda descansar durante o dia; na indústria
automobilística, temos o desenvolvimento de sistemas de detecção para colisões
iminentes, com base em radar e outros tipos de tecn ...
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.