A Microsoft, por possuir diversos produtos voltados para várias áreas da TI, oferece para os adeptos de suas tecnologias certificações que comprovam seu conhecimento e domínio sobre determinada ferramenta. Essas certificações estão disponíveis tanto para profissionais da área de desenvolvimento, quanto para a área de infraestrutura e TI em geral, como as certificações sobre o Office.

Um fato sobre o qual nem todos têm conhecimento, é que a Microsoft também investe bastante na educação e incentivo à inovação. Exemplos disso são a Imagine Cup, o DreamSpark e a Microsoft Virtual Academy. E foi exatamente pensando nos estudantes e pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho, que a Microsoft criou o conjunto de certificações MTA (Microsoft Technology Associate). Essas certificações são descritas pela própria Microsoft como um ponto de entrada para certificações mais avançadas e para a preparação profissional.

Essas provas cobrem parte do conteúdo que é explorado em outras certificações, mas com uma abordagem mais simplificada, adequada àqueles que ainda não possuem experiência (ou tanta experiência) com algumas tecnologias e conceitos. Diferente de outras certificações, como a MCSD (Microsoft Certified Solutions Developer), que requer a aprovação em três provas para obter o título, a MTA é obtida com a realização (e aprovação, obviamente) em apenas uma prova.

Existem várias provas disponíveis atualmente e elas podem ser divididas por área: Infraestrutura de TI, Database e Developer, conforme será mais bem explorado a seguir. Os códigos dos exames iniciam com 98 e o título da certificação contém sempre o termo ”Fundamentals” (ou Fundamentos), indicando que os assuntos explorados são, em geral, fundamentais (não avançados).

Infraestrutura de TI

As provas dessa área são voltadas para aqueles que pretendem seguir carreira no planejamento, estruturação e manutenção de redes e servidores utilizando sistemas operacionais Windows. São explorados desde conceitos sobre redes e segurança, até detalhes específicos sobre Windows. Os exames dessa categoria são:

98-349: Windows Operating System Fundamentals

Essa certificação explora o conhecimento sobre configuração e manutenção de sistemas operacionais Windows (ver na página da certificação qual versão será utilizada como base). Os tópicos abordados são: configurações do sistema operacional, instalação e atualização de sistemas clientes, gerenciamento de aplicativos, arquivos, pastas e dispositivos, e manutenção no sistema operacional.

98-365: Windows Server Administration Fundamentals

Mais voltado para redes que utilizam Windows Server como servidor, o exame 365 explora os seguintes temas: instalação e manutenção do servidor, Active Directory, funções do servidor, armazenamento e desempenho.

98-366: Networking Fundamentals

Aqui o foco não é exatamente servidores ou clientes Windows, mas sim conceitos de redes, como infraestrutura, hardwares de redes, serviços e protocolos importantes para o contexto.

98-367: Security Fundamentals

Os temas das certificações dessa área estão, de certa forma, interligados. Após terem sido apresentadas as certificações que tratam da estruturação e manutenção de redes com sistemas Windows, chegamos ao exame 367, que aborda conceitos sobre segurança, tanto em nível de sistema operacional, quanto em nível de rede, explorando as camadas e softwares relevantes.

Database

Essa área conta com apenas uma prova, que é destinada àqueles que buscam desenvolver uma carreira na administração de bancos de dados e business intelligence, especialmente utilizando o Microsoft SQL Server. A única prova é a seguinte:

98-364: Database Fundamentals

O objetivo dessa certificação, segundo a Microsoft, é provar o conhecimento introdutório e habilidades com bancos de dados, incluindo bancos relacionais, como o SQL Server. No exame são avaliados o conhecimento sobre conceitos básicos de bancos de dados, objetos (como tabelas), stored procedures e consultas. A linguagem T-SQL também pode ser utilizada.

Developer

Essa é a categoria com mais exames disponíveis, todos voltados para o desenvolvimento de software, mas cada um explorando uma parte específica dessa grande área. As provas são:

98-361: Software Development Fundamentals

O foco dessa prova é o desenvolvimento de software em geral, sem enfatizar unicamente uma plataforma ou ferramenta, mas sim os conceitos envolvidos nesse processo, tanto para aplicações desktop, quanto web. São avaliados também os conhecimentos sobre programação básica, orientação a objetos e bancos de dados.

