Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas.
Autores: Ivânia Ramos dos Santos e Fabio Pereira dos Santos
Porque esse artigo é útil
O mercado de software vem expandindo para diferentes setores, buscando melhorar e agilizar rotinas de trabalho, automatizando o que antes era manual. Os sistemas comumente são carentes de rotinas que possibilitem a gestão específica do negócio correspondente devido à complexidade e a carência de analistas capacitados, o que resulta em processos de negócio parcialmente automatizados. A busca por alternativas ágeis e produtivas para descobrir o que seu usuário necessita e o que o satisfaz é a realidade atual das softhouses, porém a aplicação de ações básicas como o mapeamento do processo de negócio, entrevista a envolvidos, identificação das necessidades e possíveis soluções, buscando transformar as necessidades do negócio em requisitos estruturados através da engenharia de software é importante. Em particular, esta preocupação com a análise do negócio é encontrada em diferentes frameworks, como o BABOK, que é um guia que norteia a análise de negócio sugerindo alternativas no processo de análise, auxiliando analistas na coleta, modelagem e validação de requisitos, redução tempo e custo na execução de atividades.

A discussão deste tema é útil para organizações de pequeno e médio porte, ou equipes que buscam modelos que lhe auxiliem a estruturar um processo de análise. O artigo se aplica também a profissionais que gostariam de conhecer o modelo para se especializarem na área.

A engenharia de software trata de aspectos relacionados ao estabelecimento de processos, métodos, técnicas, ferramentas e ambientes de suporte ao desenvolvimento de software. Assim como em outras áreas, em uma abordagem de engenharia de software, inicialmente o problema a ser tratado deve ser analisado e decomposto em partes menores, onde para cada uma dessas partes, uma solução deve ser elaborada. Ao combinarmos métodos abrangentes para todas as fases de desenvolvimento do software, melhores ferramentas para automatizar esses métodos, blocos de construção mais poderosos para a implementação do software, melhores técnicas para garantia de qualidade do software e uma filosofia de coordenação predominante, controle e administração, podemos conseguir uma disciplina para o desenvolvimento do software – disciplina esta chamada engenharia de software.

Embora o software seja algo essencial, ainda traz consigo muitos problemas que afligem seu desempenho como o custo, muitas vezes alto, a falta de produtividade da equipe desenvolvedora, demonstrada pelo número de erros e principalmente o não atendimento das necessidades do usuário. Esses pontos negativos vêm sendo subterfugidos desde o início da história do software.

A engenharia de software pode ser descrita como métodos e princípios que têm como objetivo chegar a um software de melhor qualidade, que atenda as necessidades do usuário, com um custo mais baixo, sendo “a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais".

Para obter um software com melhor qualidade, buscando soluções eficientes, é imprescindível a aplicação de conceitos de análise de negócios, utilizando elementos da engenharia de software, em conjunto com uma ferramenta de análise de negócio, conforme sugerido pelo Guia BABOK, apresentado a partir de agora.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo