jBPM - Sincronização entre Processos e Aplicativos – Parte III

Crie e modifique aplicações a partir dos diagramas de processos de negócios da empresa utilizando um framework Java

Cristiano Terra Palazzo

jBPM

O que é?

O jBPM é um framework da JBoss que permite a criação de soluções empresariais baseados em processos de negócio usando notações gráficas e programação orientada a grafos. É uma engine de Workflow e BPM.

As empresas podem criar e automatizar os processos de negócios que coordena entre pessoas, aplicações e serviços. O jBPM reduz o tempo de desenvolvimento para automatizar e integrar os processos de negócio.

Permite representar os diagramas de um BPM e relacioná-los com um sistema automatizado com os referidos processos, fazendo com que o sistema reflita completamente o fluxo que foi desenhado no diagrama, possibilitando que o aplicativo seja alterado a partir de mudanças no próprio diagrama.

Download e instalação

O download do framework pode ser realizado no site labs.jboss.com/jbossjbpm/downloads. Para a realização dos testes deste arquivo foi utilizada a jBoss JBPM jPDL Suite (jbpm-starters-kit-3.1.3) que contém a jBoss JBPM jPDL juntamente com o framework gráfico para desenho dos processos.

A instalação é simples, bastando descompactar o arquivo em algum local do disco rígido do computador. Porém, não pode esquecer-se de configurar a variável do sistema JBPM_HOME.

Principais artefatos iniciais

Os objetos e artefatos do jBPM não são exatamente os definidos pelo BPMI mas tem correlação com os objetos e artefatos da BPMN.

Start: representa o início de um processo.

End: é o término de um processo.

cpjbpmcmfig09.jpg

Figura 9. artefatos de início e término

·         Nodes: representam os momentos críticos de terminado processo de negócio. Podem definir vários eventos quando o a execução chega até eles. Podem existir sob vários tipos: Task, Fork, Join, State, Decision.

cpjbpmcmfig10.jpg

Figura 10. tipos de Nodes.

  • Transition: indica a transição entre os eventos do processo.

 

cpjbpmcmfig11.jpg

Figura 11. Transição

Leia todos artigos da série