98-362: Windows Development Fundamentals

Enquanto o exame 361 trata do desenvolvimento de software em geral, o 362 tem foco no desenvolvimento de aplicações Windows utilizando o .NET Framework. Nesse exame são avaliados os conhecimentos sobre Windows Forms Applications, Windows Services, acesso a dados e deploy de aplicações.

98-363: Web Development Fundamentals

Semelhante ao exame 362, a prova Web Development Fundamentals certifica o conhecimento do candidato sobre o desenvolvimento de aplicações web utilizando ASP.NET. Além da tecnologia server-side, também é preciso entender o lado cliente, utilizando HTML, CSS e JavaScript. Também são exploradas questões sobre resolução de problemas e implantação de aplicações web.

98-372: .NET Development Fundamentals

Essa prova avalia o conhecimento do candidato sobre o .NET Framework (sem focar necessariamente em um único tipo de projeto), abordando temas como namespaces e classes, compilação de código, gerenciamento de memória, classes de entrada e saída de dados (IO), segurança e as linguagens do framework.

98-373: Mobile Development Fundamentals

Com o desenvolvimento para dispositivos móveis em alta, essa certificação garante um diferencial para quem pretende trabalhar com Windows Phone. Nesse exame são exploradas questões sobre os recursos dos dispositivos físicos, acesso a dados locais e na web, design de interfaces, ciclo de vida da aplicação, etc.

98-374: Gaming Development Fundamentals

A criação de jogos também é uma área que só cresce no Brasil e no mundo, e ganhou um incentivo ainda maior com a expansão do uso de tablets e smartphones. Para obter essa certificação é necessário possuir conhecimento sobre diversos conceitos relacionados ao desenvolvimento de games, desde o projeto do jogo, até configurações e recursos de hardware. E como não poderia deixar de ser, são avaliadas, ainda, questões sobre gráficos e animações.

98-375: HTML5 App Development Fundamentals

HTML5 é uma das linguagens que mais se destacou nos últimos anos, antes somente para a web, depois para aplicativos móveis (incluindo aplicativos para Windows 8, que também são executados em PCs). Sendo assim, essa certificação é interessante não só para quem pretende seguir carreira no desenvolvimento web. Na prova são exploradas questões sobre a criação da UI usando HTML5 e CSS, bem como a parte dinâmica do desenvolvimento, usando JavaScript.

98-379: Software Testing Fundamentals

Essa prova é diferenciada das demais pelo fato de não tratar diretamente com o desenvolvimento de software na prática (linguagens, recursos, técnicas, etc.), porém, trata de um tema fundamental para a garantia de qualidade do produto: os testes. O exame aborda questões sobre conceitos e metodologias de teste, criação de projetos e automatização de testes, e detecção e correção de bugs.

Treinamento e realização dos exames

Com exceção do exame 98-379, todos os outros possuem treinamentos oficiais da Microsoft (na data de publicação deste artigo), cujos detalhes sobre conteúdo e realização podem ser encontrados na página sobre cada certificação (ver seção Links no final do artigo).

As provas podem ser realizadas em um dos centros autorizados pela Microsoft, que atualmente são gerenciados pelas empresas Certiport e Prometric. Na hora de marcar o exame, deve-se escolher uma delas, de acordo com a preferência e necessidade de quem vai fazer a prova. Na página de cada certificação há um link disponível para marcação das provas, tanto pela Certiport, quanto pela Prometric.

Como foi visto, existem várias provas disponíveis e que cobrem várias das principais atividades de TI, entre desenvolvedores e administradores de bancos de dados e redes. Então, se você é estudante, acabou de concluir os estudos, ou apenas está tentando ingressar no mercado profissional de TI (ainda não tem muita experiência), é uma boa ideia obter uma certificação MTA, que certamente lhe garantirá algum destaque em seleções, frente a outras pessoas na mesma situação. Por outro lado, se você já é profissional da área e está em busca de certificações, uma MTA já não é tão interessante, pois esses exames atestam o conhecimento sobre tópicos básicos de cada área, daí os termos “Fundamentos de” ou “Fundamentals” no título das provas. Pode ser mais interessante buscar uma MCSD ou MCSA, por exemplo, o que inclusive é indicado para quem já tem uma MTA e deseja fazer um upgrade no seu currículo.

Links