jBPM - Sincronização entre Processos e Aplicativos – Parte II

Crie e modifique aplicações a partir dos diagramas de processos de negócios da empresa utilizando um framework Java

Cristiano Terra Palazzo

Adotando BPM

As organizações começam frequentemente um projeto ou programa de BPM com o objetivo de otimizar uma área que foi identificada como uma área para a melhoria. A prática atual é começar mapeando um processo de negócio (ou modelagem do processo de negócio) usando uma técnica/notação tal como BPMN.

BPMN

A BPMN (Business Process Modeling Notation) é uma notação gráfica padronizada para desenhar processos de negócios em um workflow. Foi desenvolvida pelo BPMI (Business Process Management Initiative) e agora está sendo mantido pelo Object Management Group (OMG) desde que as duas organizações se uniram em 2005.

A modelagem na BPMN é feita por diagramas simples com um pequeno conjunto de elementos gráficos. Torna simples para os usuários de negócios e para os desenvolvedores entenderem o fluxo e o processo. As quatro categorias de elementos básicos são:

Objetos de fluxo:

·         Evento (Event): é representado com um círculo e é algo que acontece. Pode ser inicial (Start), intermediário (Intermediate) ou final (End). O elemento é uma trigger ou um resultado.

 

cpjbpmcmfig01.jpg

Figura 1. Eventos

·         Atividade (Activitie): é representada por um retângulo com bordas arredondadas e nos mostra o tipo de trabalho que deve ser feito. Pode ser uma tarefa ou um sub-processo. Um sub-processo também tem um sinal de adição (+) na última linha do retângulo.

cpjbpmcmfig02.jpg

Figura 2. Atividades

·         Passagem (Gateway): é representada pela figura de um diamante e determinará as diferentes decisões. Determinará bifurcassões, fusões e uniões das partes.

cpjbpmcmfig03.jpg

Figura 3. Passagens

Objetos de conexão:

·         Fluxo de sequência (sequence flow): é representado por uma linha sólida e uma seta em uma das pontas e mostra em qual ordem a atividade será realizada.

·         Fluxo de mensagem (Message flow): é representado por uma linha tracejada e uma seta não preenchida em uma das pontas. Mostra qual mensagem há entre dois processos participantes.

·         Associações (Association): é representada por uma linha pontilhada sem nenhuma seta nas pontas. É usada para associar um Artefato, dados ou textos em um objeto de fluxo.

cpjbpmcmfig04.jpg

Figura 4. Conexões

Swimlanes: é uma forma visual de organizar diferentes atividades em categorias com as mesmas funcionalidades. É um papel (role) de processos. As duas formas de Swimlanes são:

·Pool: é representado por um grande retângulo que contém vários objetos de Fluxo, de Conexão e Artefatos.

·         Lane: é representada como uma subparte do pool. As lanes são usadas para organizar os objetos de Fluxo, de Conexão e os Artefatos com maior precisão.

cpjbpmcmfig05.jpg

Figura 5. Swimlane

Artefatos: permitem aos desenvolvedores colocarem mais informações no diagrama.

Objetos de dados: é usado para mostrar ao leitor qual dado é requisitado ou produzido em uma atividade.

cpjbpmcmfig06.jpg

Figura 6. Objeto de dado

Grupos: é representado por um retângulo com as bordas arredondadas e com linhas tracejadas. É usado para agrupar diferentes atividades mas não afeta o fluxo no diagrama.

cpjbpmcmfig07.jpg

Figura 7. Objeto de Grupo

·         Anotações: é usada para fornecer ao leitor uma impressão compreensível.

cpjbpmcmfig08.jpg

Figura 8. Anotações

Leia todos artigos da